Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



  • Envie uma mensagem para a coluna Turismo Diferente...
  • Outras postagens...


    Itália: o pistache de bronte
    Postado em 13/06/2018

     

     

    O PISTACHE DE BRONTE

     

    Colorido, bom e precioso; útil para preparar sobremesas, pratos salgados ou até mesmo para apreciar o seu sabor e propriedades benéficas. Fresco ou seco, o pistache é um dos ingredientes mais preciosos da cozinha siciliana e é também o símbolo da cidade de Bronte, na província de Catania. Este fruto ganhou na região a denominação de " Ouro verde ". 

     

     

     

    Entre história e tradição

    O pistache é uma planta de vida longa que vive até 200 ou 300 anos e "encontrou" seu lugar ideal em Bronte e seus arredores. Suas origens, no entanto, estão mais no Oriente, na antiga Pérsia , as de Bronte tem características únicas  que o distinguem de todas as outras espécies.

    Publicidade

     

    Vista de Bronte

    O que o torna singular nesta região é o solo vulcânico, apesar de uma terra queimada pelo sol e pelo fogo, entre a majestade do Etna e as Montanhas Nebrodi: um habitat natural favorável que não precisa de muita água, ou tratamento especial, são capazes de se agarrar às encostas íngremes com seus galhos retorcidos e suas raízes profundas . 

     

     

    A colheita, que acontece a cada dois anos entre o final de agosto e o início de setembro, é um momento mágico em que se renova um ritual coletivo que envolve toda a população de Bronte: mulheres, homens, idosos e crianças; todos sobem para retirar, um a um, esse precioso fruto, com uma pele cor de pérola que contém em si um triunfo de tons coloridos, do verde profundo ao vermelho-púrpura. 

     

    Uma marca DOP

    Dadas as suas características únicas, as suas propriedades nutritivas e organolépticas, combinadas com um sabor e aroma próprios e inconfundíveis, em 2009 o "pistachio di Bronte" obteve a marca DOP da União Europeia . 

     

    Um caminho de gosto

    Uma viagem para a parte oriental da ilha, entre o Estreito de Messina, a rica paisagem do Etna, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e a província de Catania, revela um caminho ao longo das ruas de ouro verde de Bronte que permite conhecer uma parte importante da comida siciliana e a tradição do vinho. 

     

     

    Em Bronte é possível experimentar os mais famosos cannolis, com recheio de creme de pistache, preparado e consumido fresco, o maravilhoso sorvete de pistache, o nougat e o bucellato clássico que também engloba amêndoas e chocolate. O pistache de Bronte também é um ingrediente especial de molhos salgados, como o pesto.

    Para comemorar, todos os anos, no final de setembro é realizado em algumas praças e ruas do centro histórico o "Festival Pistachio" que atrai e conquista milhares de turistas de todo o mundo.


    Fonte: Valle da Mídia Assessoria de Imprensa / Fotos Divulgação


  • Publicações mais recentes...

    Silveiras tem festival dedicado ao torresmo e churros neste final de semana
    Morretes Blues: Cidade histórica do litoral paranaense vai receber Festival de Blues com mais de 20 shows
    Escapadas Românticas na República Tcheca




    + Espaço do Cidadão
    Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
    + Espaço do Consumidor
    Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
    + História
    Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
    + Museu do Comércio e Indústria
    Imagem Sanatório Ruy Doria
    + Poesia da Arte
    Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa