Warning: include(../cabecalho.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/4/2f/2f/saojosedoscampos1/public_html/opiniao/index.php on line 73

Warning: include(../cabecalho.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/4/2f/2f/saojosedoscampos1/public_html/opiniao/index.php on line 73

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../cabecalho.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/4/2f/2f/saojosedoscampos1/public_html/opiniao/index.php on line 73
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  


imprimir texto
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Clique aqui e comente o assunto abaixo...

O lixo nosso de cada dia....Um dos exemplos bem-sucedidos nesta área é desenvolvido pela prefeitura de São José dos Campos...Por Edivaldo Del Grande Presidente Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo

06/02/2008

*Edivaldo Del Grande
 

O lixo acumulado nas ruas de Nápoles virou notícia mundial e reacendeu o debate sobre a responsabilidade pela destinação do lixo urbano. Em São Paulo, dois aterros em operação - Bandeirantes e São João - estão com capacidade esgotada. A expansão de um deles é polêmica entre os moradores do entorno. Se nada for feito caminhamos para uma situação similar a de Nova York, que aluga espaços em cinco estados para mandar o lixo gerado diariamente.

Este cenário reflete a mudança de hábitos da população das últimas décadas. Ao mesmo tempo em que o estilo de vida moderno privilegia o conforto, a conveniência e a praticidade, também estimula a indústria a desenvolver produtos menores e com embalagens descartáveis. E são estes os grandes responsáveis pelo aumento do volume de lixo produzido nos centros urbanos. Só a cidade de São Paulo gera 15 mil toneladas de resíduos por dia. São 1,5 kg diários por habitante.

A destinação do lixo é, sem dúvida, um problema que exige posicionamento do governo. Porém, não é possível nem viável deixar apenas nas mãos da administração pública a missão de encontrar soluções. Entendemos que a prefeitura tem obrigação de implantar a coleta seletiva, incentivar cooperativas de catadores e de reciclagem, promover a educação ambiental, etc.

Mas, de nada adianta uma cidade adotar um sistema eficiente de reciclagem de resíduos se cada morador não fizer a sua parte. A mudança cultural é necessária para que cada cidadão se coloque como parte do problema e também como parte da solução. Segundo o Ibope, 92% dos cidadãos concordam que separar o lixo para a reciclagem é uma obrigação da sociedade, mas só 30% fazem isso.

O incentivo à coleta seletiva é uma das maneiras mais eficazes de tratar a destinação do lixo, porque reduz sensivelmente a quantidade de materiais que não se decompõem facilmente na natureza. O plástico, por exemplo, representa 15% do lixo urbano e uma garrafa PET pode demorar 500 anos para se degradar; o papel, quase 30% e, se tiver tinta, pode levar 50 anos para se decompor. O mais assustador é que a cidade de São Paulo recicla menos de 4% de todo o lixo produzido. O Brasil aproveitou apenas 11% de todo o lixo gerado em 2005, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem). Em Nova York, 18% são reciclados. É muito pouco, considerando que a capacidade mundial de produzir lixo aumenta drasticamente a cada dia.

A boa notícia é que esse trabalho pode ser feito e já é uma realidade em muitas prefeituras, por meio do estímulo à formação de cooperativas para trabalhar com os resíduos. De acordo com dados do Cempre, 43,5% dos programas de coleta seletiva do País mantêm relação direta com cooperativas de catadores. É uma solução eficiente porque tira os catadores da informalidade, aumenta sua renda e os transforma em "agentes ambientais". O número estimado de catadores em atividade no Brasil beira 800 mil pessoas.

Um dos exemplos bem-sucedidos nesta área é desenvolvido pela prefeitura de São José dos Campos, que implantou um programa de coleta seletiva baseado em cooperativas. Por meio de uma parceria com o Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Paulista), foram ministradas oficinas para preparar os catadores para trabalhar de forma cooperada. Mais de 40 pessoas foram capacitadas e formaram a Cooperativa Futura, que funciona desde 2005.

Uma coisa é certa: se nada for feito, a convivência com o lixo, a exemplo da assustadora visão dos resíduos nas ruas de Nápoles, poderá se transformar em realidade em mais cidades, inclusive em São Paulo.

* Edivaldo Del Grande é Presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo)

Fonte: Ex-Libres Comunicação Integrada

 


Para comentar sobre a empresa "O lixo nosso de cada dia....Um dos exemplos bem-sucedidos nesta área é desenvolvido pela prefeitura de São José dos Campos...Por Edivaldo Del Grande Presidente Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo", preencha corretamente os campos abaixo para que possamos encaminhar seu comentário. Todos os campos marcados com "*" são obrigatórios!

ATENÇÃO!

1. Você pode encaminhar uma mensagem diretamente à empresa acima citada, basta preencher o formulário. O Portal reserva-se ao direito de vetar as mensagens enviadas, levando em consideração textos com conteúdo ofensivo ou preconceituoso e palavras de baixo calão. Lembrando que esse espaço é oferecido ao público com intenção de comunicar, informar e/ou tirar dúvidas.

2. O conteúdo das mensagens enviadas são de total responsabilidade do internauta autor da mesma.

CAPTCHA

Não consegue ler? Clique aqui

CÓDIGO:
Assunto:
O lixo nosso de cada dia....Um dos exemplos bem-sucedidos nesta área é desenvolvido pela prefeitura de São José dos Campos...Por Edivaldo Del Grande Presidente Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Coluna:
Opinião
Autor/fonte:
Ex-Libres Comunicação Integrada
*Comentário:
*Seu Nome Completo:
*E-mail:
Tel.
*Cidade:
Bairro
Autorização
Autorizo a publicação do meu comentário!
Não autorizo a publicação do meu comentário!
Informativo
Eu gostaria de receber informativos do Portal!
Não gostaria de receber informativos do Portal!

   

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600



CLASSIFICADOS Mais...
Alugo apartamento cobertura em Campos do Jordão
COMPRA ON-LINE Mais...
Gamaia Esportes: A loja esportiva mais completa do Vale e região
Adicione no Facebook Mais...
Quissisana Terapia: Aqui se cura
Siga no TWITER Mais...
Atelier Lili Galvão: Pátina em Móveis
PROMOÇÕES Mais...
Que tal um cineminha? Concorra a convites para o filme: O Doador de Memórias!
MODA & BELEZA Mais...
Michelle Moda Feminina: Promoção de inverno
NOTURNAS Mais...
PET ANIMAL Mais...
AnimalBook: Fotografia de Animais
SAÚDE Mais...
GACC: Grupo de Assistência à Criança com Câncer
TURISMO Mais...
Vale do Sonho - Hotel e Eventos. Férias e Negócios sempre com lazer!
VEÍCULOS Mais...
Taipan Veículos - Um novo conceito em vendas de automóveis.
ADVOCACIA Mais...
Cunha e Silva Advogados Associados
ARTE & CULTURA Mais...
Sonia Furquim: Artista plástica e poetisa
COMUNICAÇÃO Mais...
Combos Midia Web: Pacotes de serviços web, sites, hotsites, newsletters, redes sociais...
CASA & DECORAÇÃO Mais...
Atelier Lili Galvão: Pátina em Móveis
DIVERSOS Mais...
Casa da Madeira: Tudo para valorizar sua criatividade
EDUCAÇÃO Mais...
Aliança Francesa O seu passaporte para o sucesso!
ENTIDADES Mais...
ACONVAP: Associação das Construtoras do Vale do Paraíba
ESPORTE & FITNESS Mais...
AESJ: Clube de Campo Santa Rita
EVENTOS & FESTAS Mais...
Vale do Sonho - Hotel e Eventos. Férias e Negócios sempre com lazer!
GASTRONOMIA Mais...
Maison du Sabor: Novo ambiente, novo cardápio... muito aconchegante!
HOSPEDAGEM Mais...
Mondrian Suite Hotel: Todo conforto e sofisticação para você!
IMÓVEIS Mais...
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS MELHORES IMÓVEIS DA CIDADE!
D’alê Imóveis: Excelência e Profissionalismo
BUSCA
(Ver solicitações e mensagens)
...husck siberiano...
Teatro - ...grupo mandacarinho...
 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - M&R Comunicações