Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



SMS pirata para quem reclamar? Por Rafael Lunes

23/07/2014 ( Caderno: Seus Direitos )

Mensalmente são enviados 250 milhões de SPAMs via SMS, segundo dados da Mobile Entertainment Forum (MEF). Levando em consideração que o País já soma mais de 272 milhões de linhas ativas, praticamente todos os clientes de telefonia móvel são perturbados com mensagens fora do seu interesse. A prática é realizada por empresas clandestinas que enviam campanhas de marketing por SMS sem autorização dos clientes.

O uso incorreto e indiscriminado dessa ferramenta de comunicação tem atormentado a vida de muitos usuários. O que grande parte da população desconhece é que essas mensagens são ilegais e podem ser denunciadas. É importante que os consumidores tenham em mente que as reclamações devem ser feitas primordialmente direto para as empresas, marcas ou anunciantes através dos seus Serviços de Atendimento ao Cliente. Nos casos em que o envio das mensagens persista, cabe levar a questão para o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), requerendo, inclusive, indenização.

Ao contrário do que muitos pensam as operadoras de telefonia não são responsáveis por essas mensagens encaminhadas pelas empresas, já que estas empresas utilizam linhas regulares com pacotes de SMS ilimitados, por exemplo. Como todo o disparo dos SMS é feito de maneira independente, não há meios das operadoras evitarem essa prática. Elas, aliás, são uma das vítimas, pois amargam prejuízos com essa atividade ilegal. As operadoras só podem ser acionadas para o cancelamento do envio de mensagem quando os SMS forem delas próprias.

Para evitar a proliferação dos SMS piratas é necessário criar a cultura de legalidade no mercado brasileiro. Com essa conscientização será possível, impedir abusos, violação de privacidade e as perdas de receitas do País com o não pagamento dos tributos que essas empresas burlam.

Recente pesquisa realizada pela Quanti, a pedido da Zenvia, constatou que a população brasileira aprova o SMS como canal de comunicação tanto para a prestação de serviço, quanto para as ações de marketing. Entretanto, é evidente que esses consumidores querem ter sua privacidade respeitada, ou seja, receber apenas assuntos de seu interesse e ter a liberdade de cancelar o recebimento quando quiser. No levantamento ficou evidente que as opções de credenciamento (Opt In) e descredenciamento (Opt Out) impactam direta e profundamente na satisfação dos consumidores. Dos entrevistados que já receberam SMS marketing, 86% confirmou que se sentiria satisfeitos caso a marca desse a opção de descredenciamento. Para eles, respeitar esse direito do cliente influencia na imagem da empresa.

Como medida de intensificar que esse serviço seja realizado somente por empresas homologadas - que possuem permissão para envio e respeitam as regras de conteúdo existente, além de entregar o SMS de forma segura - é essencial que aqueles que agem de modo ilícito sejam penalizados. Para isso, empresas e entidades do setor estão trabalhando em parceria, empenhados em estabelecer regras, para punir com rigor aquelas que descumprirem as normas.

O SMS é um dos melhores e mais eficientes canais de comunicação com o consumidor, uma vez que atinge 100% dos usuários da telefonia móvel. Porém, empresas mal-intencionadas acabam usando o serviço de uma maneira errada, fazendo com que ele se torne mal visto pela população.

Conscientizar a sociedade sobre as diferenças entre os SMS homologados e os piratas é a forma mais adequada para entenderem e reconhecerem as campanhas que não se enquadram dentro da legislação. Cientes de quem a recorrer, a população além de ter seus direitos preservados, ainda pode ser um agente de denúncias, reportando aos órgãos responsáveis as mensagens enviadas ilegais.

Rafael Lunes é diretor de negócios da Zenvia


Fonte: Impresspni


  + Seus Direitos



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!