Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    OMÃ - Nação de hospitalidade legendária
    Postado em 12/03/2010

    Localizado a sudoeste do Golfo Pérsico, o sultanato de Omã é uma nação onde a hospitalidade é legendária. Em qualquer casa ou estabelecimento o visitante é recebido com “kahwa” (café árabe) e tâmaras. É tradição de boas vindas queimarem o “bukhoor”, a mirra, um incenso aromático durante a visita do hóspede, seja ele nativo ou estrangeiro.

    Com uma área de 309.500 km2, flanqueado pelos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Iêmen, Omã esbanja motivos para atrair o turismo, o qual se desenvolve a curtos passos de maneira a assegurar as tradições culturais e religiosas do país.

    Com a segurança da paz e tranqüilidade política, a nação estende as boas vindas aos visitantes, que aos poucos vão desvendando as riquezas arquitetônicas e culturais do sultanato.

    A extraordinária beleza das paisagens é pontuada com impressionantes fortes, torres de observação e castelos medievais. Espalhados por todos os cantos, essas edificações adicionam um elemento pitoresco ao estilo árabe do país.


    Um engenhoso sistema de irrigação, através de canais subterrâneos e acima do solo, o chamado “Aflaj”, traz prosperidade aos campos de agricultura,  tornando o árido solo num oásis verdejante. Os canais de “Aflaj”continuam seu curso há séculos, como artérias, cruzando as montanhas, contornando penhascos, infiltrando-se pelas vilas, plantações de tâmaras, e, ainda, trazendo frescor ao estilo de vida do deserto.

    Muscate, a capital de Omã, é a porta de entrada do sultanato. A cidade é uma mescla da elegância moderna, (com shoppings e lojas de grife), com o histórico charme dos “souks”nas cidadelas. Os antigos bazares de quinquilharias, tapetes, especiarias e incensos, como o Muttrah Souk ou Nizwa Souk, onde uma profusão de cores e odores invade as ruas,  levam o visitante, pelo túnel do tempo, aos mercados da idade Média.


    Dominando a paisagem do porto da cidade velha, erguem-se, majestosos, os fortes “Al Mirani” e Al Jalali que, por séculos, guardaram a baía de Muscat. Entre os dois fortes, está o suntuoso palácio real de “Al Alam”, residência oficial do atual sultão Qaboos bin Said.

    Os imponentes fortes refletem a época em que Omã rechaçou a invasão portuguesa.

    A melhor forma de explorar a cidade velha é a pé, para apreciar a esplendida arquitetura e misturar-se ao burburinho dos mercados.

    Saindo de Muscat pela Muscat Square, passa-se pela pitoresca vila de Sidabe e pelas singulares vilas de pescadores de Haramil, Al Bustan e Qantab. Ao longo da costa há inúmeras cavernas, algumas só podem ser visitadas de barco.

    No interior do país, a visita à histórica cidade de Nizwa é imperdível. Nizwa foi uma estratégica localização na passagem da rota das caravanas ligando Muscat à região de Dhofar. A estrela da cidade é o forte-castelo que leva o mesmo nome da cidade.

    O forte de Nizwa tem a cor do deserto, em contraste com a verdejante paisagem de palmeiras de tâmaras que o cerca. Ele era, ao mesmo tempo, forte, palácio e prisão. Hoje, é um museu, e mantêm bem preservadas as armas e relíquias de todas as épocas em que foi testemunho da invencibilidade da cidade, no turbulento período de invasões ao país.

    Além de uma torre central de 45 metros de altura, o forte tem passagens secretas, labirintos, porões, instrumentos de tortura, celas individuais e calabouços. O forte de Nizwa é um dos principais pontos turísticos do país.

    Omã, uma nação com um caloroso e pacífico povo, vem se tornando um destino favorito no Oriente Médio.

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados