|
06/11/2025 ( Caderno:
Agenda )

De 7 a 9 de novembro, o Sesc São José dos Campos, por meio de oficinas, feira e palestra, convida o público a refletir sobre o futuro da alimentação, no projeto Sistemas Alimentares em Foco.
O objetivo deste projeto é provocar a reflexão dos participantes acerca dos sistemas alimentares tradicionais na busca de valorizar essa prática e promover uma compreensão mais profunda de sua importância na construção de uma alimentação sustentável e justa.
Publicidade

Unindo teoria e prática, a programação incentiva a conexão entre quem produz e quem consome, com a finalidade de provocar uma transformação nos hábitos alimentares individuais e coletivos, com foco na saúde humana e do planeta.
Segundo Marília Toledo, nutricionista coordenadora da Alimentação no Sesc São José dos Campos, idealizadora do projeto, “Resgatar a sensação, o aroma e o sabor dos alimentos, valorizar aqueles que os produzem e promover o aproveitamento integral são formas de expressar reconhecimento e fomentar a biodiversidade. É fundamental reconhecer e valorizar as culturas e os saberes de diversos povos e comunidades, que são essenciais para a diversidade e a resiliência dos nossos sistemas alimentares”.
Evento de abertura
Para dar início ao projeto, o encontro Sistemas Alimentares: Diálogo, Reflexão Saberes para a Construção de uma Alimentação Saudável e Sustentável conta com as presenças de Dirce Maria Lobo Marchioni, Nutricionista, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP e professora Titular da Universidade de São Paulo e coordenadora do INCT Combate à Fome (CnPq); Mariana Ribeiro, Nutricionista, Analista de pesquisa no Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do IDEC (Instituto de Defesa de Consumidores); e Nadine Marques Nunes, Nutricionista, especialista em Psicobiologia e Exercício pela Universidade Federal de São Paulo, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela FSP-USP e atualmente atua como pesquisadora assistente na Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP-USP.
Sob mediação de Débora Cravo, Assistente Técnica da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo, o encontro busca contextualizar a urgência do tema e inspirar ações concretas, conectando alimentação, meio ambiente, sociedade e economia, incentivando o engajamento na transformação dos modelos atuais.
Entre as atividades práticas, a Chef Aline Guedes ministra a oficina Tradições Vivas: Sabores, Memórias e Resistência, aplicando na culinária um olhar crítico e afetivo sobre o que comemos, resgatando saberes ancestrais.
Todas as atividades são gratuitas. Saiba como participar:
Encontro
Sistemas Alimentares: Diálogo, Reflexão e Saberes para a Construção de uma Alimentação Saudável e Sustentável
Com Dirce Maria Lobo Marchioni (Núcleo de Extensão da USP Sustentaria), Mariana Ribeiro (Instituto de Defesa de Consumidores) e Nadine Marques Nunes (Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP-USP). Mediação Débora Cravo (Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc - SP)
Este encontro propõe discutir a urgência do tema, promover práticas sustentáveis
e inspirar ações concretas, conectando alimentação, meio ambiente, sociedade e
economia para transformar os modelos atuais.
Dia 7, sexta, das 19h às 21h30. Auditório. Retirada de ingressos 1h antes. 16 anos.
Oficina
Mudando a Lógica do Lixo com a Compostagem
Com Marcelo Cunha, responsável técnico da Organe-se Compostagem
A oficina tem como proposta atuar na reflexão sobre a adoção de atitudes para mudar a lógica do lixo, e como a compostagem é um pilar desta mudança. Conhecimentos teóricos e práticos sobre a rotina diária na separação dos resíduos orgânicos nos domicílios e no manejo de uma composteira. Haverá a construção de três composteiras domésticas, para ilustração da prática correta. As composteiras serão sorteadas entre os participantes.
Dia 8, sábado, das 10h30 às 12h30. Solário. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. 16 anos.
Feira
Sabores da Terra
A feira celebra a conexão entre quem produz e quem consome, reunindo produtores locais comprometidos com a qualidade e a sustentabilidade. O espaço é um ponto de encontro para refletir sobre os sistemas alimentares tradicionais e o papel que desempenham na construção de um futuro alimentar justo e equilibrado, valorizando a produção artesanal e o conhecimento transmitido por gerações e resgatando o aroma, o sabor e a história que cada alimento carrega. O evento reforça a importância da biodiversidade e convida o público a experimentar a essência da terra em sua forma mais autêntica.
Dia 8, sábado, das 10h30 às 15h. Solário. Livre.
Oficina
Sabores da Sustentabilidade
Com Gabriela Rigote (Núcleo de Extensão da USP Sustentaria)
Oficina culinária interativa com preparo de três receitas usando PANC: bolo de Ora-pronóbis, geleia de Cosmos e bolinho de arroz com cenoura e talos. Serão abordados temas como sustentabilidade, saúde, custo-benefício e preparo das PANC. O público participará das etapas e poderá degustar as receitas ao final.
Dia 8, sábado, das 10h30 às 12h30. Oficina. Grátis. Senha no local 15 minutos antes. 16 anos.
Oficina
Tradições Vivas: Sabores, Memórias e Resistência
Com Chef Aline Guedes
Vivemos um momento em que discutir sustentabilidade alimentar exige também pensar em memória, território, diversidade e justiça. A proposta desta oficina é lançar um olhar crítico e afetivo sobre o que comemos, resgatando saberes ancestrais e práticas cotidianas que foram historicamente marginalizadas, mas que se mostram centrais para imaginar um futuro alimentar mais ético, justo e possível.
Dia 9, domingo das 10h30 às 12h30. Área de Exposição. Grátis. Senhas no local 15 minutos antes. 16 anos.
Fonte: Sesc / Imagem Divulgação
|