Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Ipem-SP encontra irregularidades em supermercados de São José dos Campos que vendem eletrodomésticos voltados à beleza

19/11/2019 ( Caderno: Espaço do Consumidor )

Ipem-SP encontra irregularidades em 14% das lojas
que vendem eletrodomésticos voltados à beleza

Em ação realizada na capital, ABC paulista e interior,
foram fiscalizadas 137 lojas e verificados 8.794 produtos

 

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, realizaram no período de 4 a 8 de novembro a operação especial “Que Beleza”, com o objetivo de analisar a presença do selo do Inmetro em eletrodomésticos voltados à beleza.

Publicidade

 

Durante a ação, realizada no comércio na capital, ABC paulista e interior do estado de São Paulo, foram verificados 8.794 produtos. Deste total, 209 (2,4%) estavam irregulares, levando à autuação dos comerciantes e fabricantes. Ao todo, fiscais do instituto visitaram 137 estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte e 19 (14%) continham irregularidades.

Além da capital, a ação também foi realizada nas cidades de Araçatuba, Bauru, Birigui, Catanduva, Guararapes, Olímpia, Penápolis, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, e Valparaíso.

A presença do selo do Inmetro foi analisada em produtos como aparelho para permanente de cabelo, barbeador elétrico, chapa elétrica (prancha, chapinha alisadora), depilador elétrico, ferro elétrico de enrolar cabelo, máquina elétrica de corte de cabelo e secador de cabelo. O selo é a garantia de que a mercadoria está de acordo com as normas de segurança e deve ser encontrado tanto nas embalagens quanto no corpo dos produtos. Também é obrigatório o símbolo de proibição de utilização dos produtos em água. 

O selo evidência que esses produtos possuem requisitos essenciais de segurança como: não permitem o choque elétrico, o aquecimento de partes capazes de queimar a mão do usuário, a fiação interna e o cordão de alimentação são adequados para o bom funcionamento do produto, os materiais utilizados não propagam fogo. Além da parte de segurança, também é evidenciada se a potência declarada no produto é válida e a resistência mecânica em caso de quedas eventuais. Em secadores de cabelo também é necessário a presença do selo ruído, que informa o nível de potência sonora do eletrodoméstico.

“Nossas equipes trabalham de maneira intensa para coibir irregularidades e proteger o consumidor nas suas relações de consumo. Nesta operação, por exemplo, foi verificado a existência do selo do Inmetro nos produtos, uma garantia que esses itens passaram por diversos ensaios, devido ao processo de certificação, tornando-os seguros para quem for utilizá-los”, explicou o superintendente Ricardo Gambaroni.

 

Capital

 

Na capital paulistana foram analisados 1.039 produtos e encontradas irregularidades em 36 (3,5%). No total, os fiscais do Ipem-SP visitaram 21 estabelecimentos e encontraram erros em 2 (10%).

 

Interior

No interior foram analisados 7.755 produtos e encontradas irregularidades em 173 (2,2%). No total, os fiscais do Ipem-SP visitaram 116 estabelecimentos me encontraram erros em 17 (15%).

As irregularidades encontradas envolviam a falta do selo do Inmetro. Os estabelecimentos comerciais com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentação da documentação de procedência e posteriormente apresentarão a defesa junto ao IPEM-SP. As multas podem variar de R$ 800 a R$ 30 mil, dobrando em casos de reincidência.

Em São José dos Campos foram encontradas irregularidades nos seguintes locais:

- COOP - COOPERATIVA DE CONSUMORUA RUI BARBOSA, 837 - SANTANA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
SECADOR ELÉTRICO DE CABELO/ GAMA
AUSÊNCIA DO SELO (SECADOR DE CABELO EXPOSTO À VENDA FORA DA EMBALAGEM, SEM OSTENTAR O SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE)

- MAKRO ATACADISTA S/ARUA PATATIVA, 280 - VILA TATETUBA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
SECADOR ELÉTRICO DE CABELO/ MONDIAL
SEM A APOSIÇÃO DO SELO RUÍDO

Acesse https://bit.ly/2r0Sz2O para conferir as irregularidades encontradas na capital e https://bit.ly/35nrwOf no interior.

 

Orientação para o consumo

 

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.

 

Ipem-SP

 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.


Fonte: Ipem-SP / Fotos Reprodução


  + Espaço do Consumidor

Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Alpargatas
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!