Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Curiosidades do Mundo 004: Cavernas de Waitomo - A Caverna dos Vermes Luminosos
    Postado em 28/04/2016

    by Márcia Pavarini

    Curta a Fanpage Diário das 1001 Viagens!


    Imagine-se dentro de uma caverna, numa total escuridão, sem nem conseguir ver a palma da mão. Agora, adicione a essa imagem, milhões de pontinhos luminosos grudados no teto, brilhando como se fossem milhões de estrelas de uma constelação.

    Essa inacreditável magia luminescente, que forra o teto da caverna de Waitomo, acontece em razão das chamadas Arachnocampa Luminosa, ou Glow Worm para os íntimos, é uma larva que vive em cavernas, somente encontradas na Nova Zelândia.

    São minúsculas, e vivem penduradas no teto, numa espécie de fio grudento quase invisível, da espessura de um fio de cabelo.
    Para atrair o jantar, o verme emana uma luz própria, que atrai os insetos,  Um dos requisitos para uma saudável vida de Glow Worm, é a umidade, e nem todas as cavernas possuem o nível ideal, daí serem encontradas em umas e não em todas.

    Essa é a extraordinária visão da mundialmente famosa Caverna de Waitomo, que fica na ilha norte da Nova Zelândia, 60 km ao sul da cidade de Hamilton e 160 km de Rotorua.

    Depois de um circuito seco pela caverna de Waitomo, admirando as belíssimas formações de estalactite e estalagmite, é hora de embarcar numa canoa, para o passeio até a fascinante Gruta dos vermes luminosos a (Glowworm Grotto).

    O acesso à parte "estrelada" da gruta,"Glowworm Grotto" é pelo Rio Waitomo, que atravessa a caverna.

    O ponto alto do passeio, é quando o guia para o barco em baixo do teto forrado pelas larvas luminosas e apaga as lanternas. A visão é tão estarrecedora quanto hipnotizante. A sensação é indescritível.

    Waitomo Caves abriga um complexo de cavernas subterrâneas que se estendem por quilômetros a fio, nas entranhas da ilha do Norte na Nova Zelândia.

    Elas foram moradia dos antigos Maoris, uma etnia da região, e hoje, fazem parte do Parque Nacional de Waitomo.

    São três as cavernas abertas para visitas: a Aranui, a Waitoma Glowworm e Ruakuri.

    A visita é feita sobre passarelas de madeira por toda a extensão da caverna.

    Conforme a vista vai se acostumando à escuridão, a tímida beleza desse sombrio mundo subterrâneo passa a se revelar grandiosa sob a luz das lanternas do guia, e as formações passam a representar figuras simulando flores, fungos, colunas, castelos, bolos de marshmallow, asas de anjo, cortinas, imagens, cérebros, catedrais... uma infinidade de formas que ficam à mercê da imaginação.

    Cada uma exibe seu encanto, como imensas galerias forradas de formações geológicas, rios subterrâneos, cascatas ocultas e as exuberantes colunas de estalactite e estalagmite de várias tonalidades: brancas, rosadas, marrons, e a de alabastro, cuja brancura e transparência são ímpares.

    Enfim, o Parque Nacional de Waitomo é um silenciosos e encantador mundo subterrâneo, que arrebata o visitante com suas surpreendentes atrações.

    Para quem gosta de explorar cavernas, Waitomo é um paraíso, e quem acha que não gosta, certamente mudará de opinião.


    Curiosidade 004
    By Marcia pavarini

    epois

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Vamos homenagear as marcas, empresários e funcionários que estão em nossa memória afetiva.