Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sexta, 19 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Yayoi Kusama

( Caderno: Design da Vez )

Alice na versão de Yayoi Kusama: clássico infantil de Lewis
Carroll ganha ilustrações da artista plástica japonesa





Exposição "Obsessão Infinita" chega a São Paulo com cerca de 100 obras no Instituto Tomie Ohtake. A partir de quinta-feira, 22/05, com entrada gratuita

Aventuras de Alice no País das Maravilhas, da Globo Livros, é forte candidato à lista dos grandes lançamentos editoriais de 2014 no Brasil. A edição promove o encontro de Lewis Carroll, precursor da literatura de vanguarda no século 19, com Yayoi Kusama, p ioneira da pop art e do minimalismo no século 20. O resultado, potencializado pela tradução de Vanessa Barbara, é uma obra que resgata o prazer único do contato sensorial com o livro em plena virtualidade do século 21.

Yayoi é, aos 85, uma das mais importantes artistas vivas. Nascida em 1929 no Japão, mudou-se na década de 1950 para os Estados Unidos, tornando-se uma das figuras centrais da vanguarda artística nova-iorquina. Colega e influenciadora de nomes como Andy Warhol e Claes Oldenberg, sempre se expressou por meio dos mais diversos suportes artísticos - pintura, escultura, instalação, vídeo, performance, happening - e também foi militante dos direitos civis durante a década de 1970.

Há quase quarenta anos, sem jamais ter abandonado sua arte, Yayoi vive internada voluntariamente numa clínica psiquiátrica de Tóquio. É esquizofrênica e sofre de transtorno obsessivo compulsivo, males que ela afirma ter relação direta com sua expressão artística: suas obras nascem das alucinações que sofre desde a infância, como as visões distorcidas que a fazem enxergar bolas e pontos em todos os lugares.

Desde outubro do ano passado, os brasileiros vêm tendo a oportunidade de conferir ao vivo uma inédita retrospectiva da obra de Yayoi. Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo (em SP a exposição abre em maio, no Instituto Tomie Ohtake) são as capitais incluídas na turnê internacional da exposição "Obsessão Infinita", que em 2013 bateu o recorde de público do Malba (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires), com mais de 200 mil visitantes. O complexo museológico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, também expõe uma criação da grande dama da arte contemporânea: Narcissus garden, 500 esferas metálicas boiando em um espelho d'água, deslocando-se ao sabor dos ventos.

Esta nova edição de Aventuras de Alice no País das Maravilhas proporciona uma festa para os olhos com o magnífico trabalho de ilustração de Yayoi Kusama. Alice nunca pareceu tão maravilhosamente psicodélica e surreal. O bom humor e os trocadilhos do texto original ganham novo sabor na versão em prosa para o português. Um dos destaques da tradução são os criativos e ritmados trechos em versos. A tradutora Vanessa Barbara trabalha como jornalista, escritora e colunista do New York Times e da Folha de S.Paulo. Para além de lançamento nobre para o público infantojuvenil, esta primorosa releitura de Alice, encadernada com capa dura em tecido, é um objeto de desejo para leitores de todas as gerações de amantes do livro.

Ficha técnica
Título: Aventuras de Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carrol
Tradução: Vanessa Barbara
Ilustração: Yayoy Kusama
Gênero: ficção estrangeira
Formato: 19 x 22,2 cm
Páginas: 184
ISBN: 978-85-250-5587-3
Preço: R$ 59,90
Editora: Globo Livros


Fonte: Globo Livros / Imagens Divulgalção


  Design da Vez



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados