Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Segunda, 18 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Artista caiçara reconhecido internacionalmente completa 50 anos de carreira com exposição especial em Ilhabela

22/04/2019 ( Caderno: Agenda )

Autodidata, Giba Ilhabela apresenta mais de 30 obras
inéditas na mostra “50 Anos Fazendo Arte”

 

O artista caiçara Giba Ilhabela completou 50 anos de carreira em 2018 e para celebrar a data especial, inaugura a exposição “50 Anos Fazendo Arte”, no arquipélago onde nasceu e foi criado. O evento segue até 5 de maio, na sede da Fundaci, na Vila, e conta com 33 obras inéditas que variam de desenhos em bico de pena até pinturas em acrílico e tela.

Publicidade

 

Gilberto Gomes Pinna completou 71 anos e segue impetuoso em suas criações. Todas as obras da exposição foram desenvolvidas especialmente para a ocasião e seguem uma ordem cronológica, contando sua vida e trajetória artística através dos quadros. Giba é autodidata e cria obras que variam do desenho com técnicas mistas até o reconhecido estilo naif, passando por influências do ilusionismo fantástico e do abstrato. Saído de uma infância simples na praia da armação, hoje o artista é reconhecido em todo o mundo e possui obras em importantes museus e pinacotecas fora do país, além de acervos pessoais pelo mundo.

 

Assim como as histórias misteriosas de Ilhabela, que incluem piratas reais, naufrágios trágicos e tesouros escondidos, Giba traz para a exposição o retrato de sua origem, rodeado pela cultura tradicional caiçara da salga do peixe, pesca artesanal e confecção de canoas e redes. Além das festas religiosas, como a consagrada Congada de São Benedito da qual é um dos primeiros participantes. Sua influência passa ainda pela migração para São Paulo, onde consolidou sua técnica na fervorosa Praça da República nos anos 1970, e pela rica cultura nordestina, já que mora hoje em Fortaleza e integra a roda de artistas cearenses contemporâneos.

 

O artista teve como mentor o consagrado pintor basco Fernando Odriozola, que definiu influências decisivas para a consolidação de sua técnica. Os dois conviveram em Ilhabela e, inclusive, fundaram o primeiro movimento cultural do município, em 1967, quando criaram um ateliê coletivo que se tornou referência regional e berço para o tradicional salão de artes Waldemar Belisário, que completou 45 anos.

Um dos principais símbolos da cultura de Ilhabela, a Congada de São Benedito, foi retratada na tela “Ceia dos Congueiros”, em uma referência a Santa Ceia com pitadas da cultura africana. O quadro será rifado e o valor arrecadado será revertido para a Associação dos Congueiros de Ilhabela.

A obra é uma homenagem a São Benedito, único santo negro da igreja católica. Filho de escravos etíopes, o santo deixou suas marcas em Ilhabela, onde é conhecido por operar milagres e onde também a escravidão moveu a economia durante décadas. Houve um período no arquipélago que a população negra trazida em navios de todo o mundo era maior do que a de homens livres. Os descendentes dessa história ajudaram e formar a nação e a identidade caiçara e fundaram a Congada de São Benedito.

 

Workshop e Intervenção

 

Giba Ilhabela também preparou para seus 50 anos de carreira uma vivência especial, voltada às crianças. No dia 28 de abril, o artista vai conduzir uma pintura coletiva com 50 alunos da rede escolar. Ele vai abordar técnicas de desenho e pintura para que os estudantes recriem a obra “Armação” em uma releitura individual. A criança que fizer a melhor pintura será premiada e todos levarão medalhas para casa.

Na parte da tarde, o artista comanda uma intervenção urbana, retomando o movimento “Arte e Pensamento Ecológico”, criado na década de 1970. Levando em conta o momento ecológico desastroso em que vivemos, Giba retoma o movimento pioneiro que criou obras contundentes na crítica contra a exploração insustentável da natureza. Em uma época em que ainda pouco se falava destes problemas, Giba e seu grupo pintavam quadros retratando a morte de índios, animais e a destruição da flora brasileira. Ele conta que quase foi preso por abordar estes temas na época, mas também foi um dos primeiros a trazer à tona essa importante discussão.

 

 

Serviço

 

 

Exposição “50 Anos Fazendo Arte”

Local: Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci)

Endereço: Avenida Dr. Carvalho, n° 80 – Centro Histórico – Vila

Horário: Segunda a quinta, das 9h às 18h – Sexta, das 9h às 22h – Sábado, das 14h às 22h – Domingo, das 10h às 20h


Fonte: Assessoria de Imprensa Daniela Malara Rossi / Imagens Divulgação


  + Agenda

Rapper francesa faz show gratuito em São José dos Campos
Sesc Santo André recebe a exposição Darwin, o Original



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal: Assista ao Filme ZONA DE RISCO!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Bar Westen House
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim
+ Seção Saúde
Imagem Combate à obesidade vai muito além da luta individual para mudar o estilo de vida, afirmam cientistas

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!