Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    La India Dormida: Vale de Antón, no Panamá
    Postado em 07/01/2018

    Por Marcia Pavarini   - Texto e Foto

    “La India Dormida” é a montanha mais famosa do Vale de Antón, no Panamá. Sua lenda foi imortalizada na poesia de Rogelio Sinán.

    Uma estrada de asfalto atravessa a imponente elevação. Para os amantes de “tracking”, o cerro oferece 15 km de trilhas numa luxuriante paisagem.

    “A LENDA DA ÍNDIA DORMIDA”.

    LUBA era la filha menor do Cacique Urraca, chefe de uma tribo de Guaymies, das faustosas montanhas que beijavam o sol. Todos a chamavam de FLOR DEL AIRE e a conheciam como uma indiazinha sensível, mas rebelde: herença de sua raça forte, que lutou contra os conquistadores espanhóis durante anos. O que menos imaginava LUBA, era que se enamoraria perdidamente por um dos oficiais espanhóis que dominara seu povo.

    Foi assim, que LUBA desprezou YARAVI, um bravo guerreiro de sua tribo, que a amava com toda sua alma sem ser correspondido.

    Este, vítima do ciúme e da ira, ao ver que era impossível merecer seu amor, dá fim à sua vida, lançando-se ao vazio desde o alto da montanha, diante de seu amor: LUBA.

    Por não querer trair o seu povo, LUBA renuncia ao amor do estrangeiro, e chorando desesperada, sofrendo por sua desventura, deita-se no topo do cerro sobre a savana e morre.

    Desde então seu corpo deitado delineia o contorno da montanha, dando-lhe o nome de “La Índia Dormida”.


    Fonte: Márcia Pavarini


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados