Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    BONITO - Um paraíso ecológico ao alcance dos mortais - Por Márcia Pavarini
    Postado em 28/05/2007


    Viajar nos dá vigor, nos proporciona bem estar e uma sensação de euforia pela idéia de novas descobertas. É uma poção mágica que recarrega nossas baterias enfraquecidas pelo desgaste do cotidiano. Viajar para interagir com a natureza, apreciando suas riquezas naturais sem desrespeitá-la é uma atividade saudável e uma das razões de viver neste planeta maravilhoso.

    A preocupação com o turismo ecológico trouxe esperança para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade dos chamados paraísos ecológicos.

    Bonito é um exemplo disso. Bonito é um verdadeiro laboratório comportamental, onde o visitante é condicionado à conscientização da preservação da natureza e dos seres vivos que ali habitam.


    BONITO - Um paraíso ecológico ao alcance dos mortais


    Lindo, divino e maravilhoso, assim deveria chamar-se Bonito, cuja modéstia do nome não espelha a sua grandeza. Este paraíso ecológico é de tirar o fôlego, seja no mergulho do Rio da Prata ou na flutuação no rio Sucuri, nas cachoeiras ou na Gruta do Lago Azul onde a água turquesa e absolutamente cristalina revela o fundo a 70 metros de profundidade.

    Seus rios mais parecem aquários, onde se nada entre os peixes inclusive piranhas, já acostumados aos estranhos seres que, diariamente, invadem as suas praias de água mineral, interagindo com o espetáculo da natureza.



    A fama deste berço ecológico atravessou fronteira e por isso, turistas do mundo inteiro vêm conferir a façanha de se mergulhar num aquário natural e admirar a exuberância do cenário que não existe em nenhum outro canto do planeta.

    Boiar ao sabor da correnteza, vendo os peixes grandes e coloridos passarem a centímetros da máscara, é uma experiência que não se esquece antes da morte e se existir vida depois dela, eu aposto que quem viu vai se lembrar de Bonito.



    Nesta pequena cidade do Mato Grosso do Sul, não apenas se contempla a paisagem, mas se acaba fazendo parte dela, através de um turismo conscientizado, onde a natureza é considerada sagrada e, por conseqüência, respeitada por meio de programas de conservação da biodiversidade e estratégia  de visitas programadas por número de visitantes.



    Depois dos passios diurnos, o bom mesmo é curtir a vila, as baladas, a culinária típica e, claro, sem deixar de tomar o sorvete assado que não derrete.

    A dica é experimentar os quitutes nos restaurantes locais à base de peixes de água doce que, por sinal, não são de Bonito, mas encomendados do Pantanal, já que, a pesca ali é terminantemente proibida.



    Comprar um pacote é a maneira mais prática de viajar para Bonito, primeiro, porque além do traslado de Campo Grande até lá (que são 340 quilômetros) inclui, geralmente, três dos melhores passeios da região: bote no rio Formoso, flutuação no rio da Prata e visita à Gruta do Lago Azul.

    Ir por conta própria dá um pouco mais de trabalho para organizar tudo, uma vez que, para fazer os passeios é necessário ter reserva antecipada, pois as atrações têm um limite máximo de visitantes por dia e durante a temporada, os Hotéis ficam lotados.



    Quem vai para Bonito, deve aproveitar para dar uma esticadinha até o Pantanal, que não fica longe e é outra lembrança para toda vida.

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
    + História
    Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Johnson & Johnson