Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Dietas Detox podem levar à sobrecarga do Fígado 

14/12/2018 ( Caderno: Seção Saúde )

Especialista da Central Nacional Unimed alerta sobre o perigo das dietas detox e fornece dicas para evitar o inchaço pós festas de final de ano


Foto: Free Pink

Com a aproximação das festas de final de ano são comuns dicas sobre as dietas detox. Com foco na retirada de toxinas do organismo. essas dietas prometem um rápido emagrecimento e redução do inchaço sendo, portanto, atrativas no período de festas de fim de ano, marcadas por comidas gordurosas logo antes das férias de verão.

Apesar de sua ampla divulgação midiática o Dr. Douglas Carignani, gastroenterologista e nutrólogo atenta para seus riscos “uma dieta restritiva, logo após um momento de sobrecarga no fígado pode trazer o efeito oposto ao esperado, prejudicando o funcionamento do órgão”. Além disso, respondeu algumas perguntas sobre o tema.

Em nota técnica o Conselho Federal de Nutricionistas afirma “Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas “detox” ou desintoxicantes”. Caso queria iniciar uma dieta para emagrecimento o ideal é sempre procurar acompanhamento médico.

1. É cada vez mais comum nos depararmos com dietas de fim de anos que nos prometem a desintoxicação do corpo de modo rápido e instantânea, tais dietas tidas como milagrosas são exaustivamente recomendadas no final do ano, para nos livramos dos excessos da ceia. Há alguma comprovação científica de que essas dietas realmente funcionam?

A detoxificação é um processo para retirar do organismo produtos tóxicos como álcool, drogas ilícitas e milhares de produtos químicos , exógenos (de origem externa ao nosso organismo) ou endógenos (produzidos pelo próprio organismo), capazes de causar algum dano ao organismo. Há comprovação científica, mas alguns produtos são difíceis de serem removidos por tratarem-se de metais pesados. O que mais importa nas dietas detox de final de ano estão relacionadas a eliminar o excesso de comida gordurosa, bebidas alcoólicas e energéticos que sobrecarregam, princialmente, o fígado. Devemos ter em mente que o dano ao organismo sempre deixará alguma marca, alguma cicatriz. Em tratando-se do fígado, a cada excesso ele sofrerá um pouco e, mesmo após períodos de calmaria e dieta adequada, ele nunca sairá ileso, ele sairá sempre com um pequeno grau de dano. 
 
2. Elas representam algum risco para a saúde?

Todo excesso leva a um dano, sempre haverá um preço a pagar! 
Então, pensando no fígado, o órgão que mais sofre com os excessos e com as dietas, imagine a semana de festas com muita comida gordurosa, bebedeira, energéticos e tantas outras coisas...O órgão que depura a maior parte de tudo isso é o fígado. As dietas detox, de maneira geral, são muito restritivas num momento em que o fígado necessita de muitos nutrientes para equilibrar o meio interno e reparar danos. Dai você decide por uma dieta à base de chá de gengibre, como já vi muita gente fazer?!?! São poucos nutrientes e podem levar a uma sobrecarga do fígado, podendo desenvolver uma hepatite pelo excesso de substâncias contidas no gengibre e que desencadear uma reação hepatotóxica.

3. Há algum método indicado para aliviar o inchaço depois da ceia?

Para evitar o inchaço é preciso, durante a ceia, ingerir grande quantidade de água. Para depois da ceia, continuar ingerindo água, preferencialmente acrescentando rodelas de limão ou folhas de hortelã, à jarra de água. Pode-se, ainda, tomar pequenas quantidades de chá verde, sempre com bastante água, ou seja, chá verde bem diluído.

4. Existem de fato alimentos que desintoxicam nosso organismo? Quais?

Existem alimentos que eliminam uma parte das impurezas do fígado e restabelecem seu bom funcionamento, como couve-flor, couve-manteiga, brócolis, couve-de-bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rábano, rúcola, além de uma dieta rica em fibras insolúveis.

5. Quais os riscos que as dietas radicais podem desencadear para a saúde?

As dietas radicais, muitas vezes, são pobres em nutrientes, levando a desequilíbrio nutricional. Pode acontecer, ainda, de se usar grandes quantidades de um determinado alimento que, devido a sua grande concentração no organismo, pode sobrecarregá-lo e agir de maneira a causar mais prejuízo do que benefício, principalmente ao fígado.

6. Quais são os cuidados básicos com a alimentação que devemos ter no nosso dia-a-dia?

O principal cuidado é a moderação. Sem abusos e ingerir bastante líquido e fibras para depurar qualquer substância nociva ao nosso organismo.

7. O uso abusivo de bebidas alcoólicas prejudica em quais aspectos para desinchar?

O uso abusivo de bebidas alcoólicas cria uma alteração no fígado como uma espécie de irritação, o que deixa seu funcionamento temporariamente prejudicado, dificultando a depuração e metabolização do próprio álcool e dos alimentos ingeridos concomitantemente, levando a uma retenção de líquidos e toxinas.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Central Nacional Unimed


  + Seção Saúde



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!