Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    CAMBARÁ DO SUL... Cânions + abismos + cachoeiras = ADRENALINA
    Postado em 08/08/2006



    Pacata, discreta, pouco explorada, Cambará do Sul muito mais do que uma tradicional cidade do Rio Grande do Sul é um lugar que reserva eletrizantes surpresas para quem gosta de perder o fôlego com as maravilhas da natureza.

    Situada a 200 Km de Porto Alegre, Cambará serve de base aos visitantes dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, onde ficam dois dos maiores cânions nacionais, cujos desfiladeiros despencam em abismos com paredões verticais tão espetaculares que parecem ter sido cuidadosamente esculpidos e aparados pela mão do homem, daí o nome Aparados da Serra.



    Caminhar pelas trilhas à beira dos penhascos desafiando as fortes rajadas de vento, admirar as cachoeiras que se transformam em fumaça antes de atingir o solo e fazer rappel para ver o cemitério dos índios, são algumas das emocionantes aventuras que o visitante  encontra em meio ao cenário deslumbrante da região que, certamente, constitui o cartão postal do Rio Grande do Sul.

     


    PRINCIPAIS ATRAÇÕES

    Parque Nacional da Serra Geral – CANION FORTALEZA




    Com abismos de 900 metros de profundidade, o canion Fortaleza oferece trilhas emocionantes.
    O nome “Fortaleza” deve-se à formação geográfica, que lembra as muralhas de um forte com suas pontes e torres. Suas escarpas chegam a alcançar vertiginosos 900 metros. O local abriga um incrível conjunto de quedas, das quais a mais impressionante é a Cachoeira do Tigre Preto.




    As principais trilhas do Fortaleza são:


    Trilha do Mirante - Dali se pode observar 95% do Cânion que possui 7,5km de extensão.Em dias claros é possível avistar parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho.

     

    Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo - Da trilha se tem uma vista panorâmica do cânion Fortaleza e da Cascata do Tigre Preto com três quedas de água.



    No final da caminhada, o visitante depara-se com um instigante capricho da natureza: um bloco monolítico com 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrado sobre uma base de apenas 50 centímetros, é a chamada Pedra do Segredo.



    Parque Nacional Aparados da Serra – CANION ITAIMBEZINHO



    O Cânion do Itaimbezinho  é considerado o mais famoso dos cânions que compõem os Aparados da Serra. Estende-se por cerca de 5.800 metros com uma largura máxima de 2.000 metros, onde as paredes rochosas erguem-se a uma altura de 720 metros, cobertas por uma vegetação exuberante. O nome do cânion Itaimbezinho tem sua origem no Tupi-Guarani, que significa pedra afiada.
    Existem 3 trilhas principais dentro dos limites do parque, que devem ser feitas com o acompanhamento de um guia:



    A Trilha do Vértice - de onde se visualiza a Cascata do Véu da Noiva e cascata das Andorinhas, que ao cair de uma altura de 700 metros em direção ao fundo do cânion, produz uma névoa antes de atingi-lo.

    A Trilha do Cotovelo – Do mirante se tem uma vista geral, imperdível, dos paredões do Cânion Itaimbezinho com 700 metros em queda vertical.

    A Trilha do Rio do Boi - por dentro do abismo. Para aqueles que gostam de atividades mais radicais esta trilha é a mais indicada.

    Outros passeios:



    Cachoeira dos Venâncios - Localiza-se a 23 km de Cambará do Sul. A trilha é formada pelo rio Camisa, que possui uma série de quedas de águas cristalinas cercadas pela mata ciliar e por uma floresta de araucárias, numa ambiente paradisíaco.



    Gruta e cachoeira das Furnas - A gruta, que pode ser alcançada por uma íngreme trilha ou de rappel, abriga ossadas dos índios caigangues que, durante séculos, habitaram a região.


    COMO CHEGAR

    São Paulo / Cambará do Sul

    De São Paulo deve-se seguir pela BR-116 até Curitiba.
    De Curitiba anda-se primeiro um trecho da BR-376 e em seguida se pega a BR-101, em direção a Praia Grande (SC).
    De Praia Grande até Cambará do Sul são 34 km de estrada de terra. Sobe-se a Serra do Faxinal, passa-se na frente do Parque Aparados da Serra e segue-se até a sede da cidade.


    ONDE FICAR

    A maioria das pousadas em Cambará do Sul são administradas pelos próprios donos, como uma extensão de suas casas.São simples, mas limpas e confortáveis.



    A dica é ficar na "Pousada Encanto da Serra", cujos proprietários Diogo e Mary são pra lá de hospitaleiros. Diogo e Mary costumam convidar os hóspedes para um acolhedor chimarrão no fim da tarde e ainda rola um joguinho de dados.

    Diogo também é guia dos Parques e dispõe de transporte para os passeios.

    O e-mail da pousada é:
    pousadaencantodaserra@brturbo.com.br

    Fone:
    (54) 3251-1043 e 9964-6290

    Para mais informações sobre pousadas o site é:
    www.cambaraonline.com.br

    Depois de um dia de intensa adrenalina, o bom mesmo é relaxar no aconchegante bar/restaurante do Felipe, um advogado paulista que trocou a opressão da gravata pela serenidade de Cambará. Durante o dia, Felipe desafia a gravidade como guia de rappel e à noite, encanta a clientela do bar em seu teclado.


    IMPERDÍVEL!

    Comida típica no restaurante rústico “Galpão Costaneira” onde, ao contagiante som de uma sanfona gaúcha, saboreia-se as delícias regionais como a paçoca de pinhão, o Carreteiro de charque e muito, muito churrasco.

    Ba, você não pode perder isso, tchê!

    As fotos foram gentilmente cedidas pelo casal Meire e Arthur de Juiz de Fora - MG

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
    + História
    Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Alpargatas