Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Cine Debate apresenta Cidadão Kane. Projeto é da Associação Paulista de Medicina

15/09/2020 ( Caderno: Agenda )

 

Em setembro, o tradicional Cine Debate da Associação Paulista de Medicina (APM) chega a sua terceira edição da versão online. Dessa vez, o filme escolhido foi o clássico Cidadão Kane (1941).

            A temática abordada será “Inveja, oportunismo, megalomania e suas repercussões na sociedade” e o debate acontece através da plataforma Zoom em 18 de setembro, às 20h.

            “O filme tem tudo a ver com essa relação. Além disso, também foi eleito porque é um clássico do cinema, uma obra de muita qualidade, interessante e com valor histórico”, comenta Wimer Bottura Junior, médico psiquiatra, psicoterapeuta, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e coordenador do projeto Cine Debate há 22 anos.

Publicidade

            Aclamado pela crítica, Cidadão Kane retrata a história do poderoso magnata da imprensa norte-americana Charles Foster Kane, que morre após pronunciar “Rosebud”. A curiosidade de uma jornalista sobre a enigmática palavra é o ponto de partida do filme. Ela começa a entrevistar várias pessoas que conviveram com Kane e, aos poucos, a história do magnata vai sendo revelada: dono de uma grande fortuna, investiu milhões de dólares em um jornal diário e manipulou o público de acordo com seus interesses. Com o tempo, ele acabou tornando-se um homem poderoso na política também.

            A ideia é levantar a discussão sobre valores. “O tema principal será ambição, vaidade, grandiosidade e os valores das pessoas nessa situação. Qual o preço que se paga pela vaidade ou ambição?”, explica Wimer.

Além disso, a imprensa também será pauta. “O filme aborda muito a questão do dono do jornal e veículos de comunicação. Então, também falaremos sobre a ética da imprensa, os valores e princípios, visto que está em processo de mudança no momento”, completa.

            Para enriquecer ainda mais a conversa, o Cine Debate contará com a presença de convidados especialistas: Jeffis Carvalho, jornalista e pesquisador de cinema, e Ignácio Gerber, psicanalista.

            A inscrição é feita através do link. Basta cadastrar com os dados requisitados e, após a conclusão da inscrição, o participante receberá um e-mail de confirmação com as informações para assistir ao debate. Essa é uma ótima oportunidade para refletir e rever conceitos.

CONVIDADOS

Jeffis Carvalho é jornalista pela PUC de São Paulo. Foi roteirista do programa Saia Justa, do GNT. Foi consultor de Planejamento e Conteúdo da The Group Worldwide Partners; diretor de Criação do Telecurso TEC, telecurso profissionalizante da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Centro Paula Souza; dirigiu a área de Criação de Projetos Corporativos da GW Comunicação; foi diretor executivo, diretor de operações, diretor de criação e roteirista da TV1 Comunicação; foi roteirista na Fundação Roberto Marinho. É pesquisador de cinema, colunista do Estado da Arte, plataforma de Cultura e Ideias do Estadão e consultor de comunicação.

 

Ignácio Gerber, psicanalista exercendo sua prática em São Paulo. Membro efetivo e docente na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Livros e artigos publicados no Brasil e exterior. Violoncelista e regente coral.  Na área do cinema foi produtor associado dos filmes, entre outros, “Rei da noite” e “Lucio Flavio” de Hector Babenco, “Uma transa amazônica” de Jorge Bodanski e “Ori” de Raquel Gerber no qual fez a direção musical.

 

 

Filme: Cidadão Kane

Debate: 18 de setembro de 2020, sexta-feira, 20h00

Direção: Orson Welles Elenco:  Agnes Moorehead, Buddy Swan, Dorothy Comingore, Erskine Sanford, Everett Sloane, Fortunio Bonanova, George Coulouris, Georgia Backus, Gus Schilling, Harry shannon, Joseph Cotten, Orson Welles, Paul Stewart, Philip Van Zandt, Ray Collins, Ruth Warrick, Son

Duração: 119min / Drama. EUA, 1941.

 

Sinopse: O poderoso Charles Foster Kane morre após pronunciar a enigmática palavra "Rosebud". E este é o ponto de partida do filme: um jornalista tenta descobrir quem ou o que é "Rosebud" e, para isso, vai entrevistar várias pessoas que conviveram com o magnata. Assim, a história vai sendo contada: dono de uma grande fortuna, Kane investe milhões de dólares num jornal diário e torna-se o maior magnata da imprensa norte-americana, manipulando o que publica de acordo com seus interesses. Aos poucos, ele se torna um homem poderoso também na política.

 

Importante: o filme está disponível no Youtube, pedimos que seja assistido antes do debate, pois não será apresentado pela APM.  

(https://www.youtube.com/watch?v=bu5VOsWpka0)

 

Acesso: ID - 996 2289 1369
Link de Registro:
https://zoom.us/webinar/register/WN_edBgcSNOQ2Gfenj4iZSTfQ

Mais informações: cultural@apm.org.br | www.apm.org.br


Fonte: Acontece Comunicação e Notícias


  + Agenda

Show de Zizi Possi em comemoração aos 100 anos do Parque Vicentina Aranha



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Restaurante Vila Velha (Fundada em 1968)
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!