Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Exposição fotográfica na USP mostra a importância dos insetos na natureza

08/08/2018 ( Caderno: Meio Ambiente )

 

 

O Brasil é referência mundial quando o assunto é biodiversidade, tendo como base suas grandes florestas que são a casa de milhares de espécies da fauna e flora nacional. Mesmo assim, há diversos seres vivos ainda desconhecidos e que têm seu papel no meio ambiente pouco difundido à sociedade, como é o caso dos insetos. Muitas vezes considerados nocivos aos seres humanos, esses animais têm grande importância para a natureza, pois, entre outras funções, são responsáveis pela polinização. Visando aproximar o público do universo imperceptível dos insetos, a USP em São Carlos recebe, até o dia 8 de outubro, a exposição fotográfica “Interações”.


 

Criada pelo biólogo André Rangel Nascimento, a mostra conta com 41 fotografias, distribuídas pelos corredores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). “As fotografias apresentam a microfauna, em especial os insetos, atuando em relevantes ambientes naturais do nosso país e interagindo com outras espécies, entre elas, as plantas. Os registros são parte de meu pós-doutorado, em que realizei dois anos de expedições científicas”, revela André, que é doutor em ecologia. Alguns retratos do especialista também estão expostos no Museu da Engenharia Elétrica e no Anfiteatro Armando Toshio Natsume, ambos do SEL.

Publicidade

Capturadas em ambientes que vão de jardins a florestas, as fotografias exibem, em detalhes, o comportamento dos insetos. Segundo o autor do trabalho, conhecer a biodiversidade desses animais é fundamental para o entendimento dos mecanismos necessários para a preservação das florestas, pois é preciso dar o devido valor à vida e entender a importância de proteger esses frágeis ecossistemas. “Quando pensamos no desmatamento ou em um incêndio florestal, muitas vezes não enxergamos a amplitude do desastre e todas as formas de vida que perdemos. Para cada árvore cortada, muitos outros organismos associados a ela simplesmente desaparecem”, afirma o biólogo.

André explica que, quando se pensa em florestas, imediatamente nos vêm à mente imagens de árvores, macacos, felinos, aves e borboletas. No entanto, há muito mais diversidade no interior das matas que fogem totalmente ao conhecimento das pessoas comuns e também dos cientistas. “Esperamos que a população seja um agente da preservação dos ambientes naturais, sejam eles jardins, parques, praças, reservas e até mesmo florestas”, reitera o pesquisador.

A exposição, que está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da USP (GCACEx). A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias. A exposição conta com a curadoria de três artistas: Lucia Rangel, Rafael Zafalon e Maria Nascimento. Os dois últimos também atuam como marchand, trabalhando na inserção da arte em galerias internacionais.


Fonte: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação do SEL-USP / Fotos Divulgação André Rangel Nascimento


  + Meio Ambiente



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Alpargatas
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!