Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 19 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    A Fantástica Migração das Borboletas-Monarca
    Postado em 04/04/2020

    CURIOSIDADES DO MUNDO
    Por Marcia Pavarini


    É inimaginável que criaturas, aparentemente, tão frágeis e singelas, como as borboletas, possam fazer longas travessias e voar mais de 5.000 km, isso mesmo, eu disse Cinco Mil Quilômetros.

    Trata-se da épica migração das Borboletas-Monarca. São milhares de borboletas que migram anualmente rumo ao sul, saindo de regiões frias do Canadá, em busca de um clima mais ameno.

    A cada outono do hemisfério norte, as Monarcas começam sua jornada, numa migração massiva, e só retornam ao seu habitat inicial, na primavera seguinte.

    Elas são famosas por sua atraente cor laranja brilhante.

     

    PARA ONDE ELAS VOAM?

    Existem diversas rotas de migração dessas delicadas criaturas, mas duas são as principais: a mais conhecida é a que vai do sul do Canadá até o centro do México, no estado de Michoacán; a outra rota, é aquela que vai do sul do Canadá até a costa da Califórnia, nos Estados Unidos. O período ideal para ver as notáveis borboletas, vai do final de outubro até fevereiro

     

    PISMO BEACH - BOSQUE DAS BORBELETAS-MONARCA NA CALIFÓRNIA

    Eu visitei as Monarcas, que fazem a rota da Califórnia. Elas se agrupam num bosque chamado “Pismo Beach Monarch Butterfly Grove”, que fica a poucos quilômetros da cidade de Pismo Beach.

    Pismo Beach é a cidade base para visitar essas encantadoras criaturas. Recentemente, a média da população tem sido de 25 mil borboletas, porém mais de 100 mil monarcas já se reuniram durante os picos da estação.

    Este trecho fértil da costa da Califórnia, aproximadamente no meio caminho entre San Francisco e Los Angeles, tem um apelo inegável de belezas naturais.

    O incrível cenário de Pismo Beach, traz muitas formas de se conectar a natureza, além da contemplação da migração das borboletas.

     

    DA LEVEZA DAS BORBOLETAS AO PESO-PESADO DOS ELEFANTES MARINHOS

    Além da migração das coloridas borboletas, a região oferece uma variedade incrível de vida selvagem, a mais notável é a concentração de elefantes marinhos na costa de Piedras Blancas.

    Piedras Blancas fica na costa oeste da California, a aproximadamente 80km ao norte de Pismo Beach, ao longo da Highway 1, cerca de 11 quilômetros ao norte de San Simeon.

    Ali, por volta de 17 mil elefantes-marinhos, se reúnem nas areias para acasalar, ter seus filhotes, fazer a muda de pele e descansar.

    A observação desses incríveis “pesos-pesados” é feita de uma passarela de madeira, com vista panorâmica da baía, onde os elefantes marinhos batalham pela liderança sobre seu “harém” enquanto as fêmeas alimentam seus roliços filhotes.

     

    PRODIGIOSA NATUREZA DA COSTA DA CALIFORNIA

    Vindo do Norte ou do Sul na Highway 101, o momento em que se chega a Pismo Beach é inesquecível.

    A costa rochosa que abraça a faixa litorânea, se abre para revelar falésias, montanhas costeiras que se juntam à espuma do mar, belas praias de águas turquesa, com ondas perfeitas para as manobras radicais dos surfistas, que é uma das atrações do local, além do brilhante pôr do sol, que se deita no oceano.

    A cidade destaca-se pelo “Pismo Beach Píer” com seus 365 metros, construído em 1928.

    A poucos quilômetros ao norte de Pismo Beach, num local chamado Morro Bay é possível ouvir o barulho produzido pelas lontras marinhas que usam pequenas pedras como ferramentas para abrir moluscos. Do outro lado da baía, do alto das dunas é possível observar a migração das baleias azul, cinza e jubarte.

     

    AMANTES DE VINHOS E DO SURF SE ENCONTRAM NA PITORESCA CIDADE DE PISMO BEACH NA COSTA -CENTRAL DA CALIFORNIA

     

    Além da riqueza de vida animal, Pismo Beach é porta de entrada para as regiões vinícolas de Edna Valley e Arroyo Gande Valley, que ficam a apenas a 10 minutos de carro do centro daquela cidade.

    Ao longo da costa central da California, tem tudo para quem busca aventura, diversão e contemplação: além da prodigiosa natureza, da atraente paisagem, da vida selvagem, e do surf, a região oferece memoráveis restaurantes, locais históricos, charmosos vilarejos e muito mais para se desvendar.

    Um passeio altamente recomendável!


    Fonte: Marcia Pavarine


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Dicas do Portal
    Imagem Dica do Portal: Assista ao filme BRINQUEDO IMAGINÁRIO!
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem London Bar
    + Seção Saúde
    Imagem Combate à obesidade vai muito além da luta individual para mudar o estilo de vida, afirmam cientistas