Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sexta, 26 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Lançamento no MUBE: São Paulo, Cidade e Arquitetura, um Guia

( Caderno: Arquitetura & Estilo )


Guia de Arquitetura de São Paulo
Dia 05 de junho às 19h acontece o lançamento do primeiro Guia de Arquitetura de São Paulo, no MUBE - Museu Brasileiro da Escultura.

São Paulo: Cidade e arquitetura | Um guia, criado por Francisco Zorzete e Jorge Bassani e com projeto gráfico do Núcleo de Arte, Design e Arquitetura, apresenta um panorama da arquitetura produzida em São Paulo, desde a época da vila colonial até os colossais arranha-céus contemporâneos. Produzido por um grupo formado de arquitetos e pesquisadores, contém a catalogação de 284 obras arquitetônicas da capital paulista.

Primeiro nesse segmento, o Guia é dividido em cinco capítulos em função das grandes mudanças ocorridas e das novas condições urbanas de cada período. Destacam-se dez inéditos mapas que revelam a relação das obras selecionadas com a formação da metrópole, a partir da sobreposição das infraestruturas de transporte (bonde, trem, metrô, ônibus), topografia, hidrografia e mancha urbana.

Textos, imagens e mapas revelam a sobreposição das infraestruturas e estilos, facilitando a chegada e a visitação na obras: "A cidade de São Paulo, centro da maior metrópole do Hemisfério Sul, não tinha um guia que apresentasse sua arquitetura desde os exemplares mais antigos até os edifícios da cidade global atual", comenta Zorzete.

Francisco Zorzete:
Artista plástico e restaurador, diretor da empresa Companhia de Restauro, Zorzete tem uma trajetória de vida dedicada aos espaços urbanos. Nos anos 70 iniciou suas atividades dentro do Grupo Manga Rosa, atuando especialmente com arte ao ar livre (outdoors). Participou também da criação de obras visuais inspiradas em poemas concretos e de diversas exposições com outros artistas durante a década de 80, passando a dedicar-se mais à preservação do patrimônio histórico a partir dos anos 90.

Nessa área, principiou na Divisão de Preservação do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico) de São Paulo, tendo desenvolvido vários projetos e obras de destacada importância no cenário da cidade. Assumiu a Chefia da Seção do Laboratório de Restauro, dedicada às obras de escultura dos logradouros públicos da cidade. Elaborou diagnósticos e documentação iconográfica, além de exercer a supervisão técnica.

Em 1997, estruturou a Companhia de Restauro, empresa especializada na restauração e conservação de bens de interesse histórico, e responsável pelo restauro de importantes imóveis em São Paulo e outras cidades, entre eles o Edifício Central dos Correios, Edifício Altino Arantes (Banespão), Edifício Itália, Palácio dos Campos Elíseos, além de obras de arte, como os Chafarizes e Monumento do Parque da Independência, Esculturas da Praça Ramos de Azevedo, Monumento às Bandeiras, Esculturas da Praça da Sé e Jardim das Esculturas do MAM. Foi também um dos idealizadores da Escola Paulista de Restauro, projeto para a realização de cursos de qualificação profissional em restauro, e do MuBE Virtual, um banco de dados digital das obras tridimensionais brasileiras e hoje está prestes a lançar o primeiro Guia completo de arquitetura de São Paulo.

Perguntas para Francisco Zorzete:
Qual o objetivo do guia?
Traçar um panorama da produção arquitetônica de São Paulo desde o período colonial até a atualidade. Também é um objetivo do guia mostrar ao interessado pela cidade como as construções dos edifícios seguem a lógica da implantação das infraestruturas, especialmente as de circulação, na cidade.

Como?
Por meio de um mapeamento histórico no qual é possível visualizar qual era o território que a cidade ocupava em cada período, bem como a infraestrutura instalada até aquele momento com a presença dos novos edifícios na cidade. De tal forma, o usuário do guia poderá percorrer um trecho da cidade entendendo que aquele era a cidade inteira no final do século XIX e quais os edifícios que compunham sua paisagem nessa época.

Para quem se dirige?
Para todos que se interessam por arquitetura e São Paulo, especialmente estudantes, arquitetos, designers, artistas e pessoas que gostam de vagar pela cidade.

Serviço
Lançamento:
"SÃO PAULO: CIDADE E ARQUITETURA | UM GUIA"
MUBE - Museu Brasileiro da Escultura
Endereço: Avenida Europa, 218 - Jardim Europa
Dia: 05/06/2014
Horário: a partir das 19h
Valor do Guia: R$ 60,00
Locais de vendas através do www.guiadearquiteturasp.com.br


Fonte: MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing / Foto Divulgação


  Arquitetura & Estilo



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419









+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!


 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados