Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quarta, 21 de Fevereiro de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



In-Edit Brasil destaca obra de Lupicínio Rodrigues em São Luiz do Paraitinga

03/11/2023 ( Caderno: Agenda )

In-Edit Brasil destaca obra de Lupicínio Rodrigues em São Luiz do Paraitinga nesta sexta (3), com filme e show de Camilo Frade e Lia Marques 

 

** Festival Internacional de Documentário Musical exibe os filmes “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor”, “CAN and Me”, “Fausto Fawcett na cabeça” e “The Elephant 6 Recording Co.”

 

** Acompanhados do músico Caio Frade, Camilo e Lia fazem homenagem aproximando o universo de Lupicínio a referências da musicalidade luizense, às 21h

 

** Jornalista Lucas Nobile, pesquisador em filmes sobre Lupicínio e o violonista Garoto, fala do papel do documentário na preservação do patrimônio musical em bate-papo à tarde

 

Nesta sexta (3), no segundo dia do Festival Internacional de Documentário Musical In-Edit Brasil 2023 em São Luiz do Paraitinga, o público poderá acompanhar filmes sobre Lupicínio Rodrigues, Fausto Fawcett, Irmin Schmidt (do grupo alemão CAN) e a gravadora The Elephant 6, além de bate-papo sobre preservação do patrimônio musical e show em homenagem a Lupicínio Rodrigues, com músicos da região. Toda a programação é gratuita. 

 

As sessões na Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto começam às 11h, com o filme “CAN and Me”, de Michael P. Aust. A produção alemã traz um retrato íntimo e poético de Irmin Schmidt, fundador do CAN, um dos grupos criadores do movimento krautrock, surgido na Alemanha, no final dos anos 1960.

A partir um caleidoscópio de concertos, filmes e óperas para os quais compôs a música, o tecladista Irmin – hoje com mais de 80 anos – conta como se reinventou inúmeras vezes e aborda temas como sua relação com Stockhausen e Ligeti, o uso de drogas, o minimalismo de Nova York, o passado nazista de seu pai e sua paixão pelo cinema e pela música eletrônica.

 

À tarde, é a vez de entrar no mundo de Fausto Fawcett. O filme “Fausto Fawcett na cabeça”, às 15h, mostra o cotidiano do poeta e cantor – compositor de clássicos como “Kátia Flávia” e “Rio 40 Graus” – em seu apartamento em Copacabana. Nesse contexto, é revelado seu universo particular, no qual fronteiras narrativas, filosóficas e temporais são atravessadas, revelando outros mundos e o caráter criativo, incansável e desafiador de um artista singular. 

Às 17h, o público poderá acompanhar a produção norte-americana “The Elephant 6 Recording Co.”. Além de gravadora independente, The Elephant 6 é também um coletivo de artistas que colaboram mutuamente para dar vida a inúmeras formações musicais.

Com os dois pés na psicodelia e devotos dos gravadores de quatro pistas, o selo deu vida a nomes como Olivia Tremor Control, The Apples In Stereo, Neutral Milk Hotel, of Montreal, Beulah e Dressy Bessy, criando uma legião de fãs que desde os anos 1990 trocam fitas cassetes, compactos, fanzines e lotam os caóticos shows das bandas. Neste filme, dirigido por Chad Stockfleth, os fundadores Robert Schneider e Jeff Mangum se juntam aos seus para um pouco desta aventura.

 

No Café Cultural Mai Sirá o Binidito, às 17h30, o jornalista Lucas Nobile, pesquisador em filmes sobre Lupicínio Rodrigues e o violonista Garoto, fala do papel do documentário na preservação do patrimônio musical brasileiro.

 

Lupicínio em foco

A Praça Dr. Oswaldo Cruz será palco para um mergulho na vida e obra de Lupicínio Rodrigues. Às 19h, será exibido o documentário “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy.

Muito antes de Reginaldo Rossi, o gaúcho Lupicínio Rodrigues elevou ao status de arte a “música de corno”. Compositor de canções que utilizavam o sofrimento, as traições e os desenganos amorosos como matéria-prima, Lupicínio tem sua trajetória contada no filme.

Utilizando muitas imagens de arquivo, o documentário traz histórias deliciosas contadas em um depoimento gravado pelo próprio Lupicínio nos anos 1970 – tempo suficiente para ele beber uma garrafa de whisky.

Artistas expoentes da cena musical do Vale do Paraíba, Camilo Frade e Lia Marques fecham a noite com um show especial em homenagem a Lupicínio, às 21h, no Coreto Elpídio dos Santos. Acompanhados do músico Caio Frade, interpretam canções consagradas do repertório do compositor gaúcho, como "Volta", "Esses Moços", "Vingança" e "Felicidade", aproximando o universo denso do cancioneiro de Lupicínio com referências da musicalidade de São Luiz do Paraitinga. 

 

O festival 

Criado em 2002 em Barcelona (Espanha), o In-Edit teve sua primeira edição brasileira em 2009, e também conta atualmente com edições no Chile, México, Grécia e Holanda. O In-Edit Brasil 2023 teve grande repercussão na capital paulista, onde mais de 18 mil pessoas assistiram aos documentários em sete salas.

 

O In-Edit Brasil 2023 - Edição São Luiz do Paraitinga tem patrocínio máster da Colombo Agroindústria; apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga; e é uma realização da In Brasil Produção Cultural e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

 

SERVIÇO

In-Edit Brasil - 15º Festival Internacional do Documentário Musical – Edição São Luiz do Paraitinga

 

Data: 2 a 5 de Novembro

Onde: Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto (R. Monsenhor Ignácio Gioia), Praça Dr. Oswaldo Cruz, Coreto Elpídio dos Santos, Centro Cultural Nelsinho Rodrigues (R. Cel. Domingues de Castro, 33) e Café Cultural Mai Será o Binidito (Praça Dr. Oswaldo Cruz, 322)

Entrada Gratuita

 

PROGRAMAÇÃO_ IN-EDIT SÃO LUIZ DO PARAITINGA

 

03/11_ SEXTA-FEIRA

Na Biblioteca

11H_ CAN AND ME

15H_ FAUSTO FAWCETT NA CABEÇA

17H_ THE ELEPHANT 6 RECORDING CO.

No Café Mai Será o Binidito

17H30_ MEMÓRIA E VANGUARDA NO DOC MUSICAL (com Lucas Nobile)

Na Praça

19H_ LUPICÍNIO RODRIGUES - CONFISSÕES DE UM SOFREDOR

No Coreto

21H_ SHOW HOMENAGEM A LUPICÍNIO (com Camilo Frade, Lia Marques e Caio Frade)

 

04/11_ SÁBADO

Na Biblioteca

11H_ VILLA-LOBOS EM PARIS

15H_ MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA

17H_ LUCINHA TURNBULL

17H30_ CARMINE STREET GUITARS

No Café Mai Será o Binidito

17H30_ ELIS E TOM NAS ENTRELINHAS (com Lucas Nobile)

Na Praça

19H_ ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ

No Coreto

21H_ SHOW COM A DUPLA THUNDER & TURNBULL

 

05/11_ DOMINGO

Na Biblioteca

11H_ DE VOCÊ FIZ MEU SAMBA

15H_ LA DANZA DE LOS MIRLOS

17H_ PEIXE ABISSAL

No Coreto

14H_ SHOW VIVA RITA LEE! (com Fabio Tagliaferri, Mario Manga, Ana Deriggi e participação especial de Ná Ozzetti)


Fonte: Cabana Press / Foto Divulgação


  + Agenda

Atividades manuais para crianças no Sesc



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Matérias
Imagem Confira trailer oficial de Saudosa Maloca, longa inspirado em clássicos de Adoniran Barbosa
+ Mercado Publicitário
Imagem Dia do Consumidor
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Panificação SantAnna
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!