Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Aventuras nas Regiões Tchecas: Boêmia do Norte

04/08/2020 ( Caderno: Turismo Diferente! )

As montanhas e cidades rochosas que compõem o Maciço Central Tcheco são os protagonistas desta região, localizada ao norte de Praga, chegando à fronteira com a Alemanha. Os destaques incluem o Parque Nacional da Suíça da Boêmia, as montanhas Jizerské hory e o Paraíso Tcheco. Essas maravilhas naturais dão origem a várias atividades esportivas na região, como esqui, caminhada, ciclismo, rafting, canoagem, corrida etc. A proposta é complementada por cidades históricas, uma longa tradição na fabricação de vidro tcheco, bijuterias e joias de granada. Bem-vindo às regiões de Ústí nad Labem e Liberec.

Dados básicos:
Localização:
120 Km. desde Praga, 70 Km desde Dresden, 270 Km desde Berlim.
Experiências / Aventuras:
Natureza. Férias. Cristal e bijuteria. Arquitetura. História.

Boêmia do Norte: os mistérios das cidades rochosas e todo esplendor da natureza tcheca

 

1) Tesouros Naturais

Suíça da Boêmia

Paisagem mística com florestas de pinheiros e vales espessos nos quais se destacam torres rochosas, túneis, muros, falésias, cidades de rochas e labirintos. Este é exatamente o Parque Nacional da Suíça da Boêmia. O império das rochas é o lar de animais raros e plantas maravilhosas.

A história desta área começa muitos milhões de anos atrás, quando neste lugar havia  um mar pouco profundo.

Um dos portais para essa paisagem única é Hřensko, de onde partem vários passeios turísticos para os vales próximos. Parte do caminho passa pelo labirinto de rochas, túneis e pontes. Algumas partes só podem ser atravessadas em embarcações dirigidas por um barqueiro. O estreito romântico através do qual a luz brilha, com seus altos muros de pedras cobertas de musgo e samambaia, é irresistível.

Paraíso da Boêmia

Uma harmonia única de cidades rochosas bizarras, pinhais profundos, castelos e palácios majestosos. Vistas infinitas, trilhas para caminhadas e ciclovias através de rochas românticas de arenito. Siga os passos do comandante Alberto de Wallenstein. Visite o Palácio Hrubá Skála e caminhe pelo Bohemian Paradise Gold Trail até o Castelo Trosky.

A rota principal começa e termina ao lado do palácio Hrubá Skála, localizado em duas rochas de arenito. Através de um agradável caminho no bosque, siga do mirante chamado Adamovo lože, (Cama de Adão), em direção ao castelo de Wallenstein. Uma vista panorâmica do Palácio Hrubá Skála pode ser desfrutada a partir do mirante Mariánská vyhlídka, de onde você pode ver, se o tempo estiver favorável, até o mirante único de Ještěd nas montanhas Jizerské hory. O castelo de Wallenstein propriamente dito, construído pelos ancestrais dos senhores de Wallenstein, é o castelo mais antigo do paraíso boêmio. Para voltar, tome a Trilha Dourada do Paraíso Boêmio que leva de volta ao palácio, passando primeiro pelo mirante U Lvíčka e ao longo do bosque de Bukovina, que abriga muitas árvores únicas, e chegue de volta ao palácio Hrubá Skála.

A grande montanha

Para subir à clina de Ještěd,  pegue o confortável teleférico na cidade de Liberec. O edifício moderno que hoje se encontra em cima de Ještěd é obra do arquiteto tcheco Karel Hubáček. A originalidade do trabalho logo cruzou as fronteiras da República Tcheca. Seu autor foi premiado com o "Oscar" arquitetônico, o prestigiado Prêmio Parett. Você verá que, opticamente, a construção constitui um acabamento perfeito da montanha, encaixando-se elegantemente na paisagem.

Se você quiser experimentar algo verdadeiramente único, pode ficar em Ještěd desfrutando de uma estadia romântica com vistas inesquecíveis. No verão, Ještěd é um ponto de partida perfeito para visitar as montanhas Jizerské hory, o spa Lázně Libverda ou os maravilhosos palácios de Frýdlant e Sychrov. No inverno, você pode aproveitar as pistas de esqui alpino e cross-country, o teleférico e um centro de esqui de trampolim.

Cidades de Rochas

As rochas Adršpach-Teplice estão entre as formações rochosas mais visitadas da República Tcheca. Você pode atravessar desfiladeiros rochosos, descobrindo as formas das rochas ou deixar-se arrastar pelas águas navegando ousadamente em um barco nas proximidades das rochas.

As rochas estão localizadas no triângulo entre as aldeias de Teplice nad Metují e Adršpach e a colina Čáp, que se eleva acima da vila de Skály. Talvez nem pareça que você está caminhando ao longo do fundo de um antigo mar. É que após o desaparecimento do Mar Cretáceo, foram criados neste local dois grupos únicos de cidades rochosas que são separadas pelo barranco Vlčí rokle, o Barranco do Lobo.

Reserve pelo menos três horas para o circuito de Teplice Rocks. Ao longo do caminho, você encontrará formações rochosas com nomes apropriados, como Housenka, (lagarta), Řeznická sekera, (machado do açougueiro) ou Golem. Não perca o sabor da adrenalina subindo escadas que o levarão às ruínas do Castelo Střmen, adaptadas a uma plataforma de observação. Seus passos também o levarão ao fundo da gigantesca e delicada Torre de Vigia, um dos símbolos das rochas de Teplice. Na encruzilhada perto da Sibéria, suba a escada de pedra e você alcançará a Capela da Rocha, através da Grande Praça do Templo, e depois de atravessar uma passagem estreita entre no Lví klec, a Gaiola do Leão , de repente, você estará no Jardim de Krakonoš (espírito mitológico das montanhas de Krkonoše).

 

2) Três pérolas do Norte

Liberec

Abraçada pelas montanhas Jizerské hory, a cidade não poderia estar situada num local mais bonito. A cidade de Liberec, no norte da Boêmia, é o local ideal para passar férias em qualquer época do ano, oferecendo inúmeras opções atraentes de turismo ativo, cultural, mas também de lazer. Acredite e aproveite o melhor da cidade, sob a montanha Ještěd!

Em Liberec, é difícil decidir o que fazer primeiro. A maioria dos visitantes inicia seu tour pela cidade na praça principal. Aqui, à primeira vista, você ficará impressionado com o majestoso panorama das torres delgadas da Prefeitura de Liberec, cuja aparência lembra mais a de uma catedral gótica. Você tem a impressão de ter visto isso antes? Pode ter sido em Viena porque sua irmã é ainda mais famosa. A alguns passos daqui, há um lugar onde você se sentirá por de um momento como em um conto de fadas, nas chamadas casas Wallenstein, belos edifícios em enxaimel do século XVII.

Você também não pode perder museus locais. Na Galeria Regional, poderá admirar obras do impressionismo e cubismo tcheco, além de obras de arte de pintores franceses, holandeses e flamencos. Mas o museu mais impressionante de Liberec é o ostentoso Museu do Norte da Boêmia, que fica em um belo edifício neorrenascentista. Além de exposições dedicadas à natureza e à história, você pode ver aqui uma mostra de cristal e joias e,  entre essas belezas, um conjunto de chá, cubista e único.
Paqr quem gosta de exposições mais interativas, há o parque de QI. Experimente andar por um cilindro giratório ou uma sala inclinada, criando uma impressão de leveza do seu corpo ou quem sabe entrar em uma gigantesca bolha de sabão.
 
Ústí nad Labem

Esta cidade é ideal para realizar várias aventuras na sub-região que leva seu nome. Acima do rio Elba, fica a majestosa ruína do castelo Střekov; outro monumento importante é a igreja neogótica de Nossa Senhora da Assunção.

Para chegar à mansão Větruše, que possui um restaurante com terraço, use um meio de transporte não convencional: um teleférico que sai do shopping Forum, percorrendo 330 metros, inaugurado em 2010. Uma viagem excepcional espera por você. Seja na cidade ou no campo. Também merece atenção a Ponte Mariano, incluída pela renomada revista Structural Engineering International entre os dez edifícios mais bonitos do mundo na última década do século XX.

Teplice: relax ao estilo tcheco

Teplice é uma cidade termal localizada a apenas 20 minutos da cidade de Usti nad Labem. As fontes termais locais são utilizadas desde o século XII, o que faz deste lugar uma das mais antigas cidades termais de toda a Europa. Venha relaxar, cercado pela bela paisagem das montanhas Krušné hory e experimente um ambiente único, onde o tempo passa lenta e agradavelmente.

As fontes termais de Teplice são usadas para curar doenças do sistema músculo-esquelético, doenças neurológicas, mas também de circulação, coração e vasos sanguíneos. Seus efeitos curativos foram descobertos por séculos também por personagens como Chopin e Liszt ou o poeta alemão Goethe. Foi durante sua estadia em Teplice que Ludwig van Beethoven também escreveu a famosa carta endereçada à sua "amada imortal".

 

3) História, arquitetura, tradições

Terezín

O monumento de Terezín compreende um complexo de edifícios localizados nas duas margens do rio Ohře. Suas principais partes são a Grande e Pequena Fortaleza, construídas de acordo com o conhecido projeto da escola francesa na cidade de Mezières.

A história sombria de Terezín se desenrolou durante a Segunda Guerra Mundial. O sofrimento diário e as condições de vida subumanas das dezenas de milhares de judeus que foram deportados para este lugar estão presentes a cada passo. Passeie pelos antigos locais de acomodação, a conhecida capela no Magdeburg Barracks, o Columbarium com seu salão cerimonial e o Museu do Gueto. As placas comemorativas e cemitérios em torno de Terezín lembram as tristes histórias daqueles que estiveram presos neste local.

Sychrov

Você pode visitar o palácio neogótico de Sychrov ao longo do ano. Suas exposições o aproximarão do estilo de vida da nobreza na segunda metade do século XIX. Naquela época, o palácio floresceu como a residência da linhagem principesca dos Rohan, que chegaram à Boêmia vindos da Bretanha Francesa. Em Sychrov, você verá inúmeras coleções valiosas: como a de pinturas francesas e retratos de vidro tcheco, gravados e pintados dos séculos XVIII e XIX. No parque inglês do palácio, você pode admirar os reis dos céus: águias e falcões, além de corvos e corujas, cujas habilidades serão demonstradas por um falcoeiro experiente. No recinto, há também um mirante do príncipe herdeiro Rodolfo e as ruínas românticas do castelo de Arturo.

Cristal, bijuteria e granada tchecos

Quer levar uma lembrança ou presente tcheco? Você não vai errar com o cristal tcheco, se escolher copos de vinho, joias de cristal, joias, luminárias ricamente decoradas ou obras de artistas de design contemporâneo. Lojas de cristal tradicionais são encontradas em Praga, Karlovy Vary e em quase todas as outras cidades.

Para obter o original cristal de Moser viaje a Karlovy Vary

A fábrica Moser de cristal de Karlovy Vary está por tras do renome mundial do cristal tcheco, que se tornou sinônimo de qualidade e tradição. Foi fundada em 1857 e seus produtos ainda são considerados entre os melhores do mundo.

Museu de cristal e bijuteria em Jablonec nad Nisou

A beleza delicada de joias de cristal e bijuterias  é uma marca registrada de Jablonec. Na cidade sob as montanhas Jizerské Hory, a tradição de joias e cristal se desenvolveu desde o século XVI. No Museu do Vidro e Joias, artesanato incomum com coleções de cristal, joias, moedas, medalhas, placas e a Galeria de Joias Belveder.

Na fábrica, vendo nascer o cristal

Você quer ver com seus próprios olhos os lugares onde nascem belas peças do tradicional  cristal tcheco da mais alta qualidade, em designs clássicos e modernos? Então você tem que ir a algumas das fábricas de cristal. Em Harrachov, você descobrirá a fábrica Novosad, fundada no início do século 18 e, portanto, uma das mais antigas da Tchéquia.

Torne-se um aluno de artesanato de cristal

Interessado no vidro e sua produção? Então o melhor lugar para você é o Ajeto Glass Complex em Lindava, perto de Novy Bor. A fábrica de cristal especial, única, exclusiva, misteriosa e admirável oferece cursos de trabalho em vidro sob a orientação de experientes sopradores de vidro.

 

4) Viajar com programação ativa

Corrida: Maratona de Mattoni 1/2 Ústí nad Labem
Set. 19, 2020

Este evento leva os corredores ao longo do rio Elba, vendo a parte central da cordilheira da Boêmia. Além disso, existe a surpreendente situação, de quase ficção científica, da paisagem industrial de Ústí nad Labem. Frequentemente, os corredores escolhem corridas diferentes para poder fazer alterações no cenário e não há outro lugar como Ústí nad Labem para oferecer ao corredor o maior número de alterações, quilômetro a quilômetro.

Mattoni Liberec: Corrida pela natureza
04 Out 2020

Cercada pela natureza e pelas montanhas, essa corrida acontece em algumas das estradas que atravessam as montanhas da região. Nada complicado, simplesmente espetacular.

Ciclismo

Se o que você quer é desfrutar de férias em bicicleta no meio da natureza, esqueça suas preocupações e desfrute de uma viagem longa e descontraída, cheia de locais históricos e paisagens incríveis, depois siga para os rios. Muitos rios tchecos têm excelentes ciclovias, graças às quais você descobrirá cidades históricas, relíquias arquitetônicas e natureza incrível.

Uma das mais populares é a rota Labská stezka, que começa na nascente do rio Labe, em Krkonoše, e passa por cidades medievais como Mělník ou Brandýs nad Labem até as fascinantes formações rochosas da Suíça da Boêmia. Essa rota é preferida por famílias com crianças e ciclistas de longa distância porque seu perfil de elevação não é muito exigente. Você pode ingressar na rota antes de chegar a Mělník, a partir de Praga ou, se decidir fazer a rota na direção oposta, poderá ir deste ponto para a capital.

Esqui

Desfrute de encostas perfeitamente cuidadas, ao lado de um dos edifícios mais originais da República Tcheca. Este é o complexo esportivo Ještěd. Uma moderna estação de esqui alpino, um parque de neve europeu, um circuito de esqui de fundo que recebe um campeonato mundial de esqui clássico e muito mais estão esperando por você aqui.

 

Itinerário recomendado (5 dias)

Dia 1: Paraíso Boêmio - Turnov
Dia 2: Liberec - Ještěd.
Dia 3: Palácio Sychrov - Jablonec (Vale do Cristal) - Nový Bor.
Dia 4: Ústí nad Labem - Teplice - Terezín
Dia 5: Suíça Boêmia.

A melhor época para viajar é de abril a outubro para aproveitar o clima e as atividades ao ar livre; considere que no verão pode haver chuvas. Para esquiar, considere meados de dezembro e início de março.

Descubra outras regiões tchecas na página https://czechtourism.com/br/press/releases/.


Fonte: Luiz Fernando Destro - Czechtourism


  + Turismo Diferente!

Catedral de Sainte-Cécile em Albi, França. Por Sonia Cury - Parte 2
Canal Turismo Diferente: Flashes de Toulouse, França. Por Sonia Cury - Parte 1 - Feira
Vale Histórico - Parte 2 - São José do Barreiro e Bananal
Vale Histórico - Parte 1 - Silveiras e Areias
Visita do Canal Turismo Diferente ao complexo Roland Garros em 2013
Rota dos Vinhos na Alsácia, França
Praia da Baleia, São Sebastião, São Paulo
Ushuaia, Argentina. Por Willian Souza Barboza e Rose Nader Elkhouri
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE VI
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE V
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE IV
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE III
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE II
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE I
Portal São José no Sul - Parte 12: Continuação de Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 11: Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 10: Estrada entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC)
Acesse fotos exclusivas: Puerto Varas, comuna e cidade do Chile, localizada na Região de Los Lagos
Fotos exclusivas: Curarrehue é uma comuna do Chile, da Província de Cautín
Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos
Conheça um roteiro de carro para Búzios sem entrar na capital do Rio de Janeiro para quem parte de São José dos Campos
Parque Bois de Boulogne em Paris, França



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem London Bar
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!