Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Domingo, 28 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Sustentabilidade empresarial: importância e como desenvolver

14/12/2023 ( Caderno: Empresarial )

A preocupação com o futuro do planeta fez com que a sustentabilidade se tornasse tema importante e recorrente para grande parte das pessoas, dos cidadãos comuns aos grandes líderes mundiais. E o assunto, é claro, também ganhou repercussão nos negócios, com a sustentabilidade empresarial.

Prática cada vez mais conhecida e adotada pelas empresas, a sustentabilidade empresarial promove diversos benefícios não apenas para o meio ambiente e as próximas gerações, mas também em relação à competitividade dos negócios — incluindo organizações de vários portes e segmentos — no presente.

Para você saber mais sobre esse assunto, neste texto, vamos falar sobre o que é sustentabilidade empresarial, por que ela é importante e como é possível adotá-la no seu negócio. Assim, você pode posicionar a sua empresa nesse contexto e também aproveitar os benefícios!

Publicidade

 

O que é sustentabilidade empresarial?

Desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade tratam de suprir as necessidades atuais de maneira que isso não comprometa o futuro das próximas gerações. São conceitos que podem ser empregados em várias frentes, desde o cidadão que economiza água em casa até o governo que estabelece metas para diminuir o desmatamento, por exemplo.

As empresas, é claro, também precisam fazer a sua parte nesse contexto. Daí surge o conceito de sustentabilidade empresarial: trata-se de uma estratégia para que negócios de todos os portes e segmentos possam operar com o menor impacto negativo ao meio ambiente e à sociedade ao mesmo tempo em que seguem crescendo economicamente.

A sustentabilidade empresarial, aliás, está intimamente ligada a outro termo já bem conhecido das empresas, o ESG (Environmental, Social and Governance). Juntos, os conceitos abordam práticas de crescimento econômico que levam em conta a sustentabilidade em três pilares:

    ambiental — trata de reduzir os impactos gerados pela empresa no meio ambiente a partir de diversas ações, como o uso de energia renovável e reciclagem;
    social — diz respeito à relação com funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade, priorizando a diversidade e igualdade, entre outros fundamentos;
    governança — relaciona-se ao crescimento econômico com boas práticas de transparência e compliance, baseado também nos primeiros pilares.

Vale destacar que o conceito de sustentabilidade empresarial não é exclusivo das grandes empresas. Na verdade, trata-se de um assunto com impacto para negócios de todos os portes e que pode, aliás, influenciar a relação entre as empresas e seus clientes.

Por que a sustentabilidade empresarial é importante?

Há diversas vantagens que tornam a sustentabilidade empresarial importante. Mas antes de listá-las, é relevante entender que essa já é uma prática adotada por várias organizações. Isso significa que, quem ainda não assumiu essa estratégia, está perdendo competitividade e a chance de aproveitar seus benefícios.

De acordo com um estudo realizado pelo Pacto Global da ONU junto à consultora Accenture, feito com cerca de 2,6 mil executivos de 128 países, 98% dos CEOs concordam que a sustentabilidade é algo fundamental para a sua função, uma opinião que cresceu significativamente na última década.

Um bom motivo para isso é que, além de ser importante para o meio ambiente, a sustentabilidade é crucial para o futuro das próprias empresas: um exemplo vem da Pesquisa da KPMG de Relatórios de Sustentabilidade de 2020, na qual 46% dos entrevistados reconheceram que as mudanças climáticas oferecem risco para os negócios.

Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial é relevante para a própria manutenção das operações das empresas. Além disso, somam-se a essa constatação diversas vantagens que tornam essa prática necessária e atrativa para os negócios. Na sequência, confira as principais!

 
Contribui para a preservação do meio ambiente

As operações das empresas apresentam grande impacto ao meio ambiente, desde o uso de energia até a destinação de resíduos, entre vários outros fatores. Por isso, ações sustentáveis promovidas no meio empresarial são essenciais para preservar o meio ambiente e frear as mudanças climáticas.
Fortalece a imagem das empresas

Dados divulgados pela Forbes indicam que 87% dos consumidores têm uma imagem mais positiva de empresas que apoiam questões ambientais ou sociais. Isso significa que seus clientes estão atentos às ações sustentáveis e dão preferência aos negócios que adotam essas práticas.


Oferece mais competitividade aos negócios

Além do consumidor final, as empresas também buscam fornecedores empenhados em adotar ações relacionadas à agenda ESG. Aliás, para muitas corporações, esse já é um critério na busca e escolha por fornecedores. Além disso, o Índice de Sustentabilidade Empresarial é usado pela Bolsa de Valores no Brasil.
Ajuda a diminuir custos

Se por um lado a sustentabilidade empresarial pode exigir investimentos, por outro é também uma oportunidade de reduzir custos. Isso pode ocorrer de várias formas — por exemplo, a revisão de processos que desperdiçam recursos e a adoção de ações sustentáveis, como o uso de energia renovável.

Gera impacto social e econômico

Aplicar o conceito de sustentabilidade empresarial ainda promove impactos sociais e econômicos. Do ponto de vista social, funcionários, clientes, fornecedores e comunidade podem se mobilizar junto à empresa. Além disso, ações sustentáveis são capazes de gerar novos empregos e movimentar a economia.

Como desenvolver a sustentabilidade empresarial?

O desenvolvimento da sustentabilidade empresarial deve avaliar as especificidades das operações de cada empresa de acordo com seu porte e segmento. Contudo, há ações que podem ser colocadas em prática pela maioria dos negócios, as quais geram benefícios em curto, médio e longo prazo. Saiba mais a seguir!

 
Uso de energia renovável

Um exemplo de sustentabilidade empresarial é a adoção de fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar. Além de oferecer baixo impacto ao meio ambiente, seu uso pode diminuir a conta de luz consideravelmente, com previsibilidade no orçamento e ganho de imagem.
Escolha de equipamentos eficientes

Outra forma de economizar energia é optando por equipamentos com maior eficiência energética. Muitos deles, como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, contam com classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem, que aponta quais são os modelos mais eficientes e, consequentemente, também mais econômicos.

Adoção da Green IT

A Green IT, também conhecida como TI Verde, trata da adoção de tecnologias mais sustentáveis nas empresas, a exemplo da cloud computing. Afinal, não basta reduzir o uso de papel, é preciso garantir que os novos dispositivos sejam fabricados, utilizados e descartados com o menor impacto ao meio ambiente.
Consumo consciente de água e eletricidade

Água e eletricidade estão entre os recursos mais utilizados pelas empresas e, justamente por isso, devem ganhar atenção especial na sustentabilidade empresarial. É importante rever práticas que incidem no desperdício de água e energia, além de buscar alternativas ecológicas, como o reúso da água da chuva.

Descarte correto de resíduos

As atividades de uma empresa podem gerar diversos tipos de resíduos, como efluentes, lixo orgânico e lixo eletrônico. É fundamental que eles sejam descartados da forma correta, inclusive priorizando o conceito de logística reversa e o consumo consciente e reduzindo o uso de materiais descartáveis.

Avaliação de fornecedores

A escolha de fornecedores que também adotam práticas sustentáveis já faz parte da política de sustentabilidade de várias empresas. É interessante buscar parceiros reconhecidos por ações voltadas à preservação do meio ambiente, além de ter atenção às relações trabalhistas, dando destaque à diversidade, igualdade e ética, por exemplo.

Conscientização dos funcionários

A sustentabilidade empresarial gera ainda mais impacto quando os funcionários também estão atentos às boas práticas, tanto na empresa quanto em suas casas. Dessa forma, investir em capacitações, treinamentos e campanhas sobre sustentabilidade é uma maneira de espalhar conhecimento sobre o assunto e estimular hábitos positivos.

Geração de impacto social

Pensando em outro pilar da agenda ESG, a sustentabilidade empresarial também deve se voltar a boas práticas sociais. Alguns exemplos são a adoção de critérios de igualdade e diversidade na contratação de funcionários, um olhar que deve ser ampliado para clientes, fornecedores e toda a comunidade.

Prioridade para a transparência

Outro pilar da agenda ESG que tem estreita relação com a sustentabilidade ambiental e social é a governança, aqui exemplificada pela transparência. É essencial que as empresas ofereçam informações relevantes e precisas para seus funcionários, para o mercado e para a comunidade a respeito de suas ações, principalmente as que geram impacto ao meio ambiente e à comunidade na qual estão inseridas.


Sustentabilidade empresarial é crucial para o planeta e para os negócios

Como vimos, pensar e agir em relação à sustentabilidade também é uma tarefa das empresas, tanto que grande parte delas já tem adotado estratégias nesse sentido. Afinal, trata-se de algo determinante não apenas para o meio ambiente, mas também para o presente e o futuro de cada organização.

Dessa forma, é importante avaliar como desenvolver a sustentabilidade empresarial para que você também possa aproveitar as vantagens dessa estratégia e manter o seu empreendimento competitivo.


Fonte: EDP / Imagem Divulgação


  + Empresarial



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Vamos homenagear as marcas, empresários e funcionários que estão em nossa memória afetiva.
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!