Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quarta, 24 de Abril de 2019
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

  • Outras postagens..




  • KDB Fiação - Antiga Kanebo do Brasil (Fundada em 1956)

    Memorial Kanebo do Brasil será inaugurado no Shopping Jardim Oriente
    13/04/2019



    1972 ampliação da capacidade industrial - prefeito Elmano F Veloso e presidente Junji Ito

    No dia 12 de abril será inaugurado o “Memorial Kanebo do Brasil” no Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos para convidados e imprensa. No dia seguinte, será aberto ao público.

    O memorial resgata a história da Fiação e Tecelagem Kanebo do Brasil S.A. (ou, simplesmente, Kanebo do Brasil), empresa do setor têxtil que foi fundada em 1956 e que atuou na cidade até 2009, quando as operações foram centralizadas em Guaxupé - MG.


    1957

    A atividade principal em São José dos Campos era a produção de fios de algodão e de poliéster/algodão, mas a fábrica já produziu também fios de seda e de viscose. Esses fios têxteis serviam de matéria-prima para as principais malharias e tecelagens do País, sendo aplicados nos diversos produtos, tais como camisetas, uniformes e vestuários em geral, tecidos para cama/mesa/banho e decoração, gaze, forro de napa, forro de bola e abrasivos.


    1973

     

    Os visitantes do Memorial poderão ver um pouco dos materiais em processo, o produto final (bobina de fio) e produtos confeccionados pelos clientes.

    Nas unidades localizadas em outras cidades, havia também usinas de beneficiamento de algodão, tinturaria e tecelagem.


    1962

    Em mais de 50 anos de operação no município, a Kanebo do Brasil teve uma trajetória de grandes conquistas e progresso. Na implantação da fábrica, técnicos vieram do Japão para treinamento de funcionários e montagem das máquinas importadas do Japão, consideradas modernas à época. Em 1965, tornou-se a empresa pioneira na exportação de fio de algodão, com volume anual de 822 toneladas, tendo como destino de exportação os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em 1973, tornou-se a maior exportadora de fio de algodão no País, com volume de 3.303 toneladas, e manteve-se na posição por mais de uma década, aumentando constantemente o volume de exportação. Em 1984, foi avaliada pela Revista Exame como a melhor empresa do setor têxtil. A empresa destacava-se também nos esportes, especialmente na modalidade de beisebol, tendo conquistado o Campeonato Brasileiro de Beisebol em 1958. Posteriormente, muitos jogadores da Kanebo do Brasil foram escalados para a seleção brasileira de beisebol.


    Funcionária verificando o fio
     

    A oportunidade de trabalhar na empresa de origem japonesa atraiu ao município muitos imigrantes japoneses que viviam em outras regiões, o que contribuiu para o crescimento dos bairros no entorno da fábrica, a exemplo do bairro Jardim Oriente, onde as ruas têm nome de províncias japonesas.

    No auge, a empresa, que começou operando com 190 funcionários, chegou a contar com aproximadamente 1.300 funcionários somente na planta de São José dos Campos.


    Portaria em 1957

     

    A Kanebo do Brasil era filial do Grupo Kanebo, sediado no Japão, mas desvinculou-se do grupo em 2005 e mudou seu nome para KDB Fiação, sendo administrada por uma holding norte-americana. Após realizar investimentos para modernização, consolidou-se entre os líderes do setor têxtil brasileiro.

    Em 2009, as atividades produtivas em São José dos Campos foram encerradas, em uma medida estratégica de reorganização estrutural. As máquinas e instalações foram transferidas para a unidade de Guaxupé. Em 2011, a empresa foi nacionalizada e tornou-se empresa de capital 100% brasileiro. Em 2014, o nome da empresa mudou para Textilnova Fiação. A empresa continua em atividade em Guaxupé.

    NOVA FASE

    A propriedade onde a fábrica operou por mais de cinco décadas foi adquirida pelo Grupo Shibata, que manteve grande parte da estrutura arquitetônica original para a construção do hipermercado e do Shopping Jardim Oriente, contribuindo assim para a preservação da memória da indústria têxtil.

    O Memorial Kanebo do Brasil foi idealizado pelo Grupo Shibata como forma de agradecimento e homenagem aos dirigentes e funcionários da empresa.

    “Esperamos que as novas gerações também possam conhecer a história notável desta empresa, que cumpriu um papel relevante no desenvolvimento econômico e social da cidade e do País e que conquistou grande reputação no mercado, com o esforço de muitas pessoas. Estamos muito satisfeitos em empreender novos negócios nesta cidade, continuar a gerar emprego e contribuir para o desenvolvimento da região. Agradecemos em especial ao Sr. Sohachiro Takahashi, ex-CEO da KDB, que acreditou no nosso empreendimento e apoiou a sua viabilização.” –  disse João Shibata, um dos administradores do Grupo Shibata

    O Memorial é de caráter temporário e itinerante para ser apresentado ao público em diferentes espaços e ocasiões dentro do shopping.

    A inauguração do espaço acontecerá um dia antes da abertura ao público e contará com a presença de representante da Textilnova Fiação, ex-membros da direção da Kanebo/KDB, representantes da comunidade japonesa da região e familiares dos primeiros acionistas da empresa, entre outros.

    Serviço:

    Memorial Kanebo do Brasil

    Inauguração: 12/04/2019, às 18h para imprensa e convidados

    Abertura ao público: 13/04/2019, no horário comercial

    Funcionamento: Segunda a Sábado das 8h às 22h / Domingos e Feriados das 8h às 20h

    Local: Shopping Jardim Oriente – Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  

    Assessoriade Imprensa – Solução Textual Assessoria

     

    Abertura do Memorial Kanebo do Brasil emociona ex-funcionários
    18/04/2019

     

    Clique aqui para comentários sobre esta empresa


    Abertura do Memorial Kanebo do Brasil emociona ex-funcionários
    Kodak
    Vamos homenagear as marcas, empresários e funcionários que estão em nossa memória afetiva.
    Panificação SantAnna
    Alpargatas
    Bar Westen House
    General Motors do Brasil em São José dos Campos
    Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
    Sanatório Ruy Doria
    Johnson & Johnson
    Relojoaria Universal - Fundada em 1958
    Associação Esportiva São José (AESJ)
    Casa São José
    Iconet
    Restaurante Vila Velha (Fundada em 1968)
    London Bar
    Cerâmica Weiss

    O MCI SJC - Museu do Comércio e Indústria de São José dos Campos é um projeto da M&R Propaganda e Marketing em parceria com o Resgatando São José dos Campos e tem como objetivo contar a história dos empreendedores do comércio e indústria da cidade durante todas sua história.



    Tel. 12 3923.4600
    Av. Dr. Mário Galvão, 78
    Jd. Bela Vista - SJC/SP
    12209-004

    + São José Solidária
    Imagem AADA - Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo
    + Imigração Libanesa
    Imagem Casa São Jorge em 1943
    + Agenda
    Imagem São José comemora 251 anos com blues, samba, MPB e ópera
    + Dicas do Portal
    Imagem Participe dos Grupos Amigos da Região!
    + Educação
    Imagem Vestibulinho do Cephas abre inscrições hoje (23) para 320 vagas em São José dos Campos
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
    + Matérias
    Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
    + Poesia da Arte
    Por Sonia Furquim
    + Turismo Diferente
    Imagem Portal São José no Sul - Parte 12: Continuação de Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil

     + Promoções
    Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
     + Classificados
    • ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados