Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quarta, 21 de Fevereiro de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Escola de São José dos Campos realiza abordagem socioemocional e xadrez humano

13/09/2023 ( Caderno: Educação )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos representaram as peças no tabuleiro
montado na Emefi Leonor, na Vila Industrial
- Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 

Na Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão, que fica na Vila Industrial (região leste), os alunos e professores usam de muita criatividade, técnicas de raciocínio lógico e autoconhecimento para auxiliar os estudantes a se prepararam para o Saeb 2023, que será no final do ano letivo.

Nesta terça-feira (12), a equipe gestora da escola, em parceria com o psicólogo e os professores, organizou uma partida de xadrez humano, tendo os alunos representando as peças em um tabuleiro montado no pátio. A atividade diferente motivou todos, teve presença garantida dos estudantes, jogadas coletivas e muita troca de aprendizados.

Publicidade

"O xadrez humano é mais uma das atividades que estamos trabalhando com alunos que irão fazer o Saeb e acontece em parceria com o psicólogo da escola com foco para o pensamento estratégico, imaginação, trabalho em equipe e as habilidades e competências socioemocionais", explica a orientadora educacional, Jennifer Galvão César. 

"O engajamento foi grande, os alunos se empolgaram, se prepararam e participaram animados. Isso nos mostra que estamos em um caminho certo", destaca. 

"Nós estamos vindo de um processo no qual trabalhamos o autoconhecimento e aprendemos a lidar com os sentimentos, tudo em prol da aprendizagem. Essa é uma das atividades que trabalha também a autonomia, cidadania e o protagonismo dos alunos, que participam muito bem, se envolveram, se ajudam e treinam o raciocínio lógico", conta o psicólogo da escola Carlos Eduardo Xavier Lopes.

"Essas habilidades são importantes para a formação dos alunos, especialmente nesse momento de simulados em preparação ao Saeb, pois treina também foco, concentração, paciência, responsabilidade e autoconfiança", disse Carlos. 

Alunos aprovam

Outras vantagens do xadrez são: concentração, desenvolvimento da tomada de decisões, trabalho da paciência, memória, capacidade de planejamento, autoconfiança, respeito às adversidades, responsabilidade, versatilidade e melhoras na Matemática. 

Sophia Passos Teles, 13 anos, está no 8º ano e já quer se preparar para o ano que vem, quando fará o Saeb e irá concluir sua formação no Ensino Fundamental, com destaque para Matemática, uma de suas matérias preferidas. 

"Aprendi a jogar xadrez com meu primo e achei esse projeto uma ótima ideia. O xadrez traz muitos benefícios para a vida dentro e fora da escola. Eu até pesquisei que os alunos que jogam xadrez têm uma melhora de 30% em matemática, porque trabalham a estratégia. Sinto que já tive uma melhora nas aulas de matemática e em outras matérias da escola. Hoje no xadrez humano fui o Peão no jogo", contou Sophia.

"Foi muito legal participar dessa atividade, com trabalho em equipe na hora de montar as peças e fazer as roupas, depois ensaiamos e deu tudo certo. Jogo xadrez desde pequeno e acho muito importante para o pensamento lógico e a memória. Nosso xadrez é diferente, porque as peças são humanas e trabalha muito a questão do trabalho em equipe e da cidadania", comenta Cauã Ribeiro, 14 anos, do 9º ano. 

"Para mim, a Jornada Saeb é muito importante, com a participação da escola e dos alunos. Fiz os simulados na escola e achei algumas perguntas fáceis e outras mais difíceis, mas estou confiante", afirmou. 

Jornada Saeb

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é um exame que os estudantes fazem para mostrar tudo que aprenderam na escola. Ele ajuda a entender como está a educação do país e é considerado um retrato da qualidade do ensino.

A prova não vale nota individual, mas cada aluno representa a aprendizagem da escola, sendo uma grande oportunidade para mostrar tudo que aprenderam e será entre os meses de outubro e novembro para turmas do ensino fundamental no 2º, 5º e 9º ano.

A Jornada Saeb na rede de ensino municipal começou em 2021 quando diversas ações foram implementadas nas escolas da rede de ensino municipal, visando a melhoria nos resultados de aprendizagem dos alunos. Essas iniciativas tornaram-se ainda mais sistematizadas após o último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

Em continuidade à preparação dos estudantes para a avaliação Saeb deste ano, as escolas passarão por mentoria neste semestre, com acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania. 


Fonte: Secretaria de Ensino de São José dos Campos com colaboração da estagiária Sara Borato / Fotos Divulagação


  + Educação



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Matérias
Imagem Confira trailer oficial de Saudosa Maloca, longa inspirado em clássicos de Adoniran Barbosa
+ Mercado Publicitário
Imagem Dia do Consumidor
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Johnson & Johnson
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!