Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                               Terça, 1 de Julho de 2025
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Há 800 milhões de anos, planeta Terra era mais diverso do que se imaginava, aponta estudo brasileiro

07/08/2024 ( Caderno: Matérias )

Segundo artigo publicado na PNAS, diferentes linhagens de
amebas e de ancestrais de plantas, algas e animais
j estavam estabelecidas no perodo Neoproterozoico
e resistiram aos dois eventos de glaciao
que congelaram o planeta


esquerda, fssil de uma tecameba que, acredita-se,
viveu entre 720-635 milhes de anos atrs; direita,
espcime de um grupo de amebas tecadas amebozorias modernas
(imagens: Luana Morais e Joo Alcino)

Maria Fernanda Ziegler | Agncia FAPESP – H 800 milhes de anos, muito antes da formao do supercontinente Pangeia, a Terra era mais diversa do que sugere a teoria clssica. Ao reconstituir a rvore da vida, a partir da histria evolutiva de amebas e depois de ancestrais de algas, fungos, plantas e animais, pesquisadores brasileiros conseguiram criar um cenrio com vrias linhagens de diferentes espcies habitando o planeta naquele perodo.

As descobertas, publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), indicam que diversas linhagens de eucariontes (seres vivos cujas clulas possuem ncleo delimitado) surgidas h 1,5 bilho de anos se diversificaram e se estabeleceram durante o evento de oxigenao do Neoproterozoico – quando, h 800 milhes de anos, a geoqumica planetria permitiu a oxigenao profunda dos oceanos.

Publicidade

O estudo mostra tambm que a diversidade de amebas e ancestrais de plantas, algas, fungos e animais sobreviveram at mesmo ao perodo Criogeniano (entre 790 e 635 milhes de anos atrs), que contou com dois eventos de glaciao – quando o gelo dos polos cobriu todo o planeta por cerca de 100 milhes de anos (fenmeno conhecido como Terra Bola de Neve).

“O paradigma que tnhamos para o Neoproterozoico era de que no havia quase nada no planeta, apenas uma ou outra espcie de bactria e protista. Porm, nos ltimos 15 anos, foram sendo identificados fsseis de seres unicelulares, eucariontes e heterotrficos [que no produzem o prprio alimento] em diversos lugares diferentes do planeta. Esses fsseis datam de cerca de 800 milhes de anos [e so denominados fsseis tonianos]. Tudo isso se junta ao nosso estudo, que reconstituiu a rvore da vida e, por probabilstica, identificou diversas linhagens bem estabelecidas de ancestrais de amebas, animais, fungos e plantas h 800 milhes de anos. Isso muda muito o nosso entendimento sobre como se deu a diversificao da vida na Terra”, conta Daniel Lahr, professor do Instituto de Biocincias da Universidade de So Paulo (IB-USP) e autor snior do artigo.

Desse modo, o trabalho antecipa em cerca de 260 milhes de anos os eventos de diversificao em massa no planeta, ou seja, muito antes da chamada revoluo do Cambriano, ocorrida h 540 milhes de anos, quando houve uma inexplicvel exploso de novas espcies pluricelulares. Nesse perodo, a Terra – habitada por seres como os trilobitas, braquipodes e graptlitos – j apresentava um clima moderado, mido e nenhuma formao de gelo que pudesse ser caracterizada como geleira.

“Mesmo com todas as alteraes climticas sofridas no Neoproterozoico, a diversidade dos eucariontes persistiu, mostrando um poder de adaptao acima do esperado. Isso importante, pois o nosso trabalho de reconstituio de rvore filogentica serve tambm de base para estudos de reconstruo paleoclimtica”, conta.

“Algo inusitado que todas as amebas Arcellinida desse perodo eram de gua salgada e, atualmente, todas tm a gua doce como hbitat. Trata-se de uma mudana comum de acontecer ao longo da histria da Terra, mas, no caso dessas amebas, a mudana ocorreu com todas as linhagens. Isso mostra, mais uma vez, a capacidade de adaptao desses seres vivos”, afirma Lahr.

No trabalho, os pesquisadores usaram tcnicas inovadoras para a reconstruo da rvore de relaes de parentesco (filogentica) das tecamebas (Arcellinida) e, a partir disso, calibraram a rvore da vida, identificando ancestrais de plantas, fungos, algas e animais, por exemplo.

“A base para criar essa reconstituio foram as tecamebas e, a partir desse trabalho, fomos conseguindo visualizar outros seres vivos que antecederiam outros grupos e que tambm estariam presentes e diversificados naquele perodo da Terra, h 800 milhes de anos", explica Lahr Agncia FAPESP.

Vale destacar que as tecamebas representam o maior grupo do clado (conjunto de organismos originados de um ancestral comum) Amoebozoa, uma grande linhagem de seres que se locomovem por projees celulares chamadas pseudpodes. Estudo anterior do grupo da USP permitiu estruturar a rvore molecular das tecamebas (leia mais em: agencia.fapesp.br/29929).

“Com auxlio de matemtica probabilstica conseguimos determinar a morfologia de tecamebas ancestrais [a partir de dados genticos de espcies que vivem hoje na Terra] para depois comparar com a morfologia dos fsseis. Neste estudo, identificamos linhagens ancestrais das tecamebas e uma maior diversificao desses organismos no Neoproterozoico”, relata Lahr.

No estudo publicado em PNAS, os cientistas avanaram no entendimento de como era o planeta h 800 milhes de anos a partir do uso dessas linhagens de tecamebas como pontos de calibrao para a rvore da vida com plantas, algas, fungos, animais e seus antepassados. A pesquisa recebeu apoio da FAPESP por meio de um Auxlio Pesquisa – Regular e de uma Bolsa de Doutorado.

“A partir dessa ampliao da rvore da vida, foi possvel obter descobertas interessantes sobre um perodo da histria do planeta que ainda era muito obscuro. Com a calibrao da rvore a partir do estudo filogentico das tecamebas, conseguimos duplicar a quantidade de informao sobre os eucariontes no Neoproterozoico. Nossos dados mostram que nesse momento que comea a surgir uma diversidade grande de linhagens, uma delas a dos animais, outra dos fungos e, possivelmente, as plantas”, diz o pesquisador.

Como explica Lahr, o trabalho se baseia em uma tcnica inovadora denominada single-cell transcriptomics, que permite sequenciar todo o transcriptoma de uma nica clula (ser unicelular). O transcriptoma a parte do genoma que est sendo expressa e o seu sequenciamento permite que os cientistas retrocedam na linhagem evolutiva, identificando espcies que viveram no passado.

"Antes dessa tcnica s era possvel obter o transcriptoma de seres vivos unicelulares que vivem em cultura, ou seja, menos de 1% da diversidade dos microrganismos. Foi a partir dessa inovao que fomos conseguindo estruturar a filogenia do grupo das tecamebas como um todo. um grupo bem diverso e se mostra interessante para iluminar esses perodos da histria da Terra, por terem registros fsseis com os quais podemos fazer comparaes. Fora isso, na rvore da vida, as amebas esto mais prximas dos animais do que eles esto das plantas, o que nos permitiu fazer calibraes importantes", diz.

O artigo Amoebozoan testate amoebae illuminate the diversity of heterotrophs and the complexity of ecosystems throughout geological time pode ser lido em: www.pnas.org/doi/abs/10.1073/pnas.2319628121.


Fonte: Agência Fapesp / Texto Maria Fernanda Ziegler / Foto Divulgação Luana Morais e João Alcino


  + Matérias



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Consumidor
Imagem Cobrança indevida das Lojas Renner solucionada através deste canal
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio
Imagem Arquivo Público de São José dos Campos recebe documentos da Rede Ferroviária Federal
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!