Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    São Luís do Maranhão. Por Márcia Pavarini
    Postado em 05/10/2005


    São Luís do Maranhão
    São Luis é terra de gente amiga, simpática e acolhedora
    Por Márcia Pavarini
    (Veja mais fotos abaixo da matéria)

    Por Márcia PavariniTem praias lindas, tem comida boa (peixes, frutos do mar, caranguejada, arroz de Cuchá), frutas regionais saborosas Por Márcia Pavarini(Bacuri, Cupuaçu, Murici, Cajá, Sapoti, Jussara, Jenipapo e Graviola), sobrados antigos com fachada de azulejo, sacadas de ferro, janelas e portas em arco, tem cachaça com caranguejo dentro, tem becos com nomes esquisitos: Beco da Bosta (onde os escravos jogavam “aquilo”); Rua Quebra Bunda (de pedra escorregadia), Rua do Veado (??), tem Bumba-meu-Boi (festa folclórica), Por Márcia Pavarinitem Reggae e muuuuito agito, ah, sem falar nas mil lojinhas de um artesanato lindo de viver, tem até um guaraná cor de rosa chamado “Jesus”...Por Márcia Pavarini


    Bem, eu usaria muitas páginas para descrever tudo o que São Luis tem de bom, bonito e gostoso, mas é bem melhor descobrir pessoalmente.


    Fundada pelos franceses, invadida pelos holandeses e colonizadas pelos portugueses transformou-se num mosaico de cultura e de arte transpiradas na arquitetura, no folclore, na comida, no artesanato e nos costumes. É uma das três únicas capitais brasileiras construídas em ilhas.Por Márcia Pavarini


    Por Márcia PavariniCom mais de 300 edificações do século 19 e constituindo o mais extenso e valioso conjunto de arquitetura colonial portuguesa, São Luis foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.


    Esta cidade é um museu ao ar livre, uma viagem de volta ao passado.Por Márcia Pavarini 
    Duas pontes ligam a cidade histórica à cidade nova. Só de passear pelas ruas de São Luis já é um programa em si.


    Por Márcia PavariniMesmo assim, a cidade também tem pontos que não podem deixar de ser incluídos em qualquer roteiro turístico, como, por exemplo,
    as igrejas, a Casa do Maranhão, onde se aprende muito sobre a cultura local, Casa da Tulha (com produtos típicos), o Palácio La Ravadière, construído em 1689 em homenagem ao fundador da cidade, Daniel de La Touche, e o imponente Palácio dos Leões, que hoje abriga a sede do governo estadual.Por Márcia Pavarini

     

    .

     

     




    CURIOSIDADES

    - As rádios, em São Luis, sintonizavam a freqüência das emissoras de rádio do Caribe, daí a influência do ritmo Reggae no Estado. Hoje São Luis é considerada a capital brasileira do Reggae e carinhosamente nomeada de “Jamaica brasileira”.

    -São Luis é um dos lugares do mundo onde existem as maiores diferenças de níveis entre a maré alta e a baixa. São 8 metros de diferença. Na maré baixa, o mar foge da terra deixando centenas de metros para trás, só com poças de água.

    Danças folclóricas: Bumba-meu-Boi e Tambor-de-Crioula A festa é uma mistura de teatro, dança Por Márcia Pavarinie música. Surgiu durante o ciclo econômico da criação de gado, e sofreu influência de diversas culturas. Nos meses de junho e julho todos os locais do Maranhão apresentam seu “Boi”. Os integrantes dançam a coreografia trajando ricas e coloridas vestimentas, confeccionadas com veludo bordado, brocados e fitas multicores.

    Além de todas atrações da cidade, São Luis é também ponto de partida para conhecer uma das regiões mais belas do país, os Lençóis Maranhenses, Alcântara e Cururupu nas Reentrâncias Maranhenses.


    Veja na próxima edição: Delta do Parnaíba, Alcântara e Cururupu.

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Dicas do Portal
    Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
    + Esporte
    Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Vamos homenagear as marcas, empresários e funcionários que estão em nossa memória afetiva.