Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para a coluna Turismo Diferente...
  • Outras postagens...


    Primeiro calçadão de praia com intervenção artística será o novo cartão postal de Bertioga
    Postado em 20/11/2009

    Praia da Enseada será a primeira do Brasil
    a investir em obras de arte na Orla

    Um grande complexo de lazer e de entretenimento, integrado por esculturas de metal e concreto, com ciclovia, jardins, praças de convívio, playgrounds, fontes, bares, bosques e estacionamento, será instalado ao longo de toda a orla da praia do município de Bertioga, litoral de São Paulo. Os equipamentos serão integrados de forma a conferir à paisagem um ar contemporâneo, criado através de intervenções curvilíneas, em formatos de peixe, cone e espiral, entre outros, contrastando com a paisagem natural da praia. Avançando em direção ao mar, na areia, um grande deck de madeira resinada plástica, em formato de onda, dará um toque de charme especial para o trecho da orla, que recebe grande visitação de turistas. "Será a primeira intervenção desse tipo já feita no Brasil. Uma coisa singular, aqui em Bertioga", sintetizou o premiado arquiteto e designer Ruy Ohtake, autor do projeto, que começa a ser executado pela Prefeitura, com verbas do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, a partir de março próximo.

    O projeto vai agregar, na orla da praia de Bertioga, "a arte à natureza", definiu o designer ao apresentá-lo, no auditório do SESC Bertioga, à sociedade civil e ao prefeito Mauro Orlandini (que definiu como prioritário e encomendou o projeto da revitalização da área urbana que se desenrola pelos 33 quilômetros de praia de Bertioga).

    O calçadão da Praia da Enseada, quando a obra estiver pronta, a partir de 2011, acrescentará esse toque de revitalização e constituirá uma atração a mais em um município que já atrai centenas de milhares de turistas, todos os anos, em função de uma singular combinação de belezas naturais (mais de 80% da área territorial de Bertioga é de preservação) e de atrativos para o turismo esportivo, histórico, cultural e de lazer.
    A primeira etapa da obra, orçada em R$ 6.500.000,00, terá início em março e abrangerá o trecho de pouco mais de um quilômetro entre o Forte São João e a pista de skate do Jardim Lido.


    "Será a primeira intervenção desse tipo já feita no Brasil” garantiu Ohtake, que apresentou o projeto a mais de 200 pessoas, destacando a instalação de reproduções de animais da fauna aquática marinha, que acompanharão todo traçado da ciclovia.

    Para o prefeito Mauro Orlandini o projeto busca impulsionar a vocação turística de Bertioga em nível nacional e anunciou que o diferencial urbanístico será estendido, nos próximos anos, até a Praia de Boraceia (a mais distante, situada a 33 quilômetros do Centro do município).
    "Vamos fazer essa mesma intervenção artística em todas as nossas praias, sempre respeitando as peculiaridades naturais de cada local", explicou o prefeito, que pretende  buscar novos recursos para a extensão da obra, junto às esferas estadual e federal.



    Fonte: Prefeitura de Bertioga / Fotos divulgação


  • Publicações mais recentes...

    Silveiras tem festival dedicado ao torresmo e churros neste final de semana
    Morretes Blues: Cidade histórica do litoral paranaense vai receber Festival de Blues com mais de 20 shows
    Escapadas Românticas na República Tcheca




    + Espaço do Cidadão
    Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
    + História
    Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Iconet
    + Poesia da Arte
    Imagem Por Sonia Furquim