Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Artista caiçara reconhecido internacionalmente completa 50 anos de carreira com exposição especial em Ilhabela

22/04/2019 ( Caderno: Agenda )

Autodidata, Giba Ilhabela apresenta mais de 30 obras
inéditas na mostra “50 Anos Fazendo Arte”

 

O artista caiçara Giba Ilhabela completou 50 anos de carreira em 2018 e para celebrar a data especial, inaugura a exposição “50 Anos Fazendo Arte”, no arquipélago onde nasceu e foi criado. O evento segue até 5 de maio, na sede da Fundaci, na Vila, e conta com 33 obras inéditas que variam de desenhos em bico de pena até pinturas em acrílico e tela.

Publicidade

 

Gilberto Gomes Pinna completou 71 anos e segue impetuoso em suas criações. Todas as obras da exposição foram desenvolvidas especialmente para a ocasião e seguem uma ordem cronológica, contando sua vida e trajetória artística através dos quadros. Giba é autodidata e cria obras que variam do desenho com técnicas mistas até o reconhecido estilo naif, passando por influências do ilusionismo fantástico e do abstrato. Saído de uma infância simples na praia da armação, hoje o artista é reconhecido em todo o mundo e possui obras em importantes museus e pinacotecas fora do país, além de acervos pessoais pelo mundo.

 

Assim como as histórias misteriosas de Ilhabela, que incluem piratas reais, naufrágios trágicos e tesouros escondidos, Giba traz para a exposição o retrato de sua origem, rodeado pela cultura tradicional caiçara da salga do peixe, pesca artesanal e confecção de canoas e redes. Além das festas religiosas, como a consagrada Congada de São Benedito da qual é um dos primeiros participantes. Sua influência passa ainda pela migração para São Paulo, onde consolidou sua técnica na fervorosa Praça da República nos anos 1970, e pela rica cultura nordestina, já que mora hoje em Fortaleza e integra a roda de artistas cearenses contemporâneos.

 

O artista teve como mentor o consagrado pintor basco Fernando Odriozola, que definiu influências decisivas para a consolidação de sua técnica. Os dois conviveram em Ilhabela e, inclusive, fundaram o primeiro movimento cultural do município, em 1967, quando criaram um ateliê coletivo que se tornou referência regional e berço para o tradicional salão de artes Waldemar Belisário, que completou 45 anos.

Um dos principais símbolos da cultura de Ilhabela, a Congada de São Benedito, foi retratada na tela “Ceia dos Congueiros”, em uma referência a Santa Ceia com pitadas da cultura africana. O quadro será rifado e o valor arrecadado será revertido para a Associação dos Congueiros de Ilhabela.

A obra é uma homenagem a São Benedito, único santo negro da igreja católica. Filho de escravos etíopes, o santo deixou suas marcas em Ilhabela, onde é conhecido por operar milagres e onde também a escravidão moveu a economia durante décadas. Houve um período no arquipélago que a população negra trazida em navios de todo o mundo era maior do que a de homens livres. Os descendentes dessa história ajudaram e formar a nação e a identidade caiçara e fundaram a Congada de São Benedito.

 

Workshop e Intervenção

 

Giba Ilhabela também preparou para seus 50 anos de carreira uma vivência especial, voltada às crianças. No dia 28 de abril, o artista vai conduzir uma pintura coletiva com 50 alunos da rede escolar. Ele vai abordar técnicas de desenho e pintura para que os estudantes recriem a obra “Armação” em uma releitura individual. A criança que fizer a melhor pintura será premiada e todos levarão medalhas para casa.

Na parte da tarde, o artista comanda uma intervenção urbana, retomando o movimento “Arte e Pensamento Ecológico”, criado na década de 1970. Levando em conta o momento ecológico desastroso em que vivemos, Giba retoma o movimento pioneiro que criou obras contundentes na crítica contra a exploração insustentável da natureza. Em uma época em que ainda pouco se falava destes problemas, Giba e seu grupo pintavam quadros retratando a morte de índios, animais e a destruição da flora brasileira. Ele conta que quase foi preso por abordar estes temas na época, mas também foi um dos primeiros a trazer à tona essa importante discussão.

 

 

Serviço

 

 

Exposição “50 Anos Fazendo Arte”

Local: Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci)

Endereço: Avenida Dr. Carvalho, n° 80 – Centro Histórico – Vila

Horário: Segunda a quinta, das 9h às 18h – Sexta, das 9h às 22h – Sábado, das 14h às 22h – Domingo, das 10h às 20h


Fonte: Assessoria de Imprensa Daniela Malara Rossi / Imagens Divulgação


  + Agenda

Cine Santana exibe filmes em homenagem a Charlie Chaplin
Filme Homem dos Sonhos, com Nicolas Cage, estreia dia 28 de março
Rapper francesa faz show gratuito em São José dos Campos



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Bar Westen House
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!