Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Sesc São José promove curso sobre agroecologia

29/11/2018 ( Caderno: Agenda )

A série de seis encontros, que acontece entre 4 e 13
de dezembro, traz a cada dia um tema diferente.

 

Dia 1º de dezembro o Sesc São José dos Campos abre inscrições para o curso Agroecologia para a Melhoria das Cidades, que tem por objetivo discutir um novo paradigma de desenvolvimento rural e urbano.

Construída enquanto um processo que contempla não apenas aspectos tecnológicos ou agronômicos de plantar e lidar com a terra e com os animais, a agroecologia aponta para uma transformação das relações estabelecidas entre os seres humanos e a natureza, incorporando dimensões mais amplas e complexas da vida, que incluem variáveis econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas.

Publicidade

 

Os encontros são complementares e sequenciais, podendo também inscrever-se em um ou mais encontros e contemplam conteúdo prático e teórico.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento, a partir do dia 1º de dezembro. Classificação indicativa 14 anos.

 

Confira a programação completa:

1º encontro: Agroecologia e soberania alimentar

Dia 04, terça, das 19h às 22h.

 

A importância da agroecologia para a melhoria das cidades e da qualidade de vida de seus habitantes. Haverá uma conversa sobre consumo consciente, considerando a aproximação entre agricultores e consumidores e a importância do consumo de alimentos da época. Além disso, será feita uma comparação de nutrientes de alimentos nos cultivos agroecológicos e convencional.

 

2º encontro: Vamos cuidar do solo?

Dia 05, quarta, das 19h às 22h.

 

A fertilidade do solo é fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas. Cuidar dos solos é um dos primeiros passos para o cultivo agroecológico. Serão abordados temas sobre técnicas de recuperação e conservação da fertilidade, como a utilização de adubos naturais, adubação verde e a importância da cobertura vegetal dos solos. A partir de materiais reciclados, como baldes de plástico, serão montadas três composteiras domésticas para resíduos orgânicos.

 

3º encontro: É tempo de semear: um salve à biodiversidade

Dia 06, quinta, das 19h às 22h.

 

Temas relacionados à semeadura como: épocas de plantio, influência do calendário lunar, tipos de plantios, transplante e desbaste e cultivos consorciados. Haverá ainda um diálogo sobre a importância das sementes crioulas e suas vantagens – econômica, política, ambiental e cultural.

 

4º encontro: As flores e os polinizadores

Dia 11, terça, das 19h às 22h.

 

Bate-papo sobre a importância das flores, dos polinizadores e suas respectivas funções para a manutenção da vida na terra. Como proposta prática, serão cultivadas flores comestíveis que compõem o rico universo das plantas alimentícias não convencionais.

 

5º encontro: Manejo ecológico de pragas e doenças

Dia 12, quarta, das 19h às 22h.

 

Formigas, cochonilhas, pulgões, caramujos, joaninhas, percevejos, entre outros insetos, estão constantemente visitando os cultivos. A proposta deste encontro é compreender este ecossistema vivo, identificando as funções biológicas de cada um desses insetos. Será ensinada a produção de repelentes e caldas naturais. Ao final, os participantes poderão levar para a casa um repelente natural.

 

6º encontro: É tempo de colheita

Dia 13, quinta, das 19h às 22h.

 

Conversa sobre colheita, beneficiamento e armazenamento dos alimentos, considerando épocas de colheitas de folhas, raízes frutas e chás e temperos. Uma das formas mais antigas de preservação de alimentos é a secagem solar, que não utiliza químicos nem aditivos. Como atividade prática, serão montados três desidratadores solares simples com a utilização de materiais reciclados.

 

Palestrantes:

 

Eliane Barros é comunicadora social, formada pela Unesp e mestra em Divulgação científica e Cultural pela Unicamp, com a pesquisa “mulheres camponesas e seus quintais agroecológicos – diálogo de saberes em defesa da vida. É uma das idealizadoras do projeto itinerante “As Sementeiras”.

 

Bruna Romanini moradora do rancho Y-IARA, que vive a agroecologia no seu cotidiano. Possui carreira na área da Educação Agroecológica buscando compreender as diversas formas de aprendizagem, com o meio ambiente.

 

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000

 


Fonte: Sesc / Fotos Divulgação


  + Agenda

Cine Santana exibe filmes em homenagem a Charlie Chaplin
Filme Homem dos Sonhos, com Nicolas Cage, estreia dia 28 de março
Rapper francesa faz show gratuito em São José dos Campos



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Cerâmica Weiss
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!