Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quarta, 24 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 acontece em São José dos Campos de 23 à 29 de outubro

17/10/2017 ( Caderno: Educação )

 

A matemática é uma ciência maravilhosa que está
em tudo e, neste ano, é tema da 14ª edição da
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)



Já parou para pensar que a matemática está presente em todas as atividades do dia a dia? Quando você acorda tem ideia do quanto a evolução da matemática foi importante para ser possível o toque de seu despertador? Como você faz para decidir a roupa que irá vestir? Sabe se há alguma previsão de chuva ou de alagamento em seu trajeto até a escola ou o trabalho? Os meios de transporte que você usa e todas as casas, prédios, lojas e construções do caminho dependeram da matemática para estarem de pé! Nos seus jogos de videogame, na internet, na televisão, no celular… sem a matemática não seria possível conversar e ver pessoas em tempo real do outro lado do planeta!

Publicidade


 

 

Na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, temos grandes instituições de ensino e pesquisa que precisam da matemática para realizar suas pesquisas e contribuir para a ciência brasileira, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Essas instituições se uniram para oferecer, a escolas e ao público da região, oportunidades de interação com cientistas, participação em oficinas práticas, palestras e visitas a laboratórios e instalações de pesquisa e ensino. Nas atividades, programadas para ocorrerem dos dias 25 a 28 de outubro, será destacada a importância da matemática para temas como a meteorologia, prevenção de desastres socioambientais, engenharia, ciência espacial e geografia.

Os alunos das escolas participantes se encontrarão na Feira de Ciências para expor seus projetos, tais como maquetes de bacias hidrográficas com identificação de áreas de riscos, atividades com pluviômetros, estações meteorológicas de material reciclado, trabalhos realizados com imagens de satélites e outras ações. Outro momento de interação entre os alunos será o Sarau (Ma)Temático-Artístico, em que haverá uma série de manifestações artísticas tendo a matemática como inspiração.

O INPE, o CEMADEN e a UNESP têm o apoio da Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER-Brasil), do Parque Vicentina Aranha, do Projeto Ciência no Parque, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Florestal e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A programação conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Projeto Educação +Participação: uma equação para redução do risco de desastres socioambientais), além de contar com patrocínio de empresas da região, como a Visiona Tecnologia Espacial, a Nutrimenta Refeições e o Vale Sul Shopping.

Confira a programação aqui


Fonte: INPE


  + Educação



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Restaurante Vila Velha (Fundada em 1968)
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!