30/09/2025 ( Caderno:
Agenda )

Musical gratuito une cultura brasileira e africana
em uma experiência sensível, educativa e cheia
de imaginação para toda a família
O espetáculo musical infantil “As Aventuras do Peixinho Nuni”, da artista Carla Casarim, segue na nova turnê pelo interior de São Paulo e passa por São José dos Campos, no Teatro Municipal, no dia 5 de outubro, domingo, às 16h. A entrada é gratuita e o evento é recomendado para toda a família e a apresentação terá tradução em libras ao vivo.
Publicidade

A peça narra a história de Nuni, um peixinho angolano que, após ser capturado por pescadores, embarca em uma jornada de 7 dias e 7 noites até o Brasil. Em busca de retornar à África, Nuni percorre o país de norte a sul, orientado pelos animais do leito do rio, descobrindo novos lugares, fazendo amizades e vivendo experiências que revelam valores como coragem, empatia, identidade cultural e respeito ao meio ambiente.
Com músicas executadas ao vivo por Carla Casarim (também intérprete de Nuni), Guilherme Kafé, Sam Guibson e Guegué Medeiros, o espetáculo é construído a partir de um repertório diverso que inclui clássicos da MPB (como Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro e Vinicius de Moraes), cantigas populares, composições autorais e a marcante canção africana “Olelè Moliba Makasi”, origem simbólica da trajetória de Nuni.
Criado através do Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto já impactou mais de 2.300 crianças com apresentações gratuitas na capital paulista em 2023 e, agora, parte para uma nova temporada com apresentações em cidades do interior de SP, sempre com acesso gratuito. Além de Sorocaba, o espetáculo passará por cidades como São José dos Campos, São Bernardo do Campo, São Paulo, Jaguariúna, Valinhos e o litoral de SP.
Uma jornada de descobertas e aprendizados
Mais que um musical, “As Aventuras do Peixinho Nuni” é uma obra educativa que propõe reflexões sobre a diáspora africana, a formação cultural brasileira, a preservação da natureza, a inclusão (com destaque para a personagem Filó, uma arara vermelha com deficiência visual) e o autoconhecimento das crianças.
A direção do espetáculo aposta em uma linguagem sensível, poética e acessível, unindo teatro de formas animadas, contação de histórias e teatro musical. Com recursos visuais simples, mas simbólicos, figurinos coloridos e objetos cenográficos transformáveis, o espetáculo estimula a imaginação do público, convidando crianças e adultos a mergulharem nessa viagem entre Brasil e África.
A narrativa valoriza a participação ativa do público e rompe com a separação tradicional entre palco e plateia, promovendo uma experiência afetiva, sensível e transformadora.
Sobre Carla Casarim
Cantora, compositora, preparadora vocal e educadora musical, Carla Casarim é formada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua há mais de 10 anos na área da educação musical. Semifinalista do The Voice Brasil (2014), já dividiu o palco com grandes nomes da música como Carminho, Carlinhos Brown, Elba Ramalho e Fagner, além de integrar a banda de forró Bicho de Pé.
Em “As Aventuras do Peixinho Nuni”, Carla une sua vivência artística à paixão pela educação, assinando a direção artística, musical, dramaturgia e protagonismo do espetáculo. O resultado é um musical lúdico, educativo e emocionante que resgata elementos da cultura brasileira e africana, promovendo valores fundamentais para a formação das novas gerações.
SERVIÇO:
Espetáculo: As Aventuras do Peixinho Nuni
Data: 5 de outubro (domingo)
Horário: 16h
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Municipal de São José dos Campos
Endereço: Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) - Centro
Telefone: (12) 3924-7339
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre – recomendado para toda a família
Ficha técnica
Carla Casarim – Direção musical e artística, dramaturgia, musicista (voz e mbira moçambicana), personagens, produção e coordenação geral
Carol Centeno – Direção cênica e preparação elenco
Guilherme Kafé – Músico (violão e voz), personagens e arranjos
Sam Gibson – Músico (violão, voz, pífano e percussão) e personagens
Guegué Medeiros – Músico (percussão)
Alex de Jesus – Contrarregra
Heitor Gondo – Técnico de som
Carol Soares – Técnica de luz
Laura Pompeo – Assistente de produção (temporada)
Alexia Kurtz – Assistente de produção
Cenografia – Fernanda Mafra, Munique Mascaro e Carla Casarim
Tradutora de libras
Links e contato
Site oficial: www.peixinhonuni.com.br
Instagram: @peixinhonuni e @carlacasarim
VIDEO YOUTUBE (NA INTEGRA) https://www.youtube.com/watch?v=bpCu2QucgEs&t=4s