03/09/2021 ( Caderno:
Educação )

Jogo de Trilha ensina sobre preveno a obesidade
*Colaborou a estagiria Rafaela Oliveira
Investindo em atividades ldicas e de orientao, a Prefeitura de So Jos dos Campos inicia o ms de setembro inserindo no sistema pedaggico um jogo de trilha desenvolvido por profissionais da Secretaria de Sade.
Brincando, alunos da Fundhas e do Ensino Fundamental da rede estadual aprendero sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sustentabilidade.
Publicidade

O jogo chega com o marco do ms laranja de conscientizao para a preveno da obesidade infantil.
Setembro laranja foi institudo pela Sociedade de Pediatria de So Paulo. Em So Jos, o objetivo sensibilizar a populao, os familiares, equipe multidisciplinar da Ateno Primria Sade, professores da rede pblica de ensino e da Fundhas (Fundao Hlio Augusto de Souza) sobre a necessidade de alimentao adequada, prtica de atividade fsica e equilbrio emocional para a preveno da obesidade infantil e formao de hbitos que proporcionam melhoria da qualidade de vida das crianas.
Excesso de peso corporal considerado um dos fatores de risco para o desenvolvimento de futuras doenas crnicas. Quanto maior o tempo em que a pessoa permanecer acima do peso, piores so as consequncias para a sade em idades mais velhas, chamando ateno para as enfermidades causadas pelo sobrepeso.