Projeto de empresa multinacional forma empreendedores entre alunos da rede pública de São José dos Campos

Realizado pela Gerdau em parceria com a organização Junior Achievement, o Programa Miniempresa incentiva alunos do ensino médio a montar e administrar uma empresa de verdade, cuidando da produção, estratégias de marketing e até vendendo ações da “companhia” para a comunidade. Última aula do semestre será realizada nesta sexta-feira, 12/12.

A Gerdau São José dos Campos, unidade da Gerdau instalada no bairro Chácaras Reunidas, implantou na Escola Estadual Profª Ayr Picanço Barbosa de Almeida, no Bosque dos Eucaliptos, o Programa Miniempresa, realizado em parceria com a Junior Achievement. Durante o projeto, um grupo de seis colaboradores voluntários da empresa procura despertar o espírito empreendedor nos estudantes, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios. As aulas são realizadas às sextas-feiras, pela manhã, na própria escola – nesta sexta-feira, 12 de dezembro, será realizada a última aula da atual turma, que conta com 28 alunos, todos estudantes do segundo ano do Ensino Médio.

A iniciativa, direcionada pelo Instituto Gerdau, que coordena as ações da empresa na área de Responsabilidade Social, tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma companhia privada. As atividades são focadas na criação de uma empresa, administrada pelos próprios jovens. Durante os encontros na escola, os alunos criam um produto, definem estratégias de marketing, desenham e colocam em prática os processos produtivos e fazem a comercialização do produto, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, receberão seus dividendos, de acordo com o lucro da empresa.

Além disso, os próprios alunos são responsáveis por se organizar e dividir as tarefas da resa – a distribuição de cargos, da produção aos quadros executivos, é definida pelo grupo. Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement.

A Gerdau já desenvolve o programa em diversos outros estados brasileiros, sempre em parceria com a Junior Achievement. Em 2007, as ações realizadas dentro do Programa Miniempresa beneficiaram no Estado de São Paulo 261 jovens e contaram com o apoio de 40 colaboradores da empresa.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).


www.saojosedoscampos.com.br - © 2005 - todos os direitos reservados