Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                               Segunda, 30 de Junho de 2025
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Saúde masculina: a importância de uma cultura preventiva durante e pós-pandemia. Por Dr. Geraldo Faria, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia

18/11/2020 ( Caderno: saude )

O contgio do novo coronavrus no s impactou a rotina do mundo todo, como afetou intensamente a atividade mdica. Parte expressiva dos profissionais de sade passou a dedicar-se exclusivamente ateno dos pacientes infectados. Unidades hospitalares tiveram que adaptar seus ambulatrios e enfermarias para atender aos acometidos pela doena. Estas mudanas diminuram de forma drstica a capacidade da rede de sade em prestar atendimento s pessoas portadoras de outras patologias que tiveram postergadas suas consultas, tratamentos e cirurgias.

No Brasil, houve uma queda de 70% nas cirurgias oncolgicas e uma reduo de at 90% das bipsias enviadas para anlise. Estima-se que ao menos 50 mil brasileiros deixaram de receber diagnstico de cncer nos dois primeiros meses de pandemia, ou seja, entre maro e maio deste ano, de acordo com dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncolgica (SBCO) e Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) junto aos principais servios de referncia do pas, nas redes pblica e privada.

Publicidade

Outro dado, o do ICESP – Instituto do Cncer do Estado de So Paulo, estimou uma reduo de 50% no nmero de diagnsticos de cncer no Pas e que, s no ms de abril, 70% das cirurgias para tumores malignos foram adiadas naquela instituio. Acrescente-se a esse quadro a insegurana da populao que evitou procurar os servios de sade por medo da exposio a ambientes potencialmente contaminados e a um maior risco de infeco pelo coronavrus.

Esta situao acabou resultando no retardamento do diagnstico de doenas cujo sucesso do tratamento depende muito de uma identificao precoce do problema, principalmente as neoplasias malignas.

J o INCA - Instituto Nacional do Cncer estima que, em 2020, ocorram no Brasil cerca de 65.840 casos novos de cncer de prstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de aproximadamente 63 casos novos a cada 100 mil homens. Utilizando-se os dados do ICESP referentes reduo da deteco de cncer neste perodo, provvel que mais de 30.000 homens deixaram de ter o diagnstico de cncer de prstata neste perodo.

preocupante para uma patologia cuja cura est diretamente ligada sua identificao precoce. O cncer de prstata o segundo tumor maligno mais comum entre os homens, perdendo somente para o cncer de pele no melanoma. a segunda maior causa de bito oncolgico no sexo masculino, sendo o sexto tipo de cncer mais freqente no mundo. Estima-se que, quase 25% dos portadores de cncer de prstata, morrem devido doena.

Infelizmente, cerca de 20% dos pacientes portadores da neoplasia ainda so diagnosticados em estgios avanados quando no h mais chances de cura. Diversos estudos tm demonstrado que os homens so os mais vulnerveis s enfermidades do que as mulheres, especialmente as doenas crnicas e graves, e por esta razo morrem mais cedo. A cultura patriarcal, vigente na nossa sociedade, estimula um comportamento at irresponsvel dos homens que resistem em cuidar da sade com a convico que so imunes e resistentes a quaisquer doenas.

A falta de uma cultura preventiva que valorize o autocuidado, o medo da descoberta de uma doena e a possibilidade de ter que se submeter a um tratamento, bem como a vergonha em realizar procedimentos clnicos e de se expor a um profissional da sade so alguns elementos que tornam os homens mais resistentes a procurarem atendimento mdico.

Um estudo realizado no Centro de Referncia da Sade do Homem, rgo da Secretaria de Sade de So Paulo, mostrou que 60% do total de pacientes recebidos naquela unidade j apresentavam doenas em fase avanada e necessitavam de atendimento de maior complexidade.

Neste momento em que ainda temos motivos para nos preocupar com a pandemia, devemos, mais do que nunca, aproveitar o Novembro Azul para incentivar os homens a vencer a barreira do preconceito. E importante que os mdicos entendam que a avaliao peridica da prstata no se encerra em si mesma, mas tambm representa uma oportunidade nica para que os homens sejam investigados, orientados e tratados de outros problemas que possam estar comprometendo sua sade.

* Dr. Geraldo Faria presidente da Sociedade Brasileira de Urologia — regional So Paulo membro da Associao Americana de Urologia e da Associao Europeia de Urologia


Fonte: Magnitude Comunicação / Foto Divulgação


  + saude



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!