Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Segunda, 10 de Dezembro de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Sesc São José promove curso sobre agroecologia


29/11/2018 ( Caderno: agenda )

A série de seis encontros, que acontece entre 4 e 13
de dezembro, traz a cada dia um tema diferente.

 

Dia 1º de dezembro o Sesc São José dos Campos abre inscrições para o curso Agroecologia para a Melhoria das Cidades, que tem por objetivo discutir um novo paradigma de desenvolvimento rural e urbano.

Construída enquanto um processo que contempla não apenas aspectos tecnológicos ou agronômicos de plantar e lidar com a terra e com os animais, a agroecologia aponta para uma transformação das relações estabelecidas entre os seres humanos e a natureza, incorporando dimensões mais amplas e complexas da vida, que incluem variáveis econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas.

Publicidade

 

Os encontros são complementares e sequenciais, podendo também inscrever-se em um ou mais encontros e contemplam conteúdo prático e teórico.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento, a partir do dia 1º de dezembro. Classificação indicativa 14 anos.

 

Confira a programação completa:

1º encontro: Agroecologia e soberania alimentar

Dia 04, terça, das 19h às 22h.

 

A importância da agroecologia para a melhoria das cidades e da qualidade de vida de seus habitantes. Haverá uma conversa sobre consumo consciente, considerando a aproximação entre agricultores e consumidores e a importância do consumo de alimentos da época. Além disso, será feita uma comparação de nutrientes de alimentos nos cultivos agroecológicos e convencional.

 

2º encontro: Vamos cuidar do solo?

Dia 05, quarta, das 19h às 22h.

 

A fertilidade do solo é fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas. Cuidar dos solos é um dos primeiros passos para o cultivo agroecológico. Serão abordados temas sobre técnicas de recuperação e conservação da fertilidade, como a utilização de adubos naturais, adubação verde e a importância da cobertura vegetal dos solos. A partir de materiais reciclados, como baldes de plástico, serão montadas três composteiras domésticas para resíduos orgânicos.

 

3º encontro: É tempo de semear: um salve à biodiversidade

Dia 06, quinta, das 19h às 22h.

 

Temas relacionados à semeadura como: épocas de plantio, influência do calendário lunar, tipos de plantios, transplante e desbaste e cultivos consorciados. Haverá ainda um diálogo sobre a importância das sementes crioulas e suas vantagens – econômica, política, ambiental e cultural.

 

4º encontro: As flores e os polinizadores

Dia 11, terça, das 19h às 22h.

 

Bate-papo sobre a importância das flores, dos polinizadores e suas respectivas funções para a manutenção da vida na terra. Como proposta prática, serão cultivadas flores comestíveis que compõem o rico universo das plantas alimentícias não convencionais.

 

5º encontro: Manejo ecológico de pragas e doenças

Dia 12, quarta, das 19h às 22h.

 

Formigas, cochonilhas, pulgões, caramujos, joaninhas, percevejos, entre outros insetos, estão constantemente visitando os cultivos. A proposta deste encontro é compreender este ecossistema vivo, identificando as funções biológicas de cada um desses insetos. Será ensinada a produção de repelentes e caldas naturais. Ao final, os participantes poderão levar para a casa um repelente natural.

 

6º encontro: É tempo de colheita

Dia 13, quinta, das 19h às 22h.

 

Conversa sobre colheita, beneficiamento e armazenamento dos alimentos, considerando épocas de colheitas de folhas, raízes frutas e chás e temperos. Uma das formas mais antigas de preservação de alimentos é a secagem solar, que não utiliza químicos nem aditivos. Como atividade prática, serão montados três desidratadores solares simples com a utilização de materiais reciclados.

 

Palestrantes:

 

Eliane Barros é comunicadora social, formada pela Unesp e mestra em Divulgação científica e Cultural pela Unicamp, com a pesquisa “mulheres camponesas e seus quintais agroecológicos – diálogo de saberes em defesa da vida. É uma das idealizadoras do projeto itinerante “As Sementeiras”.

 

Bruna Romanini moradora do rancho Y-IARA, que vive a agroecologia no seu cotidiano. Possui carreira na área da Educação Agroecológica buscando compreender as diversas formas de aprendizagem, com o meio ambiente.

 

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000

 


Fonte: Sesc / Fotos Divulgação


  agenda

Programa Roda Viva, da TV Cultura, entrevista empresário da Cyrela, uma das maiores empresas do setor imobiliário do país
Circo Zanni apresenta espetáculo circense com música ao vivo no Sesc São José
A cantora Leila Pinheiro se apresenta no Sesc São José
São José comemora 251 anos com blues, samba, MPB e ópera

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600


 + Promoções
Imagem Seja Sócio Corporativo do Tênis Clube São José dos Campos







+ História
Imagem Hospital Antoninho da Rocha Marmo, de São José dos Campos, inaugura Memorial dedicado ao menino que idealizou a instituição
Imagem 2018: Via Dutra completa 67 anos
+ Educação
INPE promove palestras sobre sensores de estrelas e navegação espacial
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
Imagem Câmara dos Deputados aprova alterações em projeto sobre desistência da compra de imóvel
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Turismo Diferente
Portal São José no Sul - Parte 9: Mais Cânion Fortaleza em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Imagem Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados