Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Grécia, Além das Belas Praias - por Márcia Pavarini
    Postado em 29/06/2017

    Por Márcia Pavarini
    Texto e fotos


    Grande Arco

    Quando se fala em Grécia, o que vem à cabeça são as ilhas ancoradas em águas turquesas e suas praias hipnotizantes. De fato, com uma área aproximada de 132.000 k2 e cerca de 1500 ilhas, a Grécia possui um litoral com aproximadamente 15 mil quilômetros de costa, sendo que, nenhum lugar do país fica a mais de 100 quilômetros do mar.


    Zakhintos

    Mas, além de praias e ilhas dos sonhos, a Grécia  é considerada o berço de toda a civilização ocidental.  Como tal, entre outras coisas, é o local da filosofia, da mitologia, dos jogos olímpicos,  da literatura, da historiografia, da ciência política das artes cênicas e da origem da Democracia- foram os gregos que a criaram.


    Estátua Javali

    Portanto, você pode aproveitar a viagem - que é longa – para tomar um banho de Grécia. É só programar uma esticadinha em suas férias e dar um giro pelo Peloponeso, cuja porta de entrada é Patras. A recompensa é certa, com a garantia de uma inédita incursão pela história.


    Colunata

    A dica é seguir em direção à histórica cidade de Olympia,famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade.


    Estátua de Zeus

    Olympia  abrigava uma das sete maravilhas da antiguidade – a estátua de Zeus – com 12 metros de altura, feita em ouro e marfim.


    Grande da Pira

    É nas ruínas da cidade de Olympia (muito bem preservadas) que a “Chama” dos atuais Jogos Olímpicos é acesa a cada quatro anos, para depois percorrer o mundo.


    Caverna colorida


    Caverna vermelha

    O próximo "pit stop" é ao sul, em direção à caverna de “Diros”, considerada uma das mais belas cavernas e a única do mundo com estalactites em quatro cores (vermelho, azul, amarelo e verde).


    Garganta Caiada

    Legenda da foto: Garganta de Caiadas, onde os espartanos jogavam os recém-nascidos com defeitos genéticos.

    Depois de visitar a caverna de Diros, a próxima parada é a legendária cidade de Sparta. Não longe das ruínas de Sparta, fica a "Garganta de Caiadas”, onde os recém nascidos fracos, ou com defeitos genéticos eram jogados pelos espartanos. O intuito era selecionar só os fortes, para que se tornassem bravos e destemidos guerreiros.   Mesmo nos dias de intenso calor, é possível sentir o ar gélido, que sai da entrada da garganta, o que dá ao local uma atmosfera tétrica, considerando que ali era a morada final dos dasafortunados bebês espartanos.


    Cidade de Sparta: Sparta hoje Quem assiste ao filme
    "300" pode imaginar que Sparta ficaria assim?

    Se o assunto “Sparta” lhe causar maior interesse,  ainda é possível visitar o campo de batalha de Termópelis, tema do filme “300”, onde apenas 300 espartanos, sob o comando do rei Leônidas, enfrentaram os 15 mil soldados do imperador persa “Xerxes I”, (representado no filme pelo ator Rodrigo Santoro). O local da batalha fica a 15 km de Lanmia, que está a algumas dezenas de quilômetros de Agios Constantinos. O roteiro é bem sinalizado.


    Rua Monemvasia

    A sudoeste de Sparta fica a cidade medieval murada de Monemvasia, uma cidade de pedra construída em um istmo, sobre um fenomenal penhasco com 176 m de altura, que despenca no mar.


    Ruela com o Sr. Sentado

    Seguindo em direção a nordeste de Monemvasia, chega-se em Corintho, onde o gigantesco canal, que leva o mesmo nome da cidade, liga o Mar Egeu ao Adriático, para que os navios não tenham que dar a volta por todo Peloponeso.

    Depois  de passar alguns dias desfrutando as belezas naturais, a culinária, a história e o sábio modo de viver do povo grego, você vai descobrir que o difícil não é chegar até a Grécia, mas ter de sair dela.

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Dicas do Portal
    Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
    + Esporte
    Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
    + História
    Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Associação Esportiva São José (AESJ)