Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Regulamentação da Profissão de Marketing é aprovada na Câmara dos Deputados

22/09/2017 ( Caderno: Mercado Publicitário )

Redação final foi aprovada em reunião deliberativa
extraordinária após dez anos da criação do projeto
de lei que padroniza direitos e deveres de
profissionais da área


A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que disciplina a profissão de mercadólogo, que é o profissional que trabalha com Marketing, e o documento segue para o Senado. A redação final confere ao profissional da área a responsabilidade pelo planejamento e operacionalização de ações no mercado, com desempenho de atividades nos ambientes interno e externo de uma organização. O texto, que tem como relator o Deputado Luiz Fernando Faria,ainda indica quem poderá exercer a profissão.

O Projeto de Lei 1944/07, do Deputado Felipe Bornier, foi apensado à PL 1226/07 de autoria do ex-deputado Eduardo Gomes e desapensado em agosto desde ano em face do arquivamento do projeto original. O material passou por algumas emendas e alterações, mas uma década após a apresentação da proposição, não consta nenhuma citação ou regulamentação a respeito da área digital ou de atribuições relacionadas ao Martech - algo que diversos especialistas indicam como o futuro da área.

Nas poucas tecnologias ou aberturas para ferramentas que o documento traz constam como algumas atribuições a análise de geomarketing na distribuição dos produtos e serviços, com identificação de ameaças e oportunidades de mercado, da relação custo e benefício dessas escolhas, bem como dos meios e instrumentos a serem utilizados na distribuição. Além de responsabilizar o profissional peladefinição de ferramentas de comunicação e derelacionamento a serem utilizadas no mercado interno eexterno, a fim de facilitar a produção e a gestão dainformação.

A versão aprovada define ainda como mercadólogo os portadores de diploma de nível superior em Marketing, devidamente registrado, expedido por instituição brasileira de ensino superior oficialmente reconhecida ou diploma de nível superior em Marketing devidamente registrado, expedido por instituição estrangeira de ensino superior ou ainda os que, comprovadamente, já exerciam atividades da área até a data de publicação desta Lei.

Histórico
Apesar de o projeto em questão ser de 2007, o interesse na regulamentação da profissão completa 10 anos neste ano. Em 2005, a primeira proposta que versava sobre o tema foi de autoria do então deputado federal Eduardo Paes e ex-prefeito do Rio de Janeiro. Com a saída dele para assumir o governo municipal carioca, o projeto foi arquivado. Em 2007, o texto foi apresentado pelo então deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). No mesmo ano, proposta semelhante foi apresentada por Bornier e começou a tramitar na Câmara. Após alerta ao Mundo do Marketing, o texto foi apensado ao projeto inicial.

O projeto que pode mudar a nomenclatura de Marketing para Mercadologia e intitula os profissionais da área como Mercadólogos estava parado desde 2015, mas antes disso chegou ficar outros três anos sem alterações, quando foi registrada a última movimentação na CCJC. Ele já passou por dois arquivamentos automáticos por conta do fim das legislaturas. A proposta gera discussão no mercado e, entre os destaques, aparece a eliminação de estrangeirismos, comuns na área.

O texto prevê ainda reserva de mercado, já que apenas profissionais formados em Mercadologia poderiam atuar no segmento. Em 2015, a pedido do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), um dos autores da proposição, o PL 1226/07 foi desarquivado e retomou da fase em que parou.


Fonte: Mundo do Marketing / Texto Priscilla Oliveira


  + Mercado Publicitário



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Cerâmica Weiss
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!