Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Quinta, 20 de Julho de 2017
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Polinésia Francesa - Por Márcia Pavarini

    Texto e fotos Márcia Pavarini

    Distribuídas sobre o azul profundo dos mares do Pacífico Sul, as 118 ilhas que compõem os cinco arquipélagos da Polinésia Francesa – Sociedade Tuamotu, Marquesas, Austrais e Gambier – reúnem uma série de particularidades.


    De origem vulcânica ou coralina, há as montanhosas que se elevam majestosas acima das lagunas, as que ostentam cascatas que despencam de morros, as de vegetação exuberante com flores tiare tahiti (emblema do Taiti)... Cada uma do seu jeito, todas têm em comum o fato de enfeitiçarem gerações de escritores, viajantes e exploradores graças a atóis translúcidos e praias de areias brancas banhadas  por águas de diversos matizes de azul.

    A maior e mais famosa ilha da Polinésia Francesa é o Taiti, localizado no arquipélago Sociedade. Foi domínio da dinastia pomaré até 1880, quando passou a ser colônia da França.
    Hoje, o território é autônomo. Os taitianos são considerados cidadãos franceses  e ambas as línguas, taitiana e francesa, são usadas no local.


    A ilha é emoldurada por montanhas escarpadas, como o Monte Orohena, com 2.241m. Além disso, há vales profundos com florestas densas, rios e cascatas.
    Papeete, a capital, é o ponto de chegada  e saída da maioria dos visitantes.
    Lá, visitas ao Mercado Municipal, à Catedral Notre Dame, ao Jardim Botânico e às cachoeiras, bem como ao museu do pintor Gauguin, são programas imperdíveis.



    A próxima parada é Bora Bora, também no arquipélago  Sociedade. Com a célebre Laguna Mupiti e uma série de resorts com bangalôs acima domar, é um exemplo perfeito de ilha paradisíaca.



    Vista de cima, a tal laguna, com tonalidades inimagináveis do verde ao azul, é um dos cenários considerados mais bonitos do mundo.

    Moorea, outra famosa ilha polinésia, apresenta-se como um aprazível recanto de mergulho e tranquilidade.

    As principais atrações da região são as baías de Cook e Opunohu, o “Belvedere” (ponto panorâmico), a vila Tiki e as praias de Temae e Tiahura, uma mais linda que a outra.


    Outro lugar que não pode faltar durante uma visita ao local é Rangiroa, no arquipélago de Tuamotu. Trata-se de um dos maiores atóis do mundo, com 1.640km2. É mundialmente conhecido pelos mergulhadores graças à excepcional fauna marinha que se concentra na região.

    E tem mais: Tetiaroa, Raiatea, Minihi e Huahiné têm praias espetaculares.


    Após ser colonizada, a  Polinésia, de uma forma geral, submeteu-se por muito tempo à cultura europeia, mas tem cada vez mais se aproximado das suas raízes e de renascença cultural. Isso pode ser visto na dança, no artesanato e nas tradicionais tatuagens que os nativos ostentam.


    OS BANGALÔS ACIMA DO MAR E A SIMPATIA DOS EXÓTICOS NATIVOS COSTUMAM ENFEITIÇAR OS VISITANTES

    A viagem até a Polinésia Francesa é longa, com cerca de 20 horas de voo e escalas em lugares como Chile e Ilha da Páscoa. Por isso, a ordem  é viajar preparado para conhecer tudo que cada ilha tem a oferecer.


    Fonte: Márcia Pavarini


  • Galeria e Imagens


    Grécia, Além das Belas Praias - por Márcia Pavarini

    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 220 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.

    + História
    Qual a relação de Dom Pedro II com São José dos Campos?
    + Agenda
    Projeto 'Férias no Museu' oferece atividades durante todo o mês de julho no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
    + Dicas do Portal
    Imagem Creme de Ervilha Livre com Linguiça
    + Emprego
    Prefeitura de São José abre processo para seleção de estagiários
    + Esporte
    Imagem 21ª edição do Torneio Leopardo Guerreiro de Rugby acontece neste domingo (23) em São José dos Campos
    + Seção Saúde
    São José dos Campos intensifica vacinação contra Meningite C, HPV e Hepatite B
    + Turismo Diferente
    5 destinos que todo aventureiro merece conhecer

     + Promoções
    Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
     + Classificados
    Imagem Vendo casa bem aconchegante no Bosque dos Eucalíptos - Suite com hidro!
    Alugo apartamento cobertura em Campos do Jordão

     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados