O PISTACHE DE BRONTE
Colorido, bom e precioso; útil para preparar sobremesas, pratos salgados ou até mesmo para apreciar o seu sabor e propriedades benéficas. Fresco ou seco, o pistache é um dos ingredientes mais preciosos da cozinha siciliana e é também o símbolo da cidade de Bronte, na província de Catania. Este fruto ganhou na região a denominação de " Ouro verde ".
Entre história e tradição
O pistache é uma planta de vida longa que vive até 200 ou 300 anos e "encontrou" seu lugar ideal em Bronte e seus arredores. Suas origens, no entanto, estão mais no Oriente, na antiga Pérsia , as de Bronte tem características únicas que o distinguem de todas as outras espécies.
Publicidade
Vista de Bronte
O que o torna singular nesta região é o solo vulcânico, apesar de uma terra queimada pelo sol e pelo fogo, entre a majestade do Etna e as Montanhas Nebrodi: um habitat natural favorável que não precisa de muita água, ou tratamento especial, são capazes de se agarrar às encostas íngremes com seus galhos retorcidos e suas raízes profundas .
A colheita, que acontece a cada dois anos entre o final de agosto e o início de setembro, é um momento mágico em que se renova um ritual coletivo que envolve toda a população de Bronte: mulheres, homens, idosos e crianças; todos sobem para retirar, um a um, esse precioso fruto, com uma pele cor de pérola que contém em si um triunfo de tons coloridos, do verde profundo ao vermelho-púrpura.
Uma marca DOP
Dadas as suas características únicas, as suas propriedades nutritivas e organolépticas, combinadas com um sabor e aroma próprios e inconfundíveis, em 2009 o "pistachio di Bronte" obteve a marca DOP da União Europeia .
Um caminho de gosto
Uma viagem para a parte oriental da ilha, entre o Estreito de Messina, a rica paisagem do Etna, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e a província de Catania, revela um caminho ao longo das ruas de ouro verde de Bronte que permite conhecer uma parte importante da comida siciliana e a tradição do vinho.
Em Bronte é possível experimentar os mais famosos cannolis, com recheio de creme de pistache, preparado e consumido fresco, o maravilhoso sorvete de pistache, o nougat e o bucellato clássico que também engloba amêndoas e chocolate. O pistache de Bronte também é um ingrediente especial de molhos salgados, como o pesto.
Para comemorar, todos os anos, no final de setembro é realizado em algumas praças e ruas do centro histórico o "Festival Pistachio" que atrai e conquista milhares de turistas de todo o mundo.