Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 19 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



CROSP: Os perigos do álcool para a saúde bucal

18/02/2020 ( Caderno: Seção Saúde )

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)
alerta para os problemas decorrentes da ingestão
de bebidas alcoólicas

 

O consumo frequente de bebidas alcoólicas está associado a diversos danos ao organismo. Um dos aspectos importantes são os prejuízos que a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas traz para a saúde bucal. Doenças periodontais, mau hálito e câncer de boca são os danos mais recorrentes.

“A visita regular ao periodontista é fundamental para educar e alertar o paciente sobre os riscos do álcool, como o desenvolvimento do alcoolismo e riscos para a saúde em geral”, alerta Luciana Scaff Vianna, cirurgiã-dentista e integrante da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Publicidade

 

Problemas bucais

O álcool desidrata o corpo e também é diurético, o que propicia a diminuição do fluxo salivar na boca. A saliva, por sua vez, tem efeito protetor e ajuda no combate à proliferação de bactérias. “O aumento de microrganismos na boca, quando está seca, causam placa bacteriana e mau hálito. A placa aumenta o risco de cárie, bem como o agravamento de doenças periodontais”, frisa Luciana. 

A erosão dentária é um problema bucal comum para aqueles que bebem frequentemente, pois a acidez das bebidas alcoólicas leva à perda de cálcio e ao enfraquecimento do esmalte do dente. Também vale ressaltar as manchas nos dentes causadas pelo vinho tinto – elas surgem após os pigmentos (corantes) existentes na bebida entrarem em contato com a dentina exposta.

Risco de câncer é maior

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) mostram que o hábito de consumir bebidas alcoólicas e fumar em excesso aumentam em até 20 vezes o risco de desenvolvimento do câncer de boca e orofaringe. 

Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Porém, aos indivíduos que fumam e bebem constantemente, é importante observar sinais como manchas brancas ou vermelhas na mucosa da boca, aumento de volume na boca e na região da cabeça e do pescoço e feridas que se assemelham a aftas e não cicatrizam após 21 dias.

Quais cuidados devem ser tomados

A higiene bucal diária, com o uso de escova, creme e fio dental é fundamental para prevenir os problemas citados, principalmente nos casos em que se consome álcool com certa frequência.

Luciana também destaca outra medida: “Beber água durante o consumo de bebidas alcoólicas também ajuda no controle do fluxo salivar e de doenças bucais”.

As visitas periódicas a(ao) cirurgiã(o)-dentista garantem um diagnóstico precoce de qualquer alteração bucal, o que permite um tratamento mais eficaz. “A(o) profissional também pode informar e esclarecer dúvidas do paciente sobre como diminuir o consumo e medidas para beneficiar sua saúde”, destaca a cirurgiã-dentista.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 130 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.


Fonte: Agência Galo / Foto Divulgação Ministério da Saúde


  + Seção Saúde

Combate à obesidade vai muito além da luta individual para mudar o estilo de vida, afirmam cientistas



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal: Assista ao filme BRINQUEDO IMAGINÁRIO!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem London Bar
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim
+ Seção Saúde
Imagem Combate à obesidade vai muito além da luta individual para mudar o estilo de vida, afirmam cientistas

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!