Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 19 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Tango - 0 segundo Hino da Argentina - Por Marcia Pavarini
    Postado em 01/08/2008


    Arrebatador, envolvente, contagiante, erótico. Esta é a mistura mágica que caracteriza um dos maissensuais ritmos latinos: o TANGO. Bailado ou interpretado nos tradicionais palcos ou nas praças da capital argentina, abordam temas como amor, traição, prostituição, perda, saudade, desilusão, entre outros.

    A dança é uma forma de expressão artística de sentimentos e idéias através do movimento corporal, potencializados pela música. É uma harmoniosa coreografia encharcada de sensualidade, que valoriza o equilíbrio entre corpos e mentes dos pares.


    ORIGEM DO TANGO


    TANGO, nos diversos dialetos dos escravos que provinham do Congo, Golfo da Guiné e Sudão, significa “lugar fechado, círculo e esconderijo”

    No século XVIII um ritmo era executado por tambores e atabaques nos “candombes” dos negros de Buenos Aires. Com a grande emigração de europeus, música e dança foram contaminadas  por outros gêneros musicais, tais como a habanera e a milonga. O primeiro é um ritmo de origem afro-cubana que foi levado para a Espanha e que, modificado, retornou à América. O segundo é um canto e dança da Andaluzia que, nos fins do século XIX, se popularizou nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires.

    A fusão dos tambores com a habanera, com a milonga e com ritmos de origem européia, adaptados à cultura regional, resultou em um som mestiço adotado nacionalmente como Tango.

    Hoje, a palavra tango significa essencialmente a música nacional Argentina, apesar de ter sido exportada para vários países da America do Sul.


    O tango é, praticamente, um hino da Nação.


    Fonte: Márcia Pavarini: Texto e fotos


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Kodak