Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sábado, 20 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Matéria mais votada da promoção 5 anos de Díario das 1001 Viagens: AURORA BOREAL
    Postado em 30/10/2009

    No mês de outubro, a coluna Diário das 1001 Viagens completou 5 anos e você participou da promoção, opinando sobre qual das matérias já publicadas, foi a mais interessante. Portanto segue a reprise da matéria com mais votos, publicada em 13/02/2009:
    AURORA BOREAL


    Aurora Village

    Pra dizer a verdade, eu nunca havia passado tanto frio na minha vida até aquela noite de inverno em Yellowknife. Aliás, antes de se passar por ele, não dá pra imaginar a sensação que causa um frio de menos 53 graus Centígrados a céu aberto durante a madrugada.


    Bem, o que eu estava fazendo em Yellowknife às duas horas da manhã, olhando para o céu com um frio daqueles... é uma longa história.


    Há tempos, li sobre aquelas luzes de diversas cores que aparecem dançando no horizonte durante as madrugadas frias de inverno, nas proximidades dos Pólos. Mas, era difícil imaginar que um dia eu iria vê-las.


    A oportunidade surgiu quando fui para o Canadá visitar minha filha que fazia intercâmbio.

    Embarquei, então, com destino a uma pequena cidade chamada Yellowknife, no estado canadense de Norwest Territories,  que fica a 400 quilômetros do Círculo Polar Ártico onde as condições climáticas sub Árticas são extremas.


    Centro comercial de Yellowknife
    Ao estacionarem, os carros devem conectar-se a tomadas
    elétricas para que os fluidos do motor não congelem.

    Com aproximadamente 20.000 habitantes dos quais 22% são de esquimós inuits  e 78% de população não nativa, Yellowknife é muito procurada por  turistas (principalmente japoneses)  para apreciar a Aurora Boreal.


    O QUE É AURORA BOREAL?


    Uma enxurrada de luzes coloridas invade o horizonte, em movimentos ondulantes, formando desenhos como ondas, fantasmas, chuvas ou caminhos luminosos que parecem unir a terra ao paraíso.

    Este fenômeno luminoso, conhecido como Aurora Boreal no hemisfério Norte e, Aurora Austral no hemisfério Sul, era explicado por nossos ancestrais através de mitos, lendas e superstições. Os inuits acreditavam que era um canal que se abria entre o céu e a terra para as almas passarem.

    Hoje, sabemos que em razão das tempestades que ocorrem no Sol, partículas carregadas de eletricidade são impulsionadas ao espaço em forma de vento solar. A Aurora ocorre quando estes ventos, que atingem uma velocidade de 300 a 1000 km por segundo, entram na atmosfera superior  e são desviados pelo campo magnético da Terra, nos Pólos.

    A força e a magnitude desses ventos determinam a atividade da Aurora Boreal, ou seja,  maior ou menor intensidade.


    A velocidade dos ventos empurra as partículas carregadas em diferentes altitudes. As distintas colorações que a luz da Aurora apresenta são determinadas pela reação das partículas carregadas com os diferentes níveis de oxigênio e nitrogênio de cada altitude.


    NOME DE DEUSES

    O nome “Aurora” vem da deusa romana e, “Boreal” do deus grego Bóreas, do vento forte, nomes dados pelo astrônomo italiano Galileu Galilei. O fenômeno também é conhecido por noite polar.

    Tal fenômeno não se restringe a Terra, também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno. O local onde há maior incidência da noite polar é na Lapônia Finlandesa.

    O efeito pode ser observado nas latitudes superiores do hemisfério Norte bem como do hemisfério Sul.

    Mas, para apreciar este capricho da natureza, sob um frio extremo, são necessários alguns cuidados essenciais para a segurança e garantia de sobrevivência:

    • roupa especial, caso contrário, ocorre congelamento da pele, cartilagens e extremidades em poucos segundos.
    • Botas e luvas árticas com isolamento térmico
    • carro especial para vencer os obstáculos da neve e do frio que congela os fluidos.

    A companhia de turismo da AURORA VILLAGE oferece todas as facilidades para que o visitante tenha as melhores recordações desta excitante experiência.


    A Aurora Village fica a 20 Km da cidade e é composta por várias tendas aquecidas por fumegantes lareiras rústicas, onde são servidas refeições e bebidas quentes para o conforto do hóspede e onde se pode aprender aspectos científicos e lendas sobre a Aurora Boreal.

    A Vila fica aberta de 20 de novembro a 15 de abril durante o inverno para tours de Aurora Boreal e de 15 de agosto a 30 de setembro com atividades de verão.

    O site para contato é http://www.auroravillage.com/
    E-mail: info@auroravillage.com
    Fones: 867-669-0006
    Endreço: Aurora Village P.O Box 1827 Yellowknife N.T X1A 2P4

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados