Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 18 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Turpan - A Grande Muralha Subterrânea da China - Por Márcia Pavarini
    Postado em 12/01/2009

    Turpan, que na  linguagem “Uygur” significa “o lugar mais baixo”, é uma antiga cidade da China situada no caminho da Rota da Seda. Encontra-se na mais baixa depressão deste país. É a segunda maior depressão do mundo com mais de 4.000 quilômetros quadrados situados de 150 a 200 metros abaixo do nível do mar. Ela também é conhecida como “Terra do Fogo” por ter as mais altas temperaturas registradas. Durante o verão atinge os  54ºC.

    TURPAN NA ROTA DA SEDA

    Essa cidade no meio do deserto de Taklamakan era uma parada estratégica no caminho que ligava a China à India, Persia e Roma. Era uma rota de comercio não só de seda, mas de ouro, bronze, cerâmica, marfim, coral, âmbar e pedras preciosas.  Nos dois extremos, a rota conectava Xi’na, na China, a Roma na Europa.

    Apesar de ficar num dos desertos mais secos do mundo,  Turpan é um  fértil oásis. Seu segredo? Canais subterrâneos escavados à mão, através dos quais, ainda hoje, as águas das chamadas “Montanhas Celestiais” chegam até as plantações, formando um verdadeiro campo de cultivo.


    Parece milagre que em uma bacia desértica situada abaixo do nível do mar, onde não há água potável e a umidade é baixíssima possam ser encontradas frutas saborosas, sombra de parreiras e água fresca.


    Graças ao famoso sistema de irrigação Karez tudo isso é possível.  Os 5.000 quilômetros de canais subterrâneos de irrigação (muitos em funcionamento até hoje), não seriam nenhuma proeza não fosse o fato de que foram escavados à mão e, alguns deles, há mais 2.000 anos. Se não existissem os canais, a cidade teria desaparecido do mapa.

    Essa monumental obra no subsolo de Turpan leva  nome de “A Grande Muralha subterrânea da China”. A água é coletada no sopé das montanhas em poços verticais, a muitos quilômetros dali, e conduzida aos campos de plantação de grãos e videiras por meio de canais de irrigação subterrâneos.


    Com aproximadamente 300 mil habitantes, a região é ocupada pela etnia dos Uygur, minoria  muçulmana da China, com idioma próprio, cultura e religião distintas das dos chineses.

    Por ser o deserto mais quente e seco da China, os mortos enterrados por antigas civilizações mumificaram-se naturalmente. Foram encontradas múmias em perfeito estado de conservação, com pele, cabelo, unhas e até vestimentas com mais de 6.000 anos.



    O mercado de comidas típicas, animais e artesanato de Uygur é excitante. Kebabs(churrasco no palito), os tradicionais drinks, arroz “Zhua Fan”, aves, carneiro e cabrito assados e as famosas lingüiças,  são quitutes de dar água na boca.

    Turpan oferece outras surpresas aos visitantes. Andar num “táxi burro” pelas ruínas das antigas civilizações do deserto, visitar as múmias de d’Astana, inacreditavelmente bem conservadas, admirar a montanha em chamas e desvendar a gruta dos mil Budas, com afrescos, é uma experiência daquelas que ficam tatuadas pra sempre em nossa memória.


    Fonte: Texto e Fotos Márcia Pavarini


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Sanatório Ruy Doria