Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Polinésia Francesa - Por Márcia Pavarini
    Postado em 14/05/2014

    Texto e fotos Márcia Pavarini

    Distribuídas sobre o azul profundo dos mares do Pacífico Sul, as 118 ilhas que compõem os cinco arquipélagos da Polinésia Francesa – Sociedade Tuamotu, Marquesas, Austrais e Gambier – reúnem uma série de particularidades.


    De origem vulcânica ou coralina, há as montanhosas que se elevam majestosas acima das lagunas, as que ostentam cascatas que despencam de morros, as de vegetação exuberante com flores tiare tahiti (emblema do Taiti)... Cada uma do seu jeito, todas têm em comum o fato de enfeitiçarem gerações de escritores, viajantes e exploradores graças a atóis translúcidos e praias de areias brancas banhadas  por águas de diversos matizes de azul.

    A maior e mais famosa ilha da Polinésia Francesa é o Taiti, localizado no arquipélago Sociedade. Foi domínio da dinastia pomaré até 1880, quando passou a ser colônia da França.
    Hoje, o território é autônomo. Os taitianos são considerados cidadãos franceses  e ambas as línguas, taitiana e francesa, são usadas no local.


    A ilha é emoldurada por montanhas escarpadas, como o Monte Orohena, com 2.241m. Além disso, há vales profundos com florestas densas, rios e cascatas.
    Papeete, a capital, é o ponto de chegada  e saída da maioria dos visitantes.
    Lá, visitas ao Mercado Municipal, à Catedral Notre Dame, ao Jardim Botânico e às cachoeiras, bem como ao museu do pintor Gauguin, são programas imperdíveis.



    A próxima parada é Bora Bora, também no arquipélago  Sociedade. Com a célebre Laguna Mupiti e uma série de resorts com bangalôs acima domar, é um exemplo perfeito de ilha paradisíaca.



    Vista de cima, a tal laguna, com tonalidades inimagináveis do verde ao azul, é um dos cenários considerados mais bonitos do mundo.

    Moorea, outra famosa ilha polinésia, apresenta-se como um aprazível recanto de mergulho e tranquilidade.

    As principais atrações da região são as baías de Cook e Opunohu, o “Belvedere” (ponto panorâmico), a vila Tiki e as praias de Temae e Tiahura, uma mais linda que a outra.


    Outro lugar que não pode faltar durante uma visita ao local é Rangiroa, no arquipélago de Tuamotu. Trata-se de um dos maiores atóis do mundo, com 1.640km2. É mundialmente conhecido pelos mergulhadores graças à excepcional fauna marinha que se concentra na região.

    E tem mais: Tetiaroa, Raiatea, Minihi e Huahiné têm praias espetaculares.


    Após ser colonizada, a  Polinésia, de uma forma geral, submeteu-se por muito tempo à cultura europeia, mas tem cada vez mais se aproximado das suas raízes e de renascença cultural. Isso pode ser visto na dança, no artesanato e nas tradicionais tatuagens que os nativos ostentam.


    OS BANGALÔS ACIMA DO MAR E A SIMPATIA DOS EXÓTICOS NATIVOS COSTUMAM ENFEITIÇAR OS VISITANTES

    A viagem até a Polinésia Francesa é longa, com cerca de 20 horas de voo e escalas em lugares como Chile e Ilha da Páscoa. Por isso, a ordem  é viajar preparado para conhecer tudo que cada ilha tem a oferecer.


    Fonte: Márcia Pavarini


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Relojoaria Universal - Fundada em 1958