Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Lençóis Maranhenses. Uma miragem real. Por Márcia Pavarini
    Postado em 05/10/2005


    Lençóis Maranhenses
    Por Márcia Pavarini
    (Veja mais fotos abaixo da matéria)

     

    Por Márcia PavariniConhecido como o Saara Brasileiro, o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses é formado por uma sucessão de dunas de areias brancas e finas entrecortadas por centenas de lagoas de água doce e cristalina. Na escaldante temperatura, as lagoas surgem como uma miragem. A visão é estarrecedora. Num momento você está escalando as dunas que se perdem de vista e em seguida está mergulhando e se refrescando numa lagoa de águas cristalinas. 

    O Parque, situado nos Municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro, foi criado em 1981 para preservar a região e estende-se por mais de 155 mil hectares. 

    As dunas são formadas por areias, resultantes da interação entre o mar, vento e vegetação. Protegem a costa contra a erosão e armazenam água doce exercendo uma barreira à penetração de água salgada.

    Por Márcia PavariniOs Lençóis sempre cobriram o berço esplêndido do nosso país, mas pouca gente sabia disso. Por estarem localizados numa região de difícil acesso e contarem com estrutura turística bastante precária era um tipo de paraíso escondido. Mas a novela O Clone, que teve diversas cenas gravadas ali, descortinou esse cenário paradisíaco. Hoje, em pouco mais de três horas você vai de São Luis até Barreirinhas, cidade mais próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que é a porta de entrada.
     Por Márcia Pavarini
    A visita é feita (necessariamente) com guia e em potentes veículos 4X4 porque qualquer outro, não venceria o primeiro atoleiro de areia.

    São 30 minutos de Barreirinhas até o início do Parque dos Lençóis, mas a aventura já começa aí. No percurso a Toyota atravessa o rio Preguiça sobre uma rústica balsa tracionada por um barquinho, depois o potente veículo vai cruzando as corredeiras que atravessam o caminho, vencendo a mata fechada e subindo morros que você nem acredita que ele vai conseguir subir.
    Por Márcia Pavarini


     Para visitar as dunas o 4X4 fica estacionado em baixo e a subida do paredão de areia é no 2X2 mesmo, ou seja, a pé. Há um cabo de apoio para vencer a primeira subida de 40ºgraus da montanha de areia. Uma vez no topo a sensação é indescritível, o mar de dunas parece uma miragem e você tem que se beliscar para constatar se está sonhando ou se realmente está ali. Ao longo da caminhada vão surgindo as lagoas de água doce nas depressões das dunas.

    Por Márcia PavariniSob o sol escaldante, a única coisa que a gente pensa é cair como uma chapa quente naquelas águas refrescantes. O passeio inclui visita às lagoas: Azul(com até 3 m de profundidade), do Peixe, da Lua, Bonita e Lagoa da Esperança.

    A caminhada é longa e um pouco cansativa porque o pé afunda na areia fofa e quente a cada passo, por isso os itens que não podem faltar na Por Márcia Pavarinibagagem de mão são: óculos escuros (em razão dos raios solares que refletem na areia), protetor solar, cantil ou garrafa de água potável um chapéu ou boné, traje de banho, roupas leves e claras.

    O passeio às dunas leva o dia todo e, no final da tarde, a natureza brinda com o por do sol, cujos raios pincelam os morros de areias brancas com matizes avermelhadas.

    Outro passeio imperdível é o circuito de barco pelo rio Preguiças.Por Márcia Pavarini

    A partir de Barreirinhas, o Rio Preguiças desce em zigue-zague, contornando os limites do Parque Nacional até desaguar no mar. Navegando nesse trecho, você entra em contato com a diversidade da natureza da região, a fauna, a flora e os vilarejos dos pescadores locais como Caburé, Atins e Mandacaru.

    O passeio pode ser feito em barco de linha com duração de 4 horas ou em “voadeira” em uma hora e meia.

    Barreirinhas é uma vila com muitos hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato local e agito noturno.

    Por Márcia PavariniUma dica é a POUSADA LINS que fica bem no centrinho e tem preço convidativo.

    É aconchegante, limpa, com TV, ar e oferece, como cortesia, o uso da lavanderia.

    Fone: 98-3349-1494

     

    Veja: mapa, roteiros, galeria, reservas no site: www.ecodunas.com.br

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.





    + Espaço do Consumidor
    Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
    + História
    Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Restaurante Vila Velha (Fundada em 1968)