Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Turquia. Por Márcia Pavarini
    Postado em 13/06/2014

    Por Márcia Pavarini
    Texto e fotos

    Muita gente me pergunta de qual País eu mais gostei. Bem, a resposta não é tão simples para quem já visitou mais de 228 países, territórios, possessões e regiões, inclusive os Polos. Essa contagem é baseada na lista do TCC (Traveleres Century Club).

    Eu gosto de esclarecer isso, porque a contagem oficial de países é um pouco confusa. Existe uma uma diferença entre o número de países constantes na lista de códigos de países da ISO 3166-1 (246) e o número de países reconhecidos pela ONU (192 + Vaticano, Kosovo e Taiwan).

    Depois de algumas pesquisas, adotei a lista do TCC, que mais se adaptou às minhas convicções. A explicação que encontrei foi simples: você pode viajar por todo o território Americano, mas não pode dizer que conheceu o Havaí ou Porto Rico, por exemplo. Assim, os dois entram na contagem do TCC.

    Para responder àquela pergunta inicial, eu me baseio em três avaliações do país, obviamente subjetivas: 1)  A beleza natural, (a magia das paisagens, aquelas que tiram o fôlego do visitante);  2) A grandiosidade das edificações (as antigas, as ruínas, as monumentais, etc) 3) A cultura, que envolve desde a história da civilização local,  o folclore, o povo, a culinária, artesanato, música, etc).

    Em cada uma, é possível  acrescentar uma infinidade de elementos. Assim, tendo o país  preenchido esses requisitos, ele entra, fatalmente, para a minha lista de prediletos.

    Não foi à toa, que escolhi a matéria  "Turquia" para fazer essa preleção. Acho que nem é preciso responder por qual país eu mais me apaixonei entre tantos outros que já visitei ao redor do Mundo.

    Dividida entre dois continentes, com uma parte europeia, chamada Trácia, e uma grande área asiática, a conhecida Anatólia, a Turquia tem um pouco de todo o Oriente. Tem coloridos bazares cheios de tapetes, perfumes e quinquilharias, estonteantes mesquitas, minaretes e mercados de ouro.  Mas não é só isso que encanta o visitante, tem as ruínas que contam a história de povos antigos, tem as maravilhosas praias,  paisagens deslumbrantes,

    Banhada pelos mares Negro e Mediterrâneo, a Turquia é um país para todos os gostos. Os amantes da natureza são presenteados com o extraordinário Deserto  de Capadócia e os banhos termais de Pamoukale e Fethyie. Os apaixonados por arqueologia,por sua vez, podem explorar as numerosas ruínas greco-romanas de Éfeso,  ou as do enigmático Monte Nemrud, ou ainda as ruínas de Myra, da Civilização dos Lycians, e suas fenomenais cidades esculpidas nas montanhas.

    Enquanto isso, quem viaja em busca de sol, mergulho e águas azuis, se delicia às margens ou nas profundezas do Mediterrâneo

    Além de todas essas regalias naturais e da beleza arquitetônica, existe uma fértil cultura a ser explorada. Os turcos são acolhedores, intensos, e sedutores. E isso pode ser sentido em Istambul, a porta de entrada do país.

    Berço das civilizações bizantina e otomana, a cidade foi a capital econômica e cultural da Turquia até 1923, quando foi substituída pela cosmopolita Ancara.

    Nas ruas de Istambul, a modernidade convive em perfeita harmonia com o passado milenar. Em meio ao turbulento cotidiano da metropole e à agitação dos bazares, a  majestosa cúpula da Igreja de Santa Sofia revela traços da antiga Constantinopla, que com tantas grandiosidades arquitetônicas, continua a desafiar o tempo.

    Erguido no século 16, o Museu Topkapi é outro que impressiona pela riqueza de detalhes.

    Mas o passeio imperdível é Capadócia, no coração da Anatólia, uma espetacular região desértica com formações bizarras, conhecidas como "CHAMINÉS" de rocha.

    A geografia singular se deve a um fenomeno geológico que fez grandes pedras conicas se elevarem do solo. De tão eospaçosas foram transformadas em grutas que servem domo habitações, igrejas e monastérios.


    No passado, as "chaminés" de Capadócia serviam também como refúgio dos cristãos  perseguidos peloos imperadores romanos, no início da era cristã. As primeiras  descrições  sobre a existência do lugar remontam a 400 a.C.

    Vale a pena dar uma esticadinha na viagem e seguir para as ruínas greco-romanas de Éfeso,  situada a 60km ao sul de Izmir. A cidade tem imponentes edificações, como o Templo de Adriano.


    A aventura não para por aí, você pode desfrutar de lá do céu, a hipnotizante paisagem de Kas, uma cidade à beira mar, num inesquecível vôo de pararaglider.

    Por isso, sem dúvida a Turquia deve fazer parte de sua lista preferencial de países exóticos a serem visitados. Boa viagem!

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
    + História
    Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem General Motors do Brasil em São José dos Campos