Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 16 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para a coluna Turismo Diferente...
  • Outras postagens...


    Tradicional Festa do Pinhão de Cunha será aberta no dia 15 de abril
    Postado em 11/04/2017

    Durante o mês de abril e até 7 de maio, a cidade terá uma extensa programação musical, cultural e gastronômica para celebrar o cultivo do pinhão, como pratos preparados por quituteiras da roça e chefs de restaurantes locais, além de apresentações artísticas que vão das rodas de viola à MPB

    Caldinho, canjiquinha, farofa, bolos e mais uma dezena de variadas receitas feitas com pinhão poderão ser saboreadas por quem visitar o 17º Pinhão, Viola e Prosa na Praça, de 20 de abril a 7 de maio, na Praça da Matriz da Estância Climática de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

    Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Estância Climática de Cunha, a Festa será aberta oficialmente no dia 15 de abril, no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha, com a apresentação da Banda União Musical Cunhense e dos Violeiros de Cunha da Associação Viola Caipira.

    Para esta edição, a Prefeitura espera receber mais de 20 mil turistas durante o período da festa que acontece de sexta a domingo e nos feriados de abril e maio.

    No dia 20 de abril, aniversário de 159 anos da cidade, a Praça da Matriz será o palco inicial das comemorações com show da Banda Village, além da praça da alimentação, onde diversas barracas vão oferecer iguarias com pinhão especialmente preparadas por cozinheiras e quituteiras da roça, incluindo pratos doces e salgados, para todos os gostos.

    Os restaurantes da cidade, conduzidos por chefs de nível internacional, também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano eles oferecem um cardápio diferente e é possível provar, por exemplo, truta com diversos molhos de pinhão, cordeiro e leitoa com farofa ou molhos especiais de pinhão, tutu com farinha de pinhão e muitas outras criações inovadoras, além dos tradicionais pinhões cozidos e assados.

    Além de saborear as delícias da culinária local, o turista também poderá se divertir às tardes e noites com a extensa programação cultural da festa. No palco montado na Praça da Matriz, será possível assistir a uma tradicional Roda de Viola dos Violeiros de Cunha, com artistas da cidade, como Pedro e Jeferson, Cristiano e Wellington & Amigos, Giliard Fagundes, Luis Gustavo e Edilson Santos, Esquadrilha do Samba e Filhos do Sertão. Atrações especialmente contratadas para a festa também vão agitar o público com um repertório eclético de MPB, sertanejo e música de raiz. Entre eles, Lula Barbosa e Laércio Ilhabela, Bia Góis, Miltinho Edilberto, Banda Chapéu Brasil, Tavinho Lima, Grupo Madalena, Douglas e Vinícius, Joel e Geovan e Banda Dallas.


    A cultura do Pinhão

    Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar promove a 9ª Exposição Pinheiro Brasileiro, do dia 15 de abril ao dia 31 de julho. Com a ajuda de monitores, os visitantes vão conhecer melhor como é desenvolvimento do pinheiro e do seu fruto, o pinhão, uma verdadeira aula sobre o assunto. A exposição também reúne peças do artesanato local produzidas com a pinha e obras que usam o pinhão como inspiração. O evento de abertura oficial também oferece atividades para as crianças e degustação de pratos elaborados com o pinhão.

    O Pinheiro Brasileiro, conhecido cientificamente por araucaria angustifolia, é uma da espécie muito antiga da flora brasileira. O amadurecimento do pinhão acontece entre os meses de março e abril e sua comercialização só é permitida a partir do dia 15 de abril de cada ano. Essa data foi estabelecida em função da necessidade de preservação da espécie e também com a finalidade de garantir a alimentação da fauna silvestre existente nas regiões que apresentam incidência desse tipo de floresta nativa.

    Em Cunha, a colheita do pinhão acontece há muitos anos e representa um significativo incremento para a economia local e, especialmente, para a geração de renda extra para os produtores rurais.

    Confira a programação completa da 17ª Pinhão, Viola e Prosa a Praça no site: http://www.cunha.sp.gov.br/vem-ai-a-festa-do-pinhao-de-cunha-2017-veja-a-programacao-6549/


    Sobre a cidade

    Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Turística de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil, a qual está em duas áreas de proteção, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

    Com 23 mil habitantes, a cidade já foi rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal. Hoje, sua economia está dividida entre a pecuária e as produções do tradicional pinhão, bem como de queijos, mel, cogumelos shitake, cordeiro e truta. Além da cerâmica de alta temperatura, que credencia a cidade como sendo um dos maiores pólos cerâmicos da América Latina, em especial no que se refere à técnica de queima que usa os fornos noborigama. Outros ceramistas, que utilizam técnicas diferentes0020, também vieram para a cidade atraídos pela sua importância e representatividade dentro do segmento cerâmico artístico e funcional.

    Quem visitar a cidade pode fazer passeios de turismo rural ou de ecoturismo (trilhas), conhecer florestas de pinhão e uma representativa reserva de Mata Atlântica, cultivos de cogumelo shitake e truta, fazer visita a apiários, de fabricação de queijos, bem como pesqueiros. Entre os destaques para se conhecer em Cunha estão o Pico da Pedra da Macela (1.840 m de altitude, que, em dias de céu limpo, possibilita avistar o litoral, de Angra dos Reis a Paraty), o Parque Estadual da Serra do Mar (com suas várias trilhas) e as diversas cachoeiras da cidade, dentre elas a do Pimenta e a do Desterro.

    Para receber os turistas interessados em conhecer seus sabores e belezas naturais, Cunha conta com mais de 60 pousadas de variados níveis de acomodações e com diversificados restaurantes, que oferecem pratos com os ingredientes típicos da região e também a tradicional cozinha brasileira e até internacional.


    Fonte: Rouxinol Assessoria em Comunicação


  • Publicações mais recentes...

    Silveiras tem festival dedicado ao torresmo e churros neste final de semana
    Morretes Blues: Cidade histórica do litoral paranaense vai receber Festival de Blues com mais de 20 shows
    Escapadas Românticas na República Tcheca




    + Espaço do Cidadão
    Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
    + Espaço do Consumidor
    Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
    + História
    Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem London Bar
    + Poesia da Arte
    Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim