Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 18 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



8 dicas para melhorar sua degustação de cervejas. Por Henrique Cruz, Sommelier de Cervejas

07/11/2016 ( Caderno: Opinião )

Para muitos tomar uma cerveja é algo corriqueiro, despojado e sem muita cerimônia, mas quando falamos em degustação de cervejas especiais, aquelas que foram pensadas, criadas e produzidas nos mínimos detalhes, alguns critérios devem ser levados em conta. Perceber o aroma, a cor, o brilho, formação e retenção de espuma e finalmente a percepção no paladar, é essencial para apreciar tudo o que a cerveja tem a oferecer.

Pensando nisso e com o propósito de auxiliar você durante sua degustação criamos esse guia para você se orientar e seguir a ordem sugerida com as 8 dicas para melhorar sua degustação de cervejas.

Comece assim:

1)      Antes de servir ou pedir uma cerveja nova, leia ou pergunte sobre o estilo e características do estilo, com isso pode preparar-se melhor e fazer uma escolha que atenda as suas expectativas.

2)      Escolher um copo adequado para o serviço é fundamental, principalmente na questão visual, onde a apresentação em um copo correto pode influenciar muito na impressão geral.

3)      Na hora de servir, sempre utilize um copo limpo, caso contrário o copo formará bolhas grandes em suas laterais. Garanta
também que antes de servir a cerveja o copo não esteja apresentando nenhum tipo de cheiro, que possa vir a atrapalhar a percepção da cerveja.


8-dicas-para-melhorar-sua-degustacao-de-cervejas

4)      Outra questão importante é a temperatura em que a cerveja será servida no copo. Alguns exemplares indicam no rótulo da cerveja, qual a temperatura ideal para servir. Aqui vale a dica: quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca deve estar, quanto mais alcoólica e encorpada mais morna deve estar. Outra dica importante é não gelar sua cerveja em 10 minutos no congelador, isso porque às vezes a cerveja possui sedimentos de levedura no fundo da garrafa, que ao movimentá-la entram em suspensão, causando uma turbidez desnecessária, que prejudicará o visual e apresentação da cerveja no copo.

Agora vamos à degustação:

5)      Inicie pelo aroma, sim pelo aroma, e não pela aparência, como muitos pensam. Alguns compostos aromáticos são muito voláteis, ou seja, quanto antes você sentir os aromas da cerveja, mais fortes e nítidos esses aromas estarão, quanto mais demorada for essa primeira aproximação da cerveja ao seu nariz, vários desses cheiros podem ficar mais fracos ou até desaparecer.

6)      Repare na aparência. O ser humano é muito influenciado pela aparência, tudo o que demonstra uma boa apresentação tem seu valor ressaltado. Perceba a formação de espuma, coloração e textura dessa espuma, a cerveja é brilhante ou turva? Qual sua coloração? Consegue ver bolhas no copo? Tudo isso faz com que você possa apreciar melhor cada detalhe da cerveja.

8-dicas-para-melhorar-sua-degustacao-de-cervejas-jpg

7)      Sabores: é no primeiro gole que você vai descobrir se irá gostar ou não da cerveja. É no sabor que a cerveja vai se destacar, muitas vezes impressionando. Tente perceber principalmente se a cerveja está equilibrada ou não, se o seu paladar gosta ou não do exemplar degustado. Perceba quais são os sabores em destaque? É uma cerveja mais maltada, frutada, lupulada? Como é o amargor do lúpulo? Sente a presença de maltes tostados/torrados? Repare na sensação de boca, como é o corpo desta cerveja? Ele é licoroso, aveludado, aguado? É uma bebida refrescante ou não? Ela faz você salivar e querer mais um gole?

8)      Chegamos ao fim, agora podemos comentar sobre a impressão geral, que nada mais é do que avaliar o conjunto da obra. A cerveja estava boa? Apresentou aromas e sabores agradáveis? Como foi olhar para a cerveja? Ficou com vontade de tomar mais uma? Você a indicaria para seus amigos?

Agora sim, seguindo essas 8 dicas que preparamos para você, com certeza terá uma melhor degustação de sua cerveja especial. Faça o teste, responda a essas questões que mencionamos a cima e perceberá que conseguirá, não apenas degustar a cerveja, mas apreciá-la melhor, adquirir conhecimento e cada vez mais experiência para futuras degustações.

Cheers!

Henrique Cruz

Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP


Fonte: Clube do Malte / Fotos Reprodução


  + Opinião



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Bar Westen House
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!