Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Oásis de Huacachina - O maior oásis da América do Sul no Saara do Peru
    Postado em 27/04/2021

    Por Marcia Pavarini  

    AVISO AOS VIAJANTES: As informações sobre passeios e alojamentos deste post estão condicionadas às restrições ocasionadas pela Pandemia.

    A paisagem parece ter nascido de uma inspiração surreal da natureza. A primeira impressão é de uma visão do deserto da África, com dunas douradas que se estendem até o horizonte, a perder de vista. Mas esse cenário, que mais parece uma miragem, não está no continente africano, ele fica no Peru, e guarda em suas entranhas um presente que lhe foi brindado pela natureza: o lago esmeralda de Huacachina, que forma o único oásis natural da América do sul. Como assim, um oásis na América do Sul?

    Isso mesmo, um típico oásis da África, no meio do deserto Peruano, com um laguinho no centro rodeado por grandes palmeiras, que se tornou um destino imperdível para quem visita o Peru. A paisagem parece cenário de cinema, e se tornou uma das principais atrações turísticas do Peru. Com o tempo, o lugar passou a ganhar fama internacional, com visitantes do mundo inteiro, sendo hoje conhecida como “O Oásis da América”,

    Huacachina é uma vila simples, mas por ter um grande apelo turístico, tem uma boa estrutura para receber os milhares de visitantes que ali aparecem ao longo do ano.   

    Esse inusitado oásis da América do Sul, fica cerca de 300 km de Lima, no sudoeste do Peru.

    A principal cidade da região é Ica, que fica a 5km de Huacachina. Ela funciona mais ou menos como cidade base de acesso ao oásis. De Ica saem os taxis para Huacachina.

    O oásis é formado pela água de aquíferos subterrâneos que penetram na areia e ajuda a promover o crescimento de palmeiras, eucaliptos e alfaborreiras ao redor do lago. Atualmente, o lago também é abastecido de maneira artificial, uma vez que proprietários e comerciantes, instalaram poços nas redondezas, o que reduziu o nível natural do lago. Para contornar a situação, foi necessário instalar um mecanismo a fim de bombear água para o lago.

    A lagoa, cobre apenas 2 hectares, é rodeada por uma calçada que oferece uma agradável caminhada, e onde estão os hotéis, bares, lojas de souvenirs, lanchonetes, sorveterias e restaurantes. A cidade oásis tem uma população de cerca de 100 residentes permanentes.]

     

    O QUE FAZER EM HUACACHINA

    Além da beleza natural, o local oferece esportes de aventura e adrenalina, como os passeios de bugs pelas dunas e o sandboard.

     

    PASSEIO DE BUG PELAS DUNAS

    O passeio de Bug é uma das principais atividades em Huacachina e, também, a parte mais divertida da viagem. O bug sobe e desce nas imensas dunas, quase na vertical, o que provoca um frio na barriga e a sensação de estar numa montanha russa. As dunas elevam-se a várias dezenas de metros, formando verdadeiras montanhas. As vezes dá a impressão de que o carrinho vai despencar ribanceira abaixo, mas os motoristas são muito experientes, e tudo termina bem. É possível contratar o passeio de bug nas agências locais.

     

    SANDBOARD - ESQUI NA AREIA

    O sandboard é um tipo de esqui de areia, onde o praticante carrega o equipamento até o topo da duna, e desce deslizando sobre o snowboard. O esforço para subir na areia fofa das dunas carregando o equipamento é grande, mas vale cada passo suado.

     

    UM PÔR DO SOL INESQUECIVEL

    Depois de comer muita areia no passeio de bug, é hora de programar o momento mais inspirador do passeio: a contemplação do pôr do sol a partir do cume de uma das dunas. No final da tarde, acontece a grande peregrinação dos visitantes, que escalam as dunas mais altas, em busca de uma vista privilegiada do pôr do sol. É nesse momento, que surge a magia na paisagem: as dunas tornam-se montanhas douradas sob os raios do sol. Depois que o astro rei se deita atras das dunas, o céu se transforma numa paleta de cores com várias nuances de rosa e purpura.  A visão é arrebatadora, e sentada ali, cercada por um sem-fim de areia, não é difícil imaginar-se em Marte.

     

    CURTIR A NOITE NO OASIS

    São inúmeras as opções de restaurantes e barzinhos descontraídos e badalados, com boa comida, drinkes típicos e música ao vivo, para curtir a noite no oásis de Huacachina. Vale a pena conferir. Depois do jantar, é romântico sentar num dos bancos do boulevard que circundam o lago e apreciar o cair da noite. Os hotéis e bares de Huacachina, são notórios por suas baladas no final da tarde.

     

    COMO CHEGAR A HUACACHINA

    A menos que você tenha seu próprio veículo, a melhor forma de chegar a Huacachina é com o ônibus privado da agência Peru Hop, pois é o único ônibus que vai para Huacachina diretamente de Lima ou de Cusco. Essa agência também cobre outras cidades turísticas, como Paracas, Nazca, Arequipa e Cuzco. Os ônibus públicos vão apenas até a cidade vizinha de Ica, de onde é preciso pegar um taxi para Huacachina. A viagem de Lima até Huacachina, é feita pela Rota Panamericana Sul, e leva aproximadamente de 4 a 5 horas, passando por belas paisagens.

     

    OUTRAS OPÇÕES DE ONIBUS.

    As companhias Cruz del Sur, Oltursa e Peru Bus fazem o trajeto Lima – Ica em aproximadamente 4h30.Como essas companhias de ônibus não param em Huacachina, vão direto para ICA, mas chegando em Ica e só pegar um táxi para Huacachina.

     

    ONDE FICAR EM HUACAHINA

    Dá pra ficar hospedado em Ica que fica a 5km, e fazer um bate volta até Huacachina, mas é altamente recomendável ficar, no mínimo, uma noite no Oasis, para desfrutar de todas as belezas e aventuras que ele tem a oferecer.

     

    HOTEIS EM HUACACHINA

    Ecocamp Huacachina – Ecolodge Huacachina Com barracas permanentes, piscina externa e bar molhado.
    Hosteria Suiza – Quartos básicos , além de piscina externa, o café da manhã é cortesia.
    Bananas Adventure Hostel Huacachina, piscina externa, bar ao lado da piscina e restaurante.
    Carola Lodge Quartos simples e ambiente descontraído com piscina externa e restaurantes.
    Wild Rover Huacachina Hostel animado com bar e restaurante agitado, piscina externa.

     

    PASSEIOS IMPERDÍVEIS que podem (e devem) ser programados na mesma viagem à Huacachina.

    NAZCA Faça um sobrevoo pelas misteriosas linhas de Nasca, para saber sobre os enigmas das antigas civilizações do Peru. Veja a matéria sobre Nazca no link https://www.saojosedoscampos.com.br/jacarei.com.br/cidade/diario/index.php?id=60738&cat=54&caderno=diario

    PARACAS Não deixe de visitar esse santuário, na Reserva Nacional de Paracas, que abriga milhares de animais marinhos, como pinguins, leões marinhos e aves. O passeio para visitar a Reserva é de barco. As agências locais fazem tours diários de barco para a Reserva. São aproximadamente 75 km de Paracas a Huacachina via Carro. Panamericana Sur/Trajeto 1S.

     

    Meios para ir de Paracas à Huacachina de ônibus, táxi ou carro:
    De ônibus : 1h 37m
    Com Tour: 4h
    De Taxi ou de carro 1h:15
     

     

    Mapa

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Associação Esportiva São José (AESJ)