Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 18 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    O Grande Festival de Mela : Pushkar, Índia - Por Márcia Pavarini
    Postado em 04/07/2008

    Texto e fotos: Márcia Pavarini

    Veja, abaixo, todas as imagens desta viagem na galeria de fotos.




    Novembro/2007


    Cavalos com olhos de norueguês? Camelos decorados apostando corrida ou fazendo acrobacias; bois com miçangas nos chifres...



    ...ascetas de turbante encantando cobras, gurus engolindo espadas e ciganas com roupas coloridas catando estrume para alimentar a fogueira. Bem, nada disso é surreal considerando que acontece na grande feira de Mela em Pushkar, a cidade sagrada dos Brahmas, na Índia.


    Pushkar é uma pequena vila  com apenas 11 mil habitantes, perto do deserto de Thar, no Estado do Rajastão, a noroeste da Índia. Sua importância histórica e religiosa é enorme, considerando-se que é o berço dos Brâmanes, a casta mais alta na hierarquia hindu. Abriga templos em homenagem ao deus criador Brahma, únicos em todo o território indiano.


    Mas, em novembro de cada ano sempre na semana que precede à lua cheia, a pequena cidade de Pushkar é “invadida” por aproximadamente 200 mil pessoas entre visitantes, camponeses e nômades que vêm participar das competições de pintura, corrida e acrobacias de camelos e de cavalos, exposição e comercialização de animais.


    Os pastores das tribos nômades do Rajastão (os RAIKAS) organizam-se com muitos meses de antecedência  para a feira. Atravessam o árido deserto de Thar acompanhando suas manadas pela rota migratória para chegar  a tempo à FEIRA DE MELA na KARTIK PURINA ( lua cheia de novembro).


    Conforme vão chegando à planície desértica ao sul da cidade de Pushkar, local onde acontece a feira, vão se instalando em rústicas tendas, formando um gigantesco acampamento, a perder de vista pelo vale desértico.


    O evento acontece na grande arena. A pintura e o ornamento dos camelos são avaliados por uma banca examinadora que dará a nota tendo em vista os requisitos exigidos. A grana do prêmio é alta e a estética do animal conta muito.


    Mais de 50 mil animais são trazidos todos os anos para serem vendidos, trocados e negociados ou apenas para participarem das competições.


    Os camelos, que são as estrelas da festa,  são maquiados com hena, adornados com flores, pedrarias e a pelagem é tosada formando desenhos geométricos. A pintura e o ornamento dos camelos são avaliados por uma banca examinadora que dará a nota, tendo em vista os requisitos exigidos. São dez dias de movimento incessante.

    No coração da cidade fica o lago sagrado aonde os cidadãos da casta Brahma vêm purificar-se e fazer as oferendas.

    A Índia está entre os cinco maiores países do mundo e é o segundo mais populoso da Terra, com mais de 1 bilhão de habitantes, perdendo apenas para a China. Seu território vai desde as montanhas do Himalaia, ao norte, até o Oceano Índico, no Sul. Berço dos alicerces da espiritualidade moderna(o hinduísmo) a Índia é conhecida pelas técnicas de relaxamento, Yoga, técnicas do amor e sexo, o Kama Sutra, técnicas de cura através da medicinas alternativas como a ayurvédica. O chá, o algodão, as roupas e bijuterias continuam atraindo e encantando o Ocidente.

    O país conquistou a independência do domínio britânico em 1947. Os  idiomas oficiais são: hindi, Bengali, inglês e mais de 18 dialetos oficiais.

    As religiões predominantes são: hinduísmo (80%) e islamismo (13%)


    Caminhar entre as tendas e observar o vibrante cotidiano dos nômades acampados durante o festival é uma experiência daquelas que ficam tatuadas para sempre em nossa memória.


    Fonte: Marcia Pavarini


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados