Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Segunda, 29 de Novembro de 2021
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para a coluna Turismo Diferente...
  • Outras postagens...


    Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) é atração turística para toda família em São José dos Campos
    Postado em 21/09/2015

     



    Hangar que guarda um pouco da memória da
    história da aviação e de equipamentos
    tecnológicos


    Uma opção de lazer para joseenses e turistas é o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

     


    O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.


    Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira, complementam esse setor.


    O ambiente Ensino tem algumas curiosidades no acervo, com destaque para o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o protótipo da primeira urna eletrônica.


    Instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, o MAB abriga, além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. O local possui ainda estacionamento e uma área para alimentação com vista para o lago. No ano passado, de acordo com a diretoria, o número de visitantes no Memorial ficou em média de 1200 pessoas.


    As visitas durante a semana devem ser agendadas e podem ser realizadas de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; as sextas-feiras das 8h às 12h. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa), o Memorial é aberto ao público das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. Outras informações no site do MAB.


    Fonte: Secretaria de Turismo de São José dos Campos / Foto Divulgação


  • + Dicas do Portal
    Imagem Aula Experimental de Francês Aliança Francesa - Dia 2 de dezembro!
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
    + História
    Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
    + Matérias
    Imagem São José vai ganhar Parque Natural do Cerrado na região sul
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem London Bar

     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados