( Caderno:
Seção Saúde )

Sonolência excessiva diurna é uma das queixas mais prevalentes no consultório de Medicina do Sono. É uma queixa tão comum, que muitas vezes confunde-se com fisiologia normal, ou seja, estamos nos acostumando a dormir mal e sentir sono no dia seguinte. Junto com a sonolência aparece a dificuldade de concentração e prejuízo na memória, cansaço, fadiga, dor, alterações metabólicas e tantos outros sintomas. Será fisiológico, normal?
Por essa e outras razões, a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza mais uma live da série “Sleep Talks”, agora com o tema “Quais as causas da sonolência excessiva diurna?”.

Marcada para 04 de agosto, das 19h às 20h, a transmissão pretende abordar as causas dessa queixa, desde as mais frequentes aos transtornos do sono mais raros, como por exemplo Narcolepsia ou Hipersonia Idiopática. É extremamente importante definir sonolência excessiva diurna e diferenciá-la de outras condições que podem confundir médico e paciente.
“Escolhemos essa temática pois, embora sonolência seja uma das queixas mais comuns dos pacientes, é, ao mesmo tempo, umas das mais desafiadoras pelo seu desdobramento ser tão multifatorial e variado. Sonolência é um aviso do organismo, como a febre, sinaliza que algo não está bem”, explica Andrea Toscanini, médica clínica e do Ambulatório de Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq - HCFMUSP) que discutirá o tema com a atual presidente da Associação Brasileira de Sono, Andrea Bacelar, neurologista e especialista em Medicina do Sono.
A transmissão visa atingir médicos de todas as especialidades com informação de qualidade e atualizada. Aqueles que desejarem fazer perguntas, devem encaminhá-las até 12h do dia vigente.
Para Andrea Bacellar, é uma ótima oportunidade de aprendizado “Ao fazemos diagnósticos corretos e mais precoces das diversas causas de sonolência, podemos instituir tratamentos eficazes”.
LIVE APM: QUAIS AS CAUSAS DA SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA?
DIA: 04 DE AGOSTO
HORÁRIO: DAS 19H ÀS 20H
COORDENADORA: ANDREA TOSCANINI
PALESTRANTE: ANDREA BACELAR
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://associacaopaulistamedicina.org.br/