Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Produtora de São Francisco Xavier aposta em canal do Youtube

07/05/2021 ( Caderno: Matérias )

Margarida passa horas debulhando
as raízes de açafrão para fazer tempero

Foto: Adenir Britto/PMSJC

 

Bem antes do sol, ela já está de pé, na horta, regando tudo para proteger as hortaliças do frio da Serra da Mantiqueira. Margarida da Silva tem 51 anos e praticamente nasceu sabendo lidar com a terra.

Criada na roça, em São Francisco Xavier, herdou dos pais, desde muito pequena, as técnicas do plantio e seus segredos. A história da vida dela está ali, para quem quiser ver, em cada couve ou alface que cresce bonito, como mágica, na horta que sustenta a família.

Publicidade

Em uma viela do bairro Barreiras, há uma placa minúscula, escrita a mão, informando que a Margarida vende verduras, temperos e artesanato. E até seis meses atrás, era assim que as pessoas chegavam à casa dela.

Mas graças à filha Bruna Silva Alves, de 24 anos, e ao apoio de amigos, a história mudou. Margarida passou a mostrar na internet como é a vida na roça. A simplicidade e a beleza do campo atraíram muita gente para o novo canal do Youtube.

Hoje, Margarida e sua horta têm quase 12 mil seguidores. Os vídeos, com milhares de visualizações, mostram com leveza a rotina do plantio e da colheita, dão dicas sobre mudas e transmitem um pouco do rico conhecimento que ela tem. Um prato cheio para quem gosta de plantas.

Renda

Com a internet, Margarida aumentou a renda e gerou oportunidades. “Virei cinegrafista”, conta a filha, responsável por fazer os vídeos da mãe na horta, editar, colocar as trilhas, e postar na plataforma.

Bruna orienta a mãe sobre o que falar, faz as perguntas dos seguidores e também cai na risada, junto com Margarida, quando os imprevistos acontecem. “Às vezes eu tropeço, me atrapalho, mas estou achando bom. Já fiquei sem vergonha”, se diverte Margarida.

No dia a dia no sítio, tudo que ela toca, vira ouro. Ou quase isso. O sabão medicinal de cinzas virou o campeão de vendas e ajuda nas despesas da casa. “Teve dia que colocamos vinte encomendas no Correio”, conta orgulhosa. Sementes, tempero, açafrão e tudo que dá vai pelos Correios. “Só não dá para mandar as verduras”.

Mas se a verdura não vai até o cliente, não tem problema. Aos fins de semana muita gente bate na porta da casa da Margarida para buscar o que sai fresquinho da horta. “Tem gente que vem de São Paulo e ainda quer tirar foto”, diz, surpresa.

A vida na horta, com sua fascinante simplicidade, tem realmente muitos encantos e os comentários dos vídeos são prova disso. Dá até para ouvir o som dos passarinhos e sentir, de longe, o frescor das manhãs na Serra da Mantiqueira.

Margarida e outros 22 produtores de São Francisco fazem parte de uma associação que viabiliza as vendas de cestas, também pela internet. Foi a maneira encontrada durante a pandemia para escoar toda produção.


Fonte: Prefeitura de São José dos Campos / Fotos Divulgação


  + Matérias



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Alpargatas
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!