Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sexta, 19 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Sri Lanka - Um país inspirador - PARTE II
    Postado em 24/11/2017

    Por Marcia Pavarini   - Texto e Fotos

    Na Parte I – UM PALÁCIO NAS ALTURAS, vimos que a extraordinária Rocha do Leão “Lion Rock ou Sigiriya Rock,” é uma monumental formação geológica monolítica ovalada com aproximadamente 400 metros de altura, sobre a qual o extravagante Rei Kashyapa construiu um palácio-fortaleza no século V d.C.  O palácio tinha 3 km de comprimento por 1 km de largura, com estrutura de uma cidade nas alturas. Esse palácio é considerado um dos mais importantes locais de planejamento urbano do primeiro milênio.

    Na Parte I vimos, também, que para se chegar ao topo, é preciso percorrer centenas de degraus (750 ), nas vertiginosas escadarias cravadas na rocha vertical.

    Na Parte II veremos os pontos de interesse que podem ser visitados a caminho da Rocha do Leão, ou Sigiriya Rock na surpreendente Sri Lanka

    Sri Lanka, o antigo Ceilão, é uma Nação insular, situada no Oceano índico. Sua geografia lembra uma gota, distante uns 30 Km da Costa sudeste da Índia.  O país, pouco explorado pelos brasileiros, impressiona seus visitantes pelas belezas naturais, além de esbanjar história, misticismo e religiosidade.

    Considerando o seu tamanho, (pouco maior que o estado da Paraíba) é um país altamente povoado, com cerca de 22 milhões de habitantes. O cingalês é o idioma oficial do país e o budismo representa 70% da população da ilha, sendo que a maioria segue o budismo Theravada. Os muçulmanos representam 7% da população e cristãos apenas 1%. A segunda religião mais difundida é o hinduísmo.

    Sua história foi marcada por domínio português, holandês e britânico. Cada um com suas características, influenciaram a história do país. A cidade mais populosa do país é Colombo,  capital com o  Poder Executivo e Judiciário, sendo que o Poder Legislativo do país está em Kotte, a segunda maior cidade do país.



    PORTA DE ENTRADA DO PAÍS

    Colombo, localizada na costa oeste do Sri Lanka é a porta de entrada do país e o primeiro “pit stop” para se refazer do jet lag e só então seguir viagem para o interior da Ilha.

    O principal aeroporto do país é o Bandaranayake, localizado a 33km ao norte de Colombo, e é por ele que você provavelmente vai chegar.

    É em Colombo, que começa a imersão na cultura cingalesa, seja nas vestimentas, na comida típica, nos usos e costumes, no trânsito caótico de carros, multidão de pedestres e tuk tuk, numa verdadeira mescla de construções centenárias e edifícios modernos, ruelas com lixo e largas avenidas, onde novo e velho vivem em perfeita harmonia. Entre tantos contrastes, Colombo também conta com bons museus e praias badaladas.

    PRAIA DE NEGOMBO

    Depois de uma longa viagem, o primeiro dia de passeio é para fazer um City Tour pela cidade de Colombo e depois visitar a exótica praia de Negombo.

    Negombo, é uma cidade litorânea que fica somente a 5km do aeroporto. A praia do mesmo nome é uma das mais exóticas. Com águas quentes e calor sufocante, fica a meia hora do aeroporto de Colombo. Ali, é possível apreciar as famosas jangadas dos pescadores, que içam suas velas nas areias douradas da praia para secarem no final da tarde, lembrando a atmosfera do nordeste brasileiro. Uma boa oportunidade também para ver os locais circulando pela praia
    Em Negombo tem ótimos restaurantes, bares e Hotéis.


    Em Sânscrito, Sri Lanka significa “Ilha resplandecente. Além de surpreendente, Sri Lanka é um verdadeiro paraíso a ser descoberto por aqueles que procuram um destino turístico exótico e que oferece inúmeros atrativos inusitados. O país concentra atrações imperdíveis e contempla o visitante com belíssimas praias de águas cristalinas, uma incrível diversidade religiosa, cultural e gastronômica, cidades sagradas e reais, templos, florestas virgens e fortalezas coloniais, que fazem dessa nação insular, um destino muito procurado por turistas, aventureiros, peregrinos e curiosos de todas as partes do mundo.

    A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka. Ela foi trazida para o ocidente pelos portugueses.

    Uma de suas atrações mais visitadas é a Sigiriya Rock, ou Rocha do Leão, tema da parte I desta matéria. Sigiriya Rocck fica localizada no distrito de Matale, na província central do país, próximo à cidade de Dambulla.

    A caminho da Sigiriya Rock é possível visitar outros pontos de grande interesse.

    KANDY “MECA DO BUDISMO” A CAMINHO DE SIGIRIYA

    Saindo da capital Colombo, com destino a Sigiriya, a belíssima e histórica cidade de Kandy fica no caminho, cuja visita é imperdível. Também conhecida como a capital das montanhas é a segunda maior cidade do país, depois de Colombo, de onde dista 115km.


    A cidade destaca-se pela beleza da paisagem montanhosa e por ser o coração do Budismo, uma vez que abriga uma verdadeira relíquia de BUDA SIDHARTA (566 a.C): o seu dente, trancado a sete chaves num santuário do TOOTH BUDHA TEMPLE (templo do dente de Buda), local de intensa peregrinação, onde o odor das flores de Lotus, das oferendas e a luz e fumaça espiral das velas, criam uma atmosfera divinal, que induz o devoto ao estado enlevado e contemplativo.

    Conta a história, que esse dente foi recolhido da Pira crematória das cinzas de Sidharta Gauthama por um de seus discípulos, e transportado, séculos depois, da Índia para Sri Lanka no século IV d.C

    O templo é um complexo de salões, salas, corredores e santuários (sempre apinhados de devotos fiéis que trazem oferendas). Seu interior é ricamente decorado com pinturas, afrescos, centenas de imagens de Buda de todos os tamanhos e posições.


    Kandy foi a última capital da era dos antigos reinados do Sri Lanka.  A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, por preservar a arquitetura colonial, com sacadas elaboradas em filigrana de madeira, onde novo e velho convivem em harmonia.

    DAMBULLA E O TEMPLO DE OURO


    Um ponto de partida para explorar o Sigiriya Rock é Dambulla, a cidade mais próxima que fica apenas 25 km da atração de Sigiriya, com ônibus que partem a cada 30 minutos. Dambulla fica a 150km da Capital Colombo e 70km da belíssima e histórica cidade de Kandy.



    A vantagem de ficar em Dambulla é que ali fica o magnífico templo budista GOLDEM TEMPLE ou CAVE TEMPLE , todo esculpido em 5 cavernas com centenas de estátuas de budas e com as paredes rochosas forradas por riquíssimos e coloridos afrescos que relatam a vida do Gautama Budha. Trata-se de um importante lugar de peregrinação há 2.200. Esse monastério rupestre forma com seus 5 santuários o maior e mais conservado templos-caverna de Sri Lanka.

    Ao lado das escadarias que dão acesso ao Goldem Temple de Dambulla, fica o gigantesco Budha dourado, tão alto que pode ser visto do topo da rocha de Sigiriya. Ele também foi tombado pela UNESCO como patrimônio Cultural da Humanidade.

    BANHO DOS ELEFANTES EM PINNAWALA


    Nosso último pit stop no caminho de volta a Colombo, foi a cidade de Pinnawala, para apreciar o divertido banho dos elefantes.

    Pinnawala fica no distrito de Kagalle, cerca de uma hora e meia da capital Colombo. O Pinnawala Elephant Orphanage,(orfanato de elefantes) é um dos pontos mais procurados pelos visitantes cujo local proporciona um cenário magnífico para os amantes da fotografia. O momento mais esperado da visita é a hora do banho dos elefantes. Os afáveis paquidermes são encaminhados pelos seus cuidadores até a corredeira MAHA OYA, repleta de rochas, com apenas alguns palmos de profundidade naquele ponto. Ali, os elefantes se divertem e se refrescam, num momento de descontração. É uma atração imperdível.

    O Sri Lanka é considerado um dos mais belos tesouros da Ásia. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) já certificou oito declarações de Patrimônio Mundial no país.

    As cidades antigas, relíquias da Era Dourada do Sri Lanka, os parques Nacionais, as cidades coloniais, as fortalezas, as praias do sul do país, os templos, a cultura, a história e a espiritualidade são motivos mais que suficientes para valer a pena visitar o Sri Lanka.

    Sem dúvida, um país que me surpreendeu e que adorei conhecer. Altamente recomendável.

    Principais pontos a serem visitados:

    • Sigiriya Rock – Pedra do Leão
    • Templo do Dente de Budha
    • Dambulla Cave Temple – O templo na caverna
    • Orfanato de Elefantes em Pinnawala – Banho dos Elefantes
    • Forte de Galle – Arquitetura e história
    • Kandy – Capital das Montanhas


    Fonte: Marcia pavarini


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados