Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Segunda, 29 de Novembro de 2021
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para a coluna Turismo Diferente...
  • Outras postagens...


    Fé, Procissão e cavalaria: A Páscoa de Cunha é uma deliciosa aula de história
    Postado em 26/02/2015

    Estância climática no interior paulista desponta
    como um dos melhores destinos culturais
    para curtir o feriado




    Basta chegar o outono e as temperaturas começarem a cair para que a charmosa estância climática de Cunha, localizada no interior do Estado de São Paulo, se torne um refúgio de paz e tranquilidade ainda mais atraente. Cheia de história para contar, a cidade, encravada em meio a uma vegetação refrescante de araucárias, típica da Serra do Mar, foi palco de uma agitada vida religiosa, cultural e até política ao longo de décadas, e hoje expõe todo esse passado por meio de um calendário de eventos culturais bastante rico, que fica ainda mais evidente durante a Páscoa.


    Por isso, quem viajar para lá no feriado poderá descansar e revigorar as energias em um lugar repleto de excelentes pousadas e restaurantes, além de assistir de perto as procissões e eventos religiosos que contam muito da história cultural do nosso país.


    As festividades começam na quarta-feira, 1º de abril, à noite, com a Procissão do Fogaréu, uma romaria de origem medieval que voltou a ocorrer recentemente na cidade. Nela, os participantes seguem pelas ruas carregando tochas ou velas e vestindo máscaras pontiagudas. No dia seguinte há na Matriz Nossa Senhora da Conceição a cerimônia do Lavapés, seguida por uma Vigília, e na sexta-feira, dia 3, os fiéis acompanham a encenação da Paixão de Cristo, em frente à Igreja. O sábado é dedicado à vigília Pascal e por isso é mais tranquilo. Já no domingo, o dia começa com a Missa de Páscoa e, a seguir, acontece a famosa Malhação de Judas.


    Na segunda-feira acontece a Festa da São Benedito, que tem início com missa na Igreja do Rosário, onde aproximadamente 500 cavaleiros recebem a benção antes do início da cavalgada pelas ruas, na tradicional Cavalaria de São Benedito. Há também uma apresentação de Congada com cantos e danças tradicionais. O feriado se encerra com uma missa festiva.

    Durante as celebrações de Páscoa, atrações da cidade como o Lavandário e os ateliês de cerâmica continuam funcionando normalmente. Há, inclusive, aberturas de fornadas e queimas de Raku agendadas para os dias 3 e 4 de abril, nos ateliês Gaia, Suenaga & Jardineiro e Oficina da Cerâmica, entre outros. Sem falar, claro, da gastronomia de primeira, já reconhecida como um dos pontos altos de Cunha.


    Fonte: AD Comunicação & Marketing / Fotos Divulgação


  • + Dicas do Portal
    Imagem Aula Experimental de Francês Aliança Francesa - Dia 2 de dezembro!
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
    + História
    Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
    + Matérias
    Imagem São José vai ganhar Parque Natural do Cerrado na região sul
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Kodak

     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados